Menu

A Betclic oferece-te um bónus de25€ grátis para este jogo!

Vitória de Guimarães – Sporting de Braga (Liga NOS)

Este é um dos clássicos do futebol português, apesar de não envolver nenhum dos tradicionais três grandes. Quem segue atentamente o futebol português sabe que Vitória de Guimarães e Sporting de Braga, mais do que realizarem o dérbi do Minho, lutam há largos anos por serem o maior clube português, logo a seguir aos três grandes. Não se fala em questão de títulos, uma vez que Belenenses e Boavista têm um título de campeão, mas sim da forte massa adepta que ambas as equipas têm, e pelo que têm feito, essencialmente nas últimas décadas.

Apenas estão decorridas 7 jornadas na Liga NOS, mas a diferença pontual entre estes dois emblemas já está cravada em 7 pontos. O Sporting de Braga partilha a liderança com o Benfica, somando 17 pontos, enquanto o Vitória de Guimarães é 7º classificado com 10 pontos. Duas equipas de projectos, com o Sporting de Braga numa fase de consolidação e com o Vitória de Guimarães ainda a dar os primeiros passos.

O Sporting de Braga continua a encurtar distâncias para os três grandes. Já há várias épocas atrás se intrometeu na luta pelo título, e nos últimos anos, rara é a época em que não se assume como um outsider. Na época passada deu mais um passo para se confirmar como uma equipa à parte, nesta Liga NOS, exceptuando os três grandes. O 4º lugar alcançado na época passada tem dois apontamentos que merecem destaque. O primeiro prende-se com a diferença pontual com terminou sobre o 5º classificado. Foram nada mais, nada menos, que 24 pontos. Mas, se isso é algo notável, o que dizer do desempenho do ataque bracarense que apenas ficou atrás de FC Porto e Benfica, marcando mais 11 golos que o do Sporting. São números que impressionam e que colocaram o Sporting de Braga num patamar acima da concorrência. O 4º lugar já começa a ser curto para tanta qualidade e consistência.

Nesta época, o Sporting de Braga ainda não perdeu qualquer jogo, na Liga NOS, cedendo pontos apenas em dois jogos: empate no terreno do Santa Clara (3-3) e em casa, na última jornada, com o Rio Ave (1-1). Os restantes 5 jogos conta-os por vitórias e já é o melhor ataque da prova, com 16 golos marcados, a par com o FC Porto. Abel Ferreira construiu este Sporting de Braga assente num 4-4-2, e raramente abdica a sua forma de jogar. Isso traz evidentes vantagens uma vez que qualquer jogador que entre no onze, sabe sempre que papel deve desempenhar. Isso é notório quer jogue Paulinho e Dyego Sousa no ataque, ou então quando o apoio ao avançado brasileiro é Wilson Eduardo, ou mesmo nas alas, quer jogue Ricardo Horta, Egaio, Fábio Martins ou mesmo Wilson Eduardo. A dinâmica e os automatismos são muito fortes, e isso contribui muito para um Sporting de Braga coeso e difícil de bater.

Onze Provável: Tiago Sá – Marcelo Goiano, Bruno Viana, Pablo Santos e Sequeira – Claudemir, João Novais, Esgaio e Ricardo Horta – Wilson Eduardo e Dyego Sousa.

Liga NOSO Vitória de Guimarães tem assistido ao crescimento do Sporting de Braga e afirmação do Sporting de Braga como o 4º grande. Isso foi tão notório na última temporada que os homens da cidade berço deitaram mãos à obra. Tal como o Sporting de Braga criou o seu projecto, o Vitória de Guimarães tenta rumar na mesma direção. A massa adepta do Vitória, e as condições que o clube oferece permitem voar mais alto. Nesse sentido o Vitória de Guimarães iniciou um projecto que se espera ser de médio e longo prazo. Assim, contratou um treinador com ideias muito próprias, com experiência em trabalhar e desenvolver jogadores, e cuja filosofia de jogo é algo para construir a longo prazo, falo de Luís Castro.

Depois de passagens por Rio Ave e Desportivo de Chaves, e com bom trabalho realizado, Luís Castro poderá ser o homem certo, no lugar certo, pelo menos assim esperam os adeptos e responsáveis do Vitória de Guimarães. No entanto, se há algo que caracteriza este Vitória de Guimarães é a sua massa adepta, verdadeiramente apaixonada pelo seu clube. No entanto, isso trás, por vezes, o reverso da medalha, sobretudo nos jogos em casa. O apoio está sempre lá, mas a exigência também, e isso tem passado para a equipa, que continua a ter melhores desempenhos fora de casa. Nesta temporada, o Vitória realizou 4 jogos em casa, somando 2 derrotas, 1 empates e apenas conquistando 1 vitória. A derrota com o Tondela, para a Taça da Liga (0-2) e depois com o Feirense, para o campeonato (0-1) foram difíceis de digerir, por parte dos adeptos. E mesmo no último jogo, com o Vitória de Setúbal (1-1), apesar da equipa parecer poder quebrar o “enguiço” acabou por permitir o empate,  já ao cair do pano. Assim, é um Vitória de Guimarães com projecto, muita qualidade, que vem de um resultado muito positivo, no Estádio dos Barreiros (1-3), mas que precisa de tempo para amadurecer e tornar-se consistente.

Onze Provável: Douglas – Sacko, Osório, Pedro Henrique e Rafa Soares – Wakaso, André André, e Tozé – Boyd, Davidson e Alexandre Guedes

O Sporting de Braga tem mostrado a sua superioridade no Estádio Dom Afonso Henriques. Nas últimas 5 partidas venceu 4 e perdeu 1, com os seguintes resultados: (0-5); (0-1); (0-1); (1-0) e (1-2).

Prognóstico Odd Casa Sucesso
SC Braga vence ou empata e mais de 1.5 golos. 1.55 Betclic
guimaraes
Vitória de Guimarães
  • País: Portugal
  • Estádio: D. Afonso Henriques
  • Cidade: Guimarães
  • Fundação: 1922

Ver ficha completa

braga logo
SC Braga
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio Municipal de Braga
  • Cidade: Braga
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

Duarte Pinto
  • Próg. realizados 18
  • Média Odds usadas 1.76
  • Próg. certos 11
  • Próg. errados 4
comments powered by Disqus

Últimos jogos

O jogo a dinheiro real só é permitido a pessoas com mais de 18 anos de idade. Seja responsável e jogue com moderação. Neste site promovemos o jogo como uma actividade de entretenimento. É extremamente importante que jogue de uma forma responsável. Saiba mais na página jogo responsável.