Menu

VfL Bochum – Borussia Dortmund (Amigável)

O Borussia Dortmund regressa à Europa depois de uma curta digressão asiática. A pré-temporada está a entrar na reta final e antes de defrontar a Juventus fazem mais um jogo treino com os vizinhos do VfL Bochum, da segunda divisão alemã. Oportunidade para avaliar as mudanças na era Tucher.

Como é normal nesta alturas as equipas primodivisionárias optam por realizar jogos de preparação com clubes de escalões inferiores, que lhes proporcionam um contexto competitivo mas um nível de exigência reduzido. O VfL Bochum andou um pouco a arrastar-se na 2. Bundesliga no ano passado, tendo terminado na décima primeira posição. Mas o objetivo desta vez será um trajeto menos atabalhoado. Para já, as indicações da pré-época têm sido positivas. O Bochum não perdeu um único dos cinco jogos amigáveis de preparação (4V/ 1E), incluindo um jogo com o PAOK.

Onze Provável: Riemann – Celozzi, Bastians, Fabian, Perthel – Losilla, Hoogland – Haberer, Terrazzino, Gregoritsch – Terodde.

Os últimos anos do Borussia Dortmund foram incontornavelmente marcados pela figura marcante e carismática do seu antigo técnico. Aquando da sua saída, no final da época passada, pode-se ter pensado que o seu sucessor, fosse ele quem fosse, precisasse de algum tempo para encaixar na estrutura e começar a dar o seu cunho pessoal à equipa. Mas tudo indica que a transição se estará a processar de forma quase impercetível. Ou seja, Thomas Tuchel e a direção do Dortmund parecem estar em perfeita sintonia e foi dado ao novo treinador latitude para tomar decisões que julgasse necessárias. A mais recente, mas talvez não a última, foi acordar o empréstimo do avançado italiano de vinte e cinco anos, Ciro Immobile, com o Sevilha, por uma temporada. Já antes tinham sido vendidos outros jovens jogadores, pouco certos de ter espaço neste novo desenho do plantel. Foi o caso dos dois guarda-redes Zlatan Alomerovic e Mitchell Langerak, que seguiram para o Kaiserslautern e Stuttgart, respetivamente. Não lhes caiu muito bem a contratação do guardião suíço, Roman Buerki, claramente uma preferência do técnico para complementar a titularidade de Weidenfeller.

amigável de clubesO médio do Bayer Leverkusen, Gonzalo Castro, foi o grande investimento deste defeso, pelo menos segundo o critério estritamente monetário (onze milhões de euros). Outra tendência que começa a ficar clara na era Tuchel é a preferência por médios polivalentes em detrimento dos avançados mais tradicionais. Há quem o cole ao sistema Guardiola, embora esta seja, cada vez mais, uma característica que faz sentido no futebol tático moderno. Na minha opinião, o maior desafio de Tuchel neste defeso, e que ele superou com muita naturalidade, foi conseguir motivar e manter o compromisso de algumas figuras maiores que transitaram da frustrante temporada passada: Gundogan, Mkhitaryan, Hummels, Reus têm demonstrado nestes jogos amigáveis toda a disponibilidade para a construção que é necessária. Seria muito complicado se também eles, que têm, sem dúvida, mercado, começassem a forçar a saída.

O Borussia Dortmund arranca com os jogos oficiais no segundo fim de semana de Agosto, com a primeira eliminatória da DFB Pokal, no terreno do Chemnitzer FC, da 3. Bundesliga.

Onze provável: Weidenfeller – Piszczek, Hummels, Stankovic, Schmelzer – Bender – Kampi, Gundogan, Mkhitaryan, Sauerland – Aubameyang.

A última vez que as duas equipas se defrontaram foi em março de 2010, altura em que o Bochum andava pela primeira divisão da Bundesliga.

VfL Bochum 1-4 Borussia Dortmund 1. Bundesliga 09/10
Borussia Dortmund 2-0 VfL Bochum 1. Bundesliga 09/10
VfL Bochum 0-2 Borussia Dortmund 1. Bundesliga 08/09
Borussia Dortmund 1-1 VfL Bochum 1. Bundesliga 08/09
VfL Bochum 3-3 Borussia Dortmund 1. Bundesliga 07/08
Borussia Dortmund 2-1 VfL Bochum 1. Bundesliga 07/08
VfL Bochum 2-0 Borussia Dortmund 1. Bundesliga 06/07
Prognóstico Odd Casa Erro
HT/FT: Dortmund / Dortmund 2.10 Dhoze
VfL Bochum
VfL Bochum
  • País: Alemanha
  • Estádio: Ruhr Stadium
  • Cidade: Bochum
  • Fundação: 1848

Ver ficha completa

dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1825
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 764
  • Próg. errados 1034
comments powered by Disqus

Últimos jogos