Menu

Viktoria Plzen – AS Roma (Liga Europa)

A primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa 2016/17 passa pela República Checa. Na Doosan Arena, em Plzen, o emblema local recebe a AS Roma. Em confronto estarão duas formações que caíram no “play-off” de acesso à Liga dos Campeões.

Ao conquistar o título checo na última temporada, o Viktoriza Plzen assegurou o direito a participar na terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. A aventura do conjunto checo na fase preliminar da principal prova de clubes europeus começou bem, ao eliminar o Karabakh (0-0; 1-1), mas não houve capacidade suficiente para ultrapassar o Ludogorets Razgrad (2-0; 2-2) na etapa seguinte. O comportamento dos adeptos no encontro da segunda mão frente aos búlgaros, em Plzen, resultou numa sanção da época que será cumprida neste desafio com a AS Roma. Na sequência dos insultos racistas dirigidos a atletas do Ludogoretz, a UEFA decidiu encerrar alguns setores da Doosan Arena para este primeiro encontro dos checos na Liga Europa.

Na última temporada, o Viktoria Plzen não foi além da fase de grupos da Liga Europa. Terminou na terceira posição do grupo E com quatro pontos, graças a uma vitória frente ao Dínamo Minsk e um empate com o Villarreal na última ronda do grupo. Nesta etapa inicial da temporada, o campeão checo tem sentido algumas dificuldades e já perdeu pontos frente ao Bohemians 1905 (1-1) e ao Zlín (0-2), consequência da gestão realizada em função da participação na fase preliminar da Liga dos Campeões. Após o encontro da segunda mão frente ao Ludogorets, o Viktoriza Plzen realizou mais dois encontros para o campeonato checo frente a adversários fortes na realidade daquele país e venceu ambas as ocasiões – Slavia de Praga (3-1) e Slovan Liberec (1-2). No 4x4x2 clássico em que Roman Pivarnik costuma escalonar a sua equipa, constam alguns internacionais que estiveram na última edição do campeonato da Europa como Kozacik, Michal Duris (Eslováquia) e Hubnik (República Checa).

Onze provável:  Kozacik; Hubník, Limberský, Hejda, Matějů; Hromada, Hořava; Kopic, Ďuriš, Petržela; Bakoš

Liga EuropaA AS Roma falhou o primeiro grande objetivo da temporada ao ser eliminada no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões pelo FC Porto. A direção do clube realizou um investimento avultado para a época 2016/17 – garantiu a título definitivo os direitos de alguns jogadores que já estavam no plantel por empréstimo – e a ausência da “prova milionária” acarretará as suas consequências para os cofres do clube. Tanto desportivamente como financeiramente, a Liga Europa não é um contexto tão atrativo para a AS Roma, que nesta primeira etapa não olha para a participação na prova europeia como uma prioridade. A gestão do esforço será feita a pensar no campeonato italiano, prova em que conquistou sete pontos nas três primeiras jornadas ao vencer a Udinese (4-0), a Sampdoria (3-2) em casa, cedendo um empate na deslocação a Cagliari (2-2). No último fim-de-semana, os romanos conquistaram os três pontos já para lá dos 90, graças a um golo apontado na sequência de uma grande penalidade por intermédio do capitão Francesco Totti.

Onze provável: Alisson; Bruno Peres, Manolas, Vermaelen, Juan Jesus; Florenzi, Paredes, Strootman; Perotti, Iturbe, Dzeko

Num grupo partilhado com Viktoriza Plen, Áustria de Viena e Astra Giurgiu, a Roma é amplamente favorita à passagem e quer demonstrá-lo desde o primeiro momento. Adivinham-se algumas alterações em relação ao onze que Luciano Spalletti tem apresentado, situação que não mexe com o favoritismo da formação visitante à vitória.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória da AS Roma 2.00 Betrally
viktoria-plzen
Viktoria Plzen
  • País: República Checa
  • Estádio: Doosan Arena
  • Cidade: Plzeň
  • Fundação: 1911

Ver ficha completa

asroma
AS Roma
  • País: Itália
  • Estádio: Olímpico de Roma
  • Cidade: Roma
  • Fundação: 1927

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1459
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 752
  • Próg. errados 625
comments powered by Disqus

Últimos jogos