Menu

Victor Estrella Burgos – João Sousa (US Open)

João Sousa entram em prova no Open dos Estados Unidos esta terça-feira, frente a Victor Estrella Burgos. Será o terceiro duelo entre ambos e o português venceu o último, em maio deste ano. Depois da passagem histórica pelo Jogos Olímpicos do Rio, Sousa caiu nas primeiras rondas de Cincinnati e Winston Salém. Os dois tenistas cederam à primeira na edição passada do Grand Slam Americano.

Victor Estrella Burgos também esteve presente no Brasil, em representação da República Dominicana mas não foi além da primeira partida. Fabio Fognini entregou o primeiro parcial mas depois reagiu acabou por virar o resultado (2-6, 7-6, 6-0). Depois disso teve apenas participação no Torneio de Winston Salém, onde foi eliminado por Lukas Rosol (6-4, 1-6, 6-1), também à primeira oportunidade.

O ponto alto da temporada para o dominicano, número oitenta e quatro do ranking ATP, foi a conquista do título em Quito, logo no início de fevereiro, às custas do brasileiro Thomaz Bellucci (4-6, 7-6, 6-2), que bateu na final. Disputou um segundo jogo de título, também em terra batida, na segunda semana de julho, em Cali, mas este referente ao circuito de Challengers.

No que respeita à prestação nas edições passada dos US Open, Estrella Burgos e João Sousa têm um registo muito semelhante. Ambos têm como melhor resultado a terceira ronda. Para o dominicano aconteceu em 2014 (afastado por Milos Raonic) e para o português há três anos (derrotado pelo número um mundial, Novak Djokovic). Na época passada ambos ficaram pela primeira ronda: Estrella deu de frente com Jack Sock e Sousa perdeu com o acessível Ricardas Berankas.

João us openSousa manteve a posição trinta e seis do ranking apesar das duas últimas participações em torneios ATP terem terminado de forma precoce, na ronda inaugural. Foi assim no Masters de Cincinnati, onde não resistiu a Bernard Tomic (6-4, 6-3) e em Winston Salém, onde detinha o estatuto de décimo cabeça de série, frente a Yen Hsun Lu (6-2, 6-4). Esta última foi uma das partidas menos conseguidas que vimos o vimaranense fazer em muito tempo.

Pelo menos desde Madrid que João Sousa está a fazer uma temporada impressionante. Na capital espanhola chegou aos quartos de final do Masters 1000 (Nadal 6-0, 4-6, 6-3), em Nice só foi travado na meia-final por Alexander Zverev (6-4, 4-6, 6-2), em Roland Garros chegou ao segundo encontro do quadro principal (Gulbis 6-2, 7-5, 6-3) e em Wimbledon resistiu até à terceira ronda do Major Britânico (Vesely 6-2, 6-2, 7-5)

No Rio de Janeiro, João Sousa venceu na primeira ronda o holandês Robin Haase (6-1, 7-5), adversário que nunca tinha vencido antes, e só não foi o primeiro tenistas português a conseguir uma vitória nas olimpíadas porque Gastão Elias jogou na véspera e o fez primeiro. Na segunda ronda viria a bater-se muito arduamente com Juan Martin del Potro (6-3, 1-6, 6-3), que tinha eliminado Djokovic na partida prévia e acabaria por ganhar a medalha de prata.

João Sousa tenta assim fechar a ronda pelo Grand Slam com pelo menos um triunfo em cada evento. Chegou às terceiras rondas do Open da Austrália e Wimbledon e à segunda eliminatória do Major Francês. Só fica a faltar uma vitória em Flushing Meadows.

2016 ATP de Nice Sousa 2   3 6 6 R16
Estrella 1 6 4 4
2010 Challenger de León Estrella 2   6 6 1R
Sousa 0 3 2

Esta será a terceira vez que Estrella e Sousa se defrontam e servirá para quebrar o equilíbrio. O dominicano ganhou o primeiro embate, já em 2010, numa prova do circuito de Challengers. O vimaranense levou a melhor em maio deste ano, nos oitavos de final do ATP de Nice.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Menos de 20 jogos ganhos por João Sousa 1.86 Betrally
victor_estrella_burgos
Victor Estrella Burgos
  • País: República Dominicana
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

João Sousa
João Sousa
  • País: Portugal
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1750
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 733
  • Próg. errados 992
comments powered by Disqus

Últimos jogos