Menu

Villarreal – Athletic Bilbao (Taça do Rei)

O Villarreal e o Athletic Bilbao medem forças no El Madrigal, num embate a valer para a 2ª mão dos oitavos de final da Taça do Rei. O conjunto da casa chega aqui motivado com uma vitória na recepção ao Sporting Gijón, para a Liga BBVA, ambicionado vingar-se da derrota sofrida em San Mamés na 1ª mão desta prova, por 3-2. Já o Athletic Bilbao chega aqui com uma derrota durante o fim-de-semana às mãos do Sevilla por 2-0, a valer para o campeonato espanhol, ambicionando a conquista de outro resultado positivo nesta competição para chegar à próxima etapa da prova.

Villarreal entrou na corrida pela Taça do Rei na 4ª Ronda, onde eliminou o Huesca para garantir acesso a estes oitavos de final, onde acabou por perder na 1ª mão por 3-2. O Submarino Amarelo nunca somou nenhum título desta competição e nunca conseguiu chegar até à final, no entanto, foi na temporada transacta que conseguiu chegar onde nunca antes tinha chegado, às meias finais da prova, onde acabou derrotado pelo Barcelona. Tirando a presença nas meias finais da época passada, registam-se apenas 4 presenças nos quartos de final e várias nos oitavos de final. Quanto ao seu desempenho no campeonato espanhol, esta turma orientada por Marcelino Toral ocupa o 4º lugar com 39 pontos, fruto de 12 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, com parciais de 26 golos marcados e 16 golos sofridos. O Submarino Amarelo encontra-se sem pressão na 4ª posição da tabela de classificação geral, mantendo uma superioridade pontual de 8 pontos sobre o 5º classificado Celta de Vigo, e com apenas 1 ponto de inferioridade do Real Madrid, e 2 do Barcelona. Após o desaire às mãos do Athletic Bilbao ter posto fim à serie de 7 jogos consecutivos sem provarem o sabor da derrota, os homens de Marcelino Toral responderam da melhor maneira ao vencer o Sporting Gijón, voltando a ganhar confiança para imporem o seu estilo de jogo neste encontro e obterem vingança da 1ª mão da Taça do Rei.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Villarreal apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-2 em terreno da Real Sociedad. Seguiu-se uma vitória por 1-0 na recepção ao Valencia, uma vitória por 1-2 em terreno do Deportivo, uma derrota por 3-2 em terreno do Athletic Bilbao, em jogo a contar para a Taça do Rei, e na última jornada, uma vitória por 2-0 na recepção ao Sporting Gijón. Daniele Bonera e Adrián estão de fora, ambos lesionados.

Onze Provável: Areola – Mario, Musacchio, Ruiz e Costa – Suárez, Trigueros, Bruno e Santos – Soldado e Bakambu.

taça do reiAthletic Bilbao, por sua vez, é a 2ª equipa espanhola com mais títulos nesta competição, tendo já levantado a Taça do Rei por 23 vezes em que a última foi na temporada de 1983/84, época em que também somou o 8º título de vencedor do campeonato espanhol. De realçar que os Leões de San Mamés estiveram novamente perto da glória a temporada transacta, onde chegaram à final, acabando eliminados pelo Barcelona. Nos últimos 10 anos, este emblema alcançou 3 finais. Quanto ao seu desempenho na Liga BBVA, os homens orientados por Ernesto Valverde caíram, na última jornada, duas posições na tabela de classificação geral ao sofrerem um desaire em terreno do Sevilla, ocupando agora o 8º lugar com 28 pontos, fruto de 8 vitórias, 4 empates e 7 derrotas, com parciais de 27 golos marcados e 22 golos sofridos. A derrota às mãos do Sevilla causou então a perda do 6º lugar de acesso a competições europeias, o seu objectivo para esta temporada, ficando agora a 2 pontos de o poder voltar a recuperar.

Os Leões de San Mamés encontram-se ainda ingressados na Liga Europa, onde começaram por disputar a 3ª Pré-Eliminatória, tendo então vencido conjuntos como o Inter Baku e MSK Zilina, carimbando assim acesso ao Grupo L, onde faziam ainda parte os emblemas do Augsburg, Partizan e AZ Alkmaar. Foi esta turma espanhola que se qualificou aos dezasseis-avos de final como líderes de Grupo, tendo agora o Marselha como seu oponente, a enfrentar no dia 18 de Fevereiro. Os homens orientados por Ernesto Valverde ambicionam então ultrapassar a derrota sofrida no campeonato espanhol conquistando uma vitória importante em terreno hostil, no entanto, devem ter especial atenção aos erros cometidos no fim-de-semana, em que foram apanhados várias vezes em contra-ataque e desperdiçaram várias ocasiões de golo, destacando-se apenas a criação de jogadas de perigo através dos flancos.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Athletic Bilbao apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-0 na recepção ao Levante. Seguiu-se uma vitória por 0-1 em terreno do Celta de Vigo, um empate por 2-2 na recepção ao Las Palmas, uma vitória por 3-2 na recepção ao Villarreal, a contar para a Taça do Rei, e na última jornada, uma derrota por 2-0 em terreno do Sevilla. Ibai Gómez é a única baixa confirmada para este jogo, por lesão, ficando ainda em dúvida a presença de Bóveda.

Onze Provável: Iraizoz – Marcos, Etxeita, Laporte e Balenziaga – Beñat e José – Williams, García e Susaeta – Aduriz.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, Athletic Bilbao venceu 3 jogos, enquanto que o Villarreal venceu apenas 2. Os restantes 3 encontros terminaram em empate.

Athletic 3-2 Villarreal
Copa Rey 15/16
Villarreal 3-1 Athletic
Liga BBVA 15/16
Athletic 4-0 Villarreal
Liga BBVA 14/15
Villarreal 2-0 Athletic
Liga BBVA 14/15
Villarreal 1-1 Athletic
Liga BBVA 13/14
Athletic 2-0 Villarreal
Liga BBVA 13/14
Villarreal 2-2 Athletic
Liga BBVA 11/12
Athletic 1-1 Villarreal
Liga BBVA 11/12

Atendendo às características de ambas equipas, este deverá ser um jogo bastante renhido, onde ambos emblemas ambicionam a qualificação aos quartos de final, pelo que é de esperar um embate aberto com várias ocasiões de golo para os dois lados. O Athletic Bilbao, não só pelo histórico de confrontos directos, mas também pela sua história na competição, é favorito a seguir em frente, tendo ainda alguma vantagem graças à 1ª mão.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Athletic Bilbao para se qualificar 1.57 Betrally
villarreal
Villarreal
  • País: Espanha
  • Estádio: El Madrigal
  • Cidade: Villarreal
  • Fundação: 1923

Ver ficha completa

athleticbilbao
Athletic Bilbao
  • País: Espanha
  • Estádio: San Mamés
  • Cidade: Bilbao
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1985
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1029
  • Próg. errados 850
comments powered by Disqus

Últimos jogos