Menu

Vitória de Guimarães – Vilafranquense (Taça de Portugal)

Para chegar aos quartos de final da Taça de Portugal o Vitória de Guimarães só tem que derrotar o Vilafranquense esta quinta-feira, no Afonso Henriques. A tarefa parece fácil mas Pedro Martins diz que só será assim se a equipa assumir o jogo com seriedade, como aconteceu frente ao Santa Iria. A formação de Vila Franca de Xira viaja ao norte com esperanças de repetir o brilharete que fez contra o Paços.

Em teoria o Vitória de Guimarães tem um compromisso acessível nos oitavos de final da Taça de Portugal. Recebe no Estádio D. Afonso Henriques o Vilafranquense, do Campeonato de Portugal, e é claramente favorito. Mas Pedro Martins é muito cauteloso na abordagem à partida, querendo afastar qualquer tentação de facilitismo da cabeça dos seus jogadores. O treinador vimaranense diz que analisou com atenção os vídeos da equipa da terceira divisão nacional e encontrou uma formação bem organizada e muito jovem, que se vai querer evidenciar na montra privilegiada que é a Taça de Portugal. Martins lembra, para o efeito, o embate com o Santa Iria (1-2), na terceiro ronda da prova rainha nacional e na qual o clube do escalão inferior se esfalfou todo.

No fim de semana os Vimaranenses foram ao Bessa repetir o embate “quentinho” da ronda anterior da Taça, mas desta vez a contar para a Liga NOS. Ao fim de cinco minutos já havia um golo para cada lado. O uruguaio David Texera, que se estreou a titular com a camisola do Vitória de Guimarães devido à lesão muscular de Tiquinho Soares no aquecimento, estreou-se também a marcar ao terceiro minuto do encontro. Mas Philipe Sampaio igualou logo de seguida e foi preciso esperar até meio do segundo tempo para Paolo Hurtado repor a vantagem para os visitantes, margem que se manteve até ao apito final. Na eliminatória da taça, três semanas antes, o Vitória também levou a melhor por 1-2 mas só conseguiu selar a passagem no prolongamento. A partida ficou marcada pelo fartote de cartões amarelos: treze no total.

Para quinta-feira Pedro Martins continua a não poder contar com Rafael Miranda, lesionado. O técnico já disse que não haverá grandes poupanças, ainda que admita recorrer a um ou outro elemento menos utilizado, com Mbemba ou Zungu.

Onze Provável: João Miguel – Bruno Gaspar, Josué, Pedro Henrique, Rúben Ferreira – Mbemba, João Pedro – Mensah, Tozé, Hernâni – Texera.

taca-de-portugalNo domingo o Vilafranquense interrompeu uma série de três derrotas consecutivas – Torreense (0-1), Praiense (3-1) e Angrense (2-1) – no Campeonato de Portugal ao bater o Gafetense (1-0) no Campo do Cevadeiro. Valeu o golo isolado de Fogo, aos vinte e oito minutos. O conjunto treinador por Filipe Coelho está na sexta posição da terceira divisão portuguesa, com catorze pontos, que o Praiense, Torreense e Mafra lideram com largam margem sobre toda a concorrência.

O Vilafranquense já se desembaraçou de quatro adversários noutras tantas eliminatórias da Taça de Portugal, o último dos quais uma equipa da Liga NOS: Loures (2-1), Vilaverdense (1-0), Vit. Sernache (0-1) e Paços de Ferreira (1-0).

É a segunda vez que o clube de Vila Franca de Xira chega aos oitavos de final da Taça de Portugal. Em 2004 o Vilafranquense foi eliminado nesta etapa pelo FC Porto (4-0), sendo que o último golo, de grande penalidade, foi marcado por Sérgio Conceição, o atual treinador do Nantes. Se conseguir ultrapaçar o Vitória fará história.

Onze Provável: Tiago Martins – Rubén Freitas, Miguel Lourenço, Wagner Silva, Charles – Alfa – José Lúcio, Diogo Ezata, Figo – Bitó, Marocas.

Vilafranquense 1-3 V. Guimarães
Taça de Portugal 1984/85

Os dois clubes só se cruzaram uma vez, há trinta e dois anos, também numa eliminatória da Taça de Portugal. O Vitória venceu por três a um.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Menos de 3 golos 1.89 1xBet
guimaraes
Vitória de Guimarães
  • País: Portugal
  • Estádio: D. Afonso Henriques
  • Cidade: Guimarães
  • Fundação: 1922

Ver ficha completa

Vilafranquense logo
Vilafranquense
  • País: Portugal
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1906
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 803
  • Próg. errados 1077
comments powered by Disqus

Últimos jogos