Menu

Zenit – Dínamo de Moscovo (Primeira Liga Russa)

O Zenit de S. Petersburg começa a defesa do título com a receção ao Dínamo de Moscovo. Aliás, a equipa de André Villas-Boas já começou a temporada com o pé direito, vencendo a Supertaça. O clube da capital rescindiu contrato com o treinador Stanislav Cherchesov quatro dias antes do arranque do campeonato mas já tem novo staff técnico.

O Zenit sagrou-se campeão da Primeira Liga Russa na época passada, de forma destacada, com vinte vitórias, sete empates e apenas três derrotas. Na Liga Europa o clube de S. Petersburg chegou até aos quartos de final. Foi uma temporada bem sucedida e agora o treinador português vai tentar continuar a capitalizar um grupo estável, trabalhado e que tem as suas ideias de jogo muito bem sistematizadas. 2015/16 não podia ter começado de melhor maneira para André Villas-Boas. O Zenit conquistou a Supertaça da Rússia no domingo passado, ao vencer o Lokomotiv de Moscovo na marcação de grandes penalidades, depois do jogo ter terminado empatado 1-1. O treinador português promoveu a estreia dos reforços Artur Yusupov, ex-Dínamo de Moscovo, e Artem Szyuba, vindo do Spartak e é muito provável que os dois se mantenham no alinhamento inicial. Até foi o Lokomotiv a marcar primeiro, aos vinte e oito minutos, através de um remate do senegalês Oumar Niasse. A segunda parte foi de domínio absoluto do Zenit mas ainda assim Hulk e companhia só conseguiram igualar a partida com menos de dez minutos para jogar.

Liga RussaVillas-Boas já andou a reclamar a mudança de regras na Liga Russa quanto ao número de estrangeiros, chegando a sugerir que isso lhe ia dificultar muito o trabalho. A regra anterior permitia a utilização de sete jogadores de outra nacionalidade nos planteis da Primeira Liga e agora o limite é de seis, sendo que esses seis podem estar simultaneamente em campo. É só menos um, André, não é caso para tanto.

Onze provável: Lodygin – Smolnikov, Luís Neto, Lambaerts, Criscito – Yusupov, Javi Garcia – Hulk, Witsel, Shatov – Dzyuba.

O Dínamo de Moscovo terminou a época anterior no quarto lugar, o que lhe dava acesso ao play-off da Liga Europa. Dava mas não dá: o clube russo foi banido por um ano das provas internacionais como castigo por se recusar a acatar as regras de fair-play financeiro da UEFA. Nada de novo. Vários clubes russos foram já multados por más-práticas mas o Dínamo recusou efetuar as necessárias mudanças para encaixar nos moldes permitidos. Convém lembrar que os azuis e brancos russos são um dos clubes mais ricos do país e que o seu maior acionista é o Estado Russo. Este ignorar das imposições de Platini, além de um jogo de poder, é o assumir de que a Liga Europa, única competição europeia em que as equipas russas têm hipóteses de sucesso, não tem peso suficiente para as pressionar. E que o campeonato, esse, é o grande objetivo. E, ficando fora da Europa, o Dínamo vai estar sob intensa pressão para dominar as provas domésticas.

Quatro dias antes do arranque oficial da Primeira Liga, Dínamo e Cherchesov decidiram, supostamente por mútuo acordo, ir cada um para seu lado. O substituto, anunciado quase de imedito, é Andrey Kobelev. Será a sua quarta passagem pelo Dínamo de Moscovo, tendo levado o clube ao terceiro lugar em 2008.

Onze provável: Gabulov – Sosmin, Djakov, Samba, Zhirkov – Zobnin, Yann M’Vila – Ionov, Valbuena, Dzsudzsák – Kokorin.

O Zenit venceu ambos os confrontos na época passada.

Dynamo Moskva 0-1 Zenit Russia 2014/15
Zenit 3-2 Dynamo Moskva Russia 2014/15
Zenit vs Dynamo Moskva Russia 2013/14
Dynamo Moskva 1-1 Zenit Russia 2013/14
Dynamo Moskva vs Zenit Russia 2012/13
Zenit 2-0 Dynamo Moskva Russia 2012/13
Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Zenit por 1 golo 3.40 Dhoze
zenit
Zenit
  • País: Rússia
  • Estádio: Petrovsky
  • Cidade: Saint-Peterburg
  • Fundação: 1925

Ver ficha completa

Dinamo Moscovo
Dinamo Moscovo
  • País: Rússia
  • Estádio:
  • Cidade: Moscovo
  • Fundação: 1923

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1899
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 800
  • Próg. errados 1075
comments powered by Disqus

Últimos jogos