Menu

Vitória Guimarães – FC Porto (Liga NOS)

Depois de uma semana em que a conversa andou mais ligada a quem sucede a Julen Lopetegui no Futebol Clube do Porto, com o técnico Sérgio Conceição, do Vitória de Guimarães, a ser um dos nomes mais falados para ocupar o lugar, o facto de as duas equipas se cruzarem na Liga NOS torna este jogo uma partida de ambiente estranho. À altura em que escrevo este prognóstico, ainda a transação não está confirmada, mas consoante aquilo que se passar no terreno de jogo, estando ou não Sérgio Conceição no banco, quando ele (e se…) for apresentado no Dragão, o que sobrará para dizer desta partida? Este artigo fica assim marcado por um tema que não tem (ou terá?) influência no que se passará no relvado.

Será bom lembrar que o Vitória de Guimarães começou esta temporada orientada por Armando Evangelista, sob o comando de quem acabou fora da Liga Europa e teve imensas dificuldades para aguentar com a herança da saída de Rui Vitória e vários talentos do seu plantel. Sérgio Conceição tem-se dedicado a recuperar a identidade de uma equipa que, sem grandes investimentos, joga, semana a semana, com o peso da sua história e da ambição dos seus adeptos. A equipa encontrou algum rumo, mesmo sem ter definitivamente passado de desilusão a conjunto de sucesso, podendo, no entanto, dizer, que está ainda na corrida por uma presença europeia na próxima época. A eventual saída de Sérgio Conceição poderá pesar nesse facto, muito dependendo daquilo que o seu eventual sucessor possa fazer (ou mesmo quem seja). E poderão dizer os mais cínicos que este jogo, fosse em que circunstâncias fosse, nunca seria jogo do campeonato do Vitória. Os números dizem que o Vitória vem de uma vitória difícil em Moreira de Cónegos e de um empate caseiro com o Arouca. Licá e Otávio falham o encontro por estarem emprestados pelo Porto, enquanto Alex e Joseph estão lesionados.

Onze Provável: Miguel Silva – Bruno Gaspar, Pedro Henrique, Josué, Dalbert – Bouba Saré, Cafú – Alexandre Silva, Tozé, Ricardo Valente – Henrique Dourado.

Liga NOSO FC Porto vem de duas vitórias consecutivas frente ao Boavista com Rui Barros no banco, em dois jogos com histórias bem diferentes. Em Guimarães, o pequeno astro da história azul e branca deverá fechar mais este ciclo como técnico interino dos Dragões, esperando fazê-lo com uma série 100% vitoriosa. A equipa apresentou-se muito solta no primeiro jogo no Bessa, quando goleou o seu rival por 5-0. Já no encontro da Taça de Portugal, com uma intensidade menor na partida e maior rigor defensivo do lado dos axadrezados, o Porto foi deixando que o jogo se arrastasse apenas com um tento de vantagem e acabou por se ver em situação de risco quando, aos 94 minutos, foi assinalada uma grande penalidade contra os azuis e brancos. Helton acabou por ser o herói, ao defender o remate de Douglas Abner, e o Porto avançou para as meias-finais da Taça de Portugal. Em Guimarães, espera-se que a equipa regresse ao formato apresentado no jogo da Liga NOS. Maicon e André André estão em dúvida, enquanto Evandro e Bueno são ausências certas devido a lesão.

Onze Provável: Casillas – Maxi Pereira, Marcano, Martins Indi, Layún – Herrera, Danilo, André André – Jesus Corona, Aboubakar, Brahimi.

Na temporada passada, o FC Porto não passou no Afonso Henriques, tendo empatado com o Vitória.

FC Porto 3-0 V. Guimarães Liga NOS 15/16
FC Porto 1-0 V. Guimarães Liga NOS 14/15
V. Guimarães 1-1 FC Porto Liga NOS 14/15
V. Guimarães 2-2 FC Porto Liga 2013/14
V. Guimarães 0-2 FC Porto Taça Portugal 13/14
FC Porto 1-0 V. Guimarães Liga 2013/14
FC Porto 3-0 V. Guimarães Supertaça 2013

O momento e a classificação dos Dragões levantam dúvidas sobre a mudança de treinador se impunha. A demora em encontrar uma alternativa também acentuam essas dúvidas. Rui Barros, no entanto, vai garantindo que a equipa não perde mais pontos para o Sporting e isso desejará manter na noite de domingo em Guimarães.

Prognóstico Odd Casa Erro
Handicap Asiático: FC Porto -1, -1.5 1.93 Betrally
guimaraes
Vitória de Guimarães
  • País: Portugal
  • Estádio: D. Afonso Henriques
  • Cidade: Guimarães
  • Fundação: 1922

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2887
  • Média Odds usadas 2.15
  • Próg. certos 1353
  • Próg. errados 1494
comments powered by Disqus

Últimos jogos