Menu

Vasco da Gama – Chapecoense (Brasileirão Série A)

A oito jornadas do término do Brasileirão 2015, o Vasco da Gama encontra-se numa situação débil. O “gigante da colina” está no penúltimo lugar da prova com apenas 27 pontos conquistados em 30 encontros. Sem perder há três jogos, vencer neste jogo seria um importante estímulo para a formação do Rio de Janeiro. A Chapecoense, cujo objetivo também passa pela manutenção, está três pontos acima da linha d’água. Entra neste encontro com a motivação nos píncaros, após ter goleada o Palmeiras – na luta pelo acesso à Libertadores – por 5-1. Na primeira volta, o resultado do confronto entre estes dois emblemas foi favorável à Chapecoense (1-0).

Em termos de resultados, é justo reconhecer que o Vasco da Gama atravessa uma fase positiva. Ainda que sem reflexo imediato a nível de classificação, o “Vascão” averbou apenas uma derrota nos últimos oito jogos disputados – frente ao São Paulo, fora de portas, por 3-0. Nos restantes encontros, dividiu pontos por três vezes e venceu os outros quatro diante de Ponte Preta, Atlético Paranaense, Sport e Flamengo. O registo não é brilhante, mas se a prestação do Vasco se tivesse enquadrado nestes trâmites ao longo da prova, uma coisa é certa: Não estaria nesta situação. Mudança no comando técnico, conflitos internos e salários em atraso são condimentos que também contribuem para a débil situação do ponto de vista desportivo que o Vasco vive. Custe o que custar, urge evitar que o cenário de rebaixamento verificado em 2013 se repita. O tempo escasseia e corre contra o Vasco. A equipa prefere pensar “joga a jogo”, referiu Luan, enaltecendo as vitórias recentemente conquistadas pela equipa.

O Vasco da Gama venceu os dois últimos jogos disputados em casa relativos ao Brasileirão. Bateu o pé a Atlético Paranaense (2-0) e Sport (2-1). Falamos de dois adversários capazes, que se encontram a meio da tabela classificativa por esta altura. A jogar perante a respetiva massa adepta, o Vasco tem que fazer valer esse mesmo factor numa luta que se afigura extremamente dura até final. A receção à Chapecoense terá lugar no Maracanã.

Destaque para os números negativos exibidos pelo Vasco. É a equipa com menor número de golos marcados – 19. e maior em termos de golos sofridos – 48. Tudo isto, claro está, em 29 jogos já disputados. Considerando também o encontro com o São Paulo relativo aos quartos-de-final da Copa do Brasil, o Vasco conseguiu fazer golos nos últimos quatros encontros que disputou em casa.

Onze Provável: Jordi – Bruno Ferreira, Rodrigo, Luan, Christiano – Lucas, Diguinho, Néné – dos Santos, Jorge Henrique, Leandrão

Brasileirão Série AA modesta Chapecoense está a fazer um campeonato na linha daquilo a que se propôs no início da temporada. O objetivo passa por permanecer entre a elite do futebol brasileiro e o emblema de Chapecó está no bom caminho para cumprir com a meta traçada.

Na última jornada, a Chapecoense pôs fim a uma série de dez jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória. Na receção ao Palmeiras, o “Furacão do Oeste” deu um verdadeiro grito de revolta e aplicou uma goleada impiedosa. Os homens de Guto Ferreira rubricaram uma prestação que dá esperança aos adeptos.

A jogar fora, a Chapecoense costuma passar por dificuldades significativas. A última vez que este conjunto conseguiu vencer fora de portas foi há precisamente 12 jornadas atrás, em Belo Horizonte, frente ao Cruzeiro. Daí para cá, seis empates e outras tantas derrotas. A Chapecó vale, essencialmente, por aquilo que demonstra do ponto de vista defensivo. Tendo em conta que falamos de uma equipa com este tipo de aspirações, 33 golos sofridos em 29 jogos não é um mau registo.

Onze Provável: Danilo – Apodi, Rafael Lima, Neto, Dener – Silva, Elicarlos, Santana – Tiago Luís, Camilo, Túlio de Melo

O tempo corre contra o Vasco da Gama. O Brasileirão entra na reta final e o Vasco da Gama precisa urgentemente de pontuar para ascender na pauta classificativa. Tendo em conta que atravessa um bom momento e jogará em casa, o Vasco entra na condição de favorito à vitória final.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Vasco da Gama 2.00 Betrally
vasco
Vasco da Gama
  • País: Brasil
  • Estádio: São Januário
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

chapecoense
Chapecoense
  • País: Brasil
  • Estádio: Arena Condá
  • Cidade: Chapecó
  • Fundação: 1973

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1495
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 774
  • Próg. errados 645
comments powered by Disqus

Últimos jogos