Arsène Wenger fez as poupanças naturais a pensar na Liga Europa e perdeu em Old Trafford. Ferguson surpreendeu o velho rival com um presente, no acesso ao relvado, e até Mourinho foi afável com o treinador francês. O City ultrapassou já a centena de golos na Liga, esta temporada. No outro extremo da tabela, o Crystal Palace correu o Leicester com chapa cinco. O Southampton venceu o Bournemouth e está a um ponto de escapar à zona de despromoção.

Top-4 já não foge ao United

Sir Alex surpreendeu o velho rival com um presente especial, antes da partida.

Sir Alex surpreendeu o velho rival com um presente especial, antes da partida.

Era a última vez que Arsène Wenger ia a Old Trafford, pelo menos enquanto treinador do Arsenal. O Manchester United soube estar a altura do acontecimento e prestou homenagem a um velho rival. Até Alex Ferguson saiu das bancadas para presentear o antigo adversário, ainda antes do arranque da partida. Já se sabe que José Mourinho e o francês não morrem de amores um pelo outro mas o técnico português foi também bastante afável nos cumprimentos a Wenger.

O Arsenal foi ao reduto do United com um onze muito jovem, uma opção compreensível já que na quinta-feira tem um jogo de tudo ou nada no Wanda Metropolitano. Mesut Ozil, Alexandre Lacazette e Aaron Ramsey, ficaram de fora. O grego Kostas Mavropanos, dos sub-23, estreou-se pela equipa principal dos Gunners, ao lado de Callum Chambers. Mas os dois jovens centrais deram boa conta do recado. No meio-campo, Maitland-Niles mostrava maturidade.

No final, Mourinho reconheceu que um empate teria sido o desfecho mais justo. Mas o golo tardio de Marouane Fellaini deu os três pontos ao Man United (2-1). Na primeira parte, Paul Pogba adiantou a formação da casa no marcador, à passagem do primeiro quarto de hora. No arranque do segundo período, Henrikh Mkhitaryan igualou, marcando à antiga equipa.

O Manchester City ultrapassou no fim de semana os cem golos marcados na Premier League (está agora com cento e dois) ao vencer no terreno do West Ham (1-4), sendo a equipa que mais rapidamente alcançou esta soma espantosa.

Palace espeta cinco aos Foxes

A goleada do Palace foi o resultado mais surpreendente da jornada e deixa os pupilos de Hidgeson quase a salvo.

A goleada do Palace foi o resultado mais surpreendente da jornada e deixa os pupilos de Hidgeson quase a salvo.

Mas, porventura, o resultado mais espantoso da jornada até agora – falta o jogo entre Tottenham e Watford que só se joga hoje – foi a goleada do Crystal Palace ao Leicester City (5-0). Zaha abriu as hostilidades aos dezassete minutos, Christian Benteke fechou aos noventa, na marcação de uma grande penalidade. Adrien fez a segunda parte, quando a desvantagem era de dois golos, mas a equipa orientada por Claude Puel nunca foi capaz de reagir à intensidade que os Eagles puseram no encontro. O conjunto de Roy Hodgeson, agora a seis pontos da zona de descida, está muito perto de garantir a manutenção.

O Southampton também conseguiu um resultado importante, ao vencer em casa o AFC Bournemouth. Os Saints continuam abaixo da linha de água mas estão a apenas um ponto de poder escapar à zona de despromoção – é essa a separação para o Swansea de Carlos Carvalhal, que voltou a perder, desta feita na receção ao Chelsea (0-1).

A luta para decidir quem fica na Premier League e quem cai ao Championship vai ser renhida até ao último minuto da derradeira jornada.