Menu
LaLiga 14ª Jornada

Valencia – FC Barcelona (Liga BBVA)

O Valencia e o FC Barcelona medem forças no Mestalla, em Valencia, num embate a contar para a 14ª jornada da Liga BBVA. Na última jornada, o conjunto da casa caiu uma posição na tabela de classificação geral, afastando-se um pouco mais dos lugares de acesso a competições europeias, o que levou o técnico português, Nuno Espírito Santo, a despedir-se. Já o Barcelona tem mostrado um registo fantástico e uma forma soberba, liderando o campeonato espanhol com punhos de ferro, e castigando qualquer adversário na fase de grupos da Liga dos Campeões.

O Valencia ocupa então o 9º lugar com 19 pontos, fruto 5 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, com parciais de 17 golos marcados e 10 golos sofridos. No último encontro, em terreno do Sevilla, Los Ché voltaram a mostrar-se incapazes de somarem os 3 pontos em jogo, o que resultou na queda de uma posição na tabela de classificação geral, e consequentemente, afastando-se um pouco mais dos lugares de acesso a competições europeias. Um facto é que o Valencia tem mostrado já desde o início da temporada um desempenho bastante irregular, dando provas de falta de consistência, e o facto de voltarem a falhar em vencer na última jornada resultou na saída do técnico Português Nuno Espírito Santo, que se demitiu, devendo o seu lugar vir a ser preenchido por Gary Neville após este encontro. Los Ché disputaram ainda, a meio desta semana, o primeiro encontro desta temporada para a Taça do Rei, onde venceram, em terreno hostil, o Barakaldo, num jogo a contar para a 1ª mão da 4ª Ronda.

Esta turma, agora temporariamente orientada por Voro, ingressou na Liga dos Campeões, onde ocupa o 3º lugar no Grupo H, sendo este liderado pelo Zenit, que venceu todos os encontros até aqui, deixando o Gent em 2º lugar com 7 pontos, e o Lyon como último classificado, com apenas 1 ponto. Com apenas 1 encontro por disputar neste agrupamento, o conjunto espanhol recebe o Lyon, enquanto que o líder Zenit viaja até à Bélgica, e contando com a vitória dos russos, Los Ché têm aqui uma oportunidade de roubar o 2º lugar e passar até às eliminatórias da prova, sendo que em último caso, irá ser transitado para a Liga Europa. Quanto a este embate que se segue, este conjunto da casa tem por habito executar as suas investidas pelos corredores laterais, muitas vezes através de transições rápidas, passando grande parte do jogo por Dani Parejo, o mágico da equipa que define e conduz as investidas do seu conjunto.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Valencia apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-5 em terreno do Celta de Vigo. Seguiu-se um empate por 1-1 na recepção ao Las Palmas, uma derrota por 2-0 em terreno do Zenit, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma derrota por 1-0 em terreno do Sevilla, e na última jornada, uma vitória por 1-3 em terreno do Barakaldo, em jogo a contar para a Taça do Rei. Para este jogo, Diego Alves, Rodrigo, Álvaro Negredo, Shkodran Mustafi e Antonio Barragán estão de fora, todos lesionados. João Cancelo e Javi Fuego também estão de fora, a cumprir castigo, enquanto que André Gomes e Pablo Piatti permanecem em dúvida.

Onze Provável: Jaume – Vezo, Santos, Abdennour e Gayá – Gomes, Pérez e Parejo – Feghouli, Alcácer e Bakkali.

Liga BBVABarcelona, por sua vez, ocupa o 1º lugar com 33 pontos, fruto de 11 vitórias e 2 derrotas, com parciais de 33 golos marcados e 12 golos sofridos. Os Culés chegam a este encontro numa forma fantástica, em que para além de contarem com uma serie de 6 vitórias consecutivas, em todas as competições, marcaram 23 golos nos últimos 5 jogos, mostrando enorme ferocidade no sector ofensivo, castigando qualquer oponente que atravesse o seu caminho. Sob os comandos de Luis Enrique, esta turma espanhola ingressou ainda na Liga dos Campeões, onde lidera o Grupo E sem que ninguém lhe consiga fazer frente, tendo já o passe para os oitavos de final da competição mais que carimbado. Neste agrupamento fazem ainda parte a AS Roma e o Bayer Leverkusen, 2º e 3º classificados, ambos com 5 pontos, e ainda o BATE Borisov, último lugar com apenas 4 pontos.

Os Blaugranas garantiram também acesso aos oitavos de final da Taça do Rei a meio desta semana, ao castigarem o Villanovense por 6-1 na 2ª mão da competição, uma vez que a 1ª mão terminou num empate por 0-0. Para este jogo, e apesar de algumas ausências, os Culés contam com alternativas de grande qualidade, podendo mesmo fazer também eles a diferença. Um facto claro como água, é a facilidade com que criam jogadas de perigo e o seu enorme poder de finalização, contando com o tridente ofensivo constituído por Neymar, melhor marcador da Liga BBVA com 14 golos, Suárez, 2º melhor marcador da Liga BBVA com 12 golos, e ainda Messi, actual detentor do título de melhor jogador do Mundo. De realçar ainda que, o brasileiro Neymar é também o jogador com mais assistências do campeonato, com 6, e foi nomeado ao pódio dos 3 melhores jogadores do Mundo, a par com Messi e Cristiano Ronaldo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Barcelona apresenta um histórico de 5 vitórias. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-0 na recepção ao Villarreal. Seguiu-se uma vitória por 0-4 em terreno do Real Madrid, uma vitória por 6-1 na recepção à AS Roma, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma vitória por 4-0 na recepção à Real Sociedad, e na última jornada, uma vitória por 6-1 na recepção ao Villanovense, em jogo a contar para a Taça do Rei. Para este jogo, Rafinha e Douglas são baixas confirmadas, ambos lesionados. Já Sergi Roberto, Jeremy Mathieu e Marc-André der Stegen permanecem em dúvida.

Onze Provável: Bravo – Alves, Mascherano, Piqué e Alba – Iniesta, Busquets e Rakitic – Messi, Suárez e Neymar.

Nos últimos 8 confrontos directos, o Barcelona venceu 6 embates, tendo o Valencia vencido o restante.

Barcelona 2-0 Valencia
Liga BBVA 14/15
Valencia 0-1 Barcelona
Liga BBVA 14/15
Barcelona 2-3 Valencia
Liga BBVA 13/14
Valencia 2-3 Barcelona
Liga BBVA 13/14
Valencia 1-1 Barcelona
Liga BBVA 12/13
Barcelona 1-0 Valencia
Liga BBVA 12/13
Barcelona 5-1 Valencia
Liga BBVA 11/12
Barcelona 2-0 Valencia
Copa Rey 11/12

Apesar do factor casa, o Valencia tem estado bastante instável nos últimos jogos, e uma recepção ao um Barcelona numa forma inacreditável não vem a calhar nada bem para os anfitriões. O Barcelona tem armas mais que suficientes para conquistar os 3 pontos, encontrando-se numa forma incrível e com um poder ofensivo exorbitante, sendo de esperar que os defesas do Valencia enfrentem uma prova de fogo com o tridente ofensivo do Barcelona.

Prognóstico Odd Casa Retorno
Odds Asiáticas: Barcelona -1 1.74 Betrally
valencia
Valência
  • País: Espanha
  • Estádio: Mestalla
  • Cidade: Valência
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

barcelona
Barcelona
  • País: Espanha
  • Estádio: Camp Nou
  • Cidade: Barcelona
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 2057
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1060
  • Próg. errados 889
comments powered by Disqus

Últimos jogos