Menu

A Bet.pt oferece-te um bónus de25€ grátis para este jogo!

Vitória de Guimarães vs Benfica (Liga NOS)

O Estádio Dom Afonso Henriques volta a ser o palco para embate entre o Vitória de Guimarães e Benfica. No embate do dia 15 de Janeiro, a contar para a Taça de Portugal, as águias venceram pela margem mínima (0-1). Um golo de João Félix foi suficiente para os encarnados atingirem o seu objectivo. Agora os intérpretes são os mesmos, mas o jogo é a contar para a 18ª jornada da Liga NOS, e o desafio está em perceber se as equipas poderão abordar o jogo de forma diferente. Face ao ciclo apertado que o Benfica enfrenta, vencer é a palavra de ordem, e os adeptos encarnados ficarão satisfeitos e a sua equipa conseguir vencer novamente pela margem mínima. Há a consciência que esta fase é crítica, e mais que nunca importa somar os três pontos, independentemente de conseguir jogar melhor ou pior. Mas, para os homens da casa, qualquer resultado que não seja vencer, deixará a equipa ainda mais atrasada na luta por um lugar que dê acesso ás competições europeias. Um jogo que está a criar grande expectativa, para perceber se o Benfica poderá repetir o triunfo, e continuar vivo na luta pelo título.

O Vitória de Guimarães venceu o Moreirense na última jornada, colocando um ponto final aos dois desaires consecutivos. A equipa orientada por Luís Castro tinha perdido na Choupana e no Jamor, pelo mesmo resultado (1-0). Esses dois resultados quebraram uma excelente série da equipa vitoriana que tinha de 9 jogos consecutivos sem conhecer o sabor da derrota. Assim, o primeiro desafio está em perceber se este Vitória de Guimarães é aquele que vinha de uma boa série de resultados, ou aquele que temos visto nos últimos 4 jogos. A vitória sobre o Moreirense foi sofrida, e a exibição diante do Benfica foi muito pálida.

Com 28 pontos, no 5º lugar, e 7 de uma vaga que dê acesso às competições europeias, e atendendo que a luta é com Sporting de Braga, Benfica e Sporting, este Vitória de Guimarães não tem grande margem de manobra. Por essa razão, qualquer resultado que não seja a vitória poderá cavar um fosso difícil de encurtar, pelo menos sob ponto de vista anímico. A equipa de Luís Castro tem tido uma abordagem “demasiado calculista”, e isso percebe-se pelos resultados que alcançou. Nas últimas 5 jornadas, nenhum dos jogos do Vitória de Guimarães teve mais que 1 golo. Esse tem sido o padrão, e tendo em conta a dificuldade que a equipa tem tido no capítulo da finalização, não se espera muitas diferenças na abordagem a este desafio com o Benfica.

Onze provável: Douglas – Sacko, Pedro Henrique, Osorio e Soares – Wakaso, Matheus e Joseph – Tozé, Davidson e Guedes

Liga NOSO Benfica continua a sua retoma, depois de Bruno Lage ter assumido o comando técnico. São 3 jogos e três vitórias, e com grau de exigência crescente. Primeiro com o Rio Ave (4-2), depois com o Santa Clara (0-2), e agora (0-1) em Guimarães. A forma como o novo técnico tem apostado na solidez defensiva está a dar frutos. Com Fesja e Gabriel mais posicionais, mas a conferir capacidade de recuperação de bola e robustez física, e com Pizzi como um “falso ala”, este Benfica está mais equilibrado, apesar de jogar em 4-4-2.

Com 38 pontos, as águias continuam na perseguição ao líder FC Porto, com 5 pontos de atraso. Assim, e já tendo recebido o FC Porto, no Estádio da Luz, o Benfica não tem grande margem para errar, até porque o FC Porto, mesmo quando não consegue apresentar um bom desempenho, tem conseguido vencer. A estatística do Benfica é muito diversa, e com um novo técnico, com novos processos, e uma nova estratégia, nem na questão dos golos poderemos encontrar uma tendência definida. Este será um jogo para vencer, nem que seja por “meio a zero” como às vezes se usa na gíria, mas que remete todo o foco para atenção máxima, arriscar na medida certa, e até gerir o esforço a que a equipa está sujeita neste exigente ciclo que combina jogos da Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga NOS.

A grande baixa dos encarnados é Rúben Dias, mas também Fejsa poderá falhar o jogo, uma vez que está com problemas físicos e será dúvida até próximo da hora de jogo. Se recuperar será naturalmente titular.

Onze provável: Vlachodimos – André Almeida, Conti, Jardel e Grimaldo – Fejsa, Gabriel, Pizzi e Cervi – João Félix e Seferovic

Não há dois jogos iguais, e por isso não será este o caso. No entanto, há formas de abordar os jogos idênticas, e na minha leitura este jogo não fugirá muito ao padrão do jogo que tivemos para a Taça de Portugal. O Benfica precisa vencer, mas tem 90 minutos para o fazer, gerindo a sua condição física, e expondo-se o menos possível, ainda para mais sem Rúben Dias. Também o Vitória de Guimarães não deverá arriscar muito, tendo em conta os princípios bem enraizados que a equipa tem com Luís Castro. Espero novamente um jogo de luta, muito táctico e com poucos golos, e novamente decidido em detalhes. Assim, com o under 2.5 golos a cotar a 1.71 será a minha escolha para este jogo.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Menos de 2.5 golos 1.71 Bet.pt
guimaraes
Vitória de Guimarães
  • País: Portugal
  • Estádio: D. Afonso Henriques
  • Cidade: Guimarães
  • Fundação: 1922

Ver ficha completa

benfica
Benfica
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Luz
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

Duarte Pinto
  • Próg. realizados 144
  • Média Odds usadas 1.75
  • Próg. certos 76
  • Próg. errados 61
comments powered by Disqus

Últimos jogos