Menu
LaLiga 26ª Jornada

Valência – Athletic Bilbao (Liga BBVA)

O Mestalla recebe a visita de Ernesto Valverde e seus homens, num jogo carregado de significado. É um ensaio geral para os oitavos da Liga Europa que ainda por cima vale pontos no campeonato. O Valência andou perdido no deserto mas parece ter encontrado a sua bússola. Vai na quarta vitória consecutiva, onde se incluem duas goleadas em jornada europeia. O Athletic Bilbao passa à etapa seguinte com uma pontinha de sorte. Herrerín e os postes conspiraram para afastar o Olympique de Marselha.

Ainda custa a acreditar. Custa a nós e custa a toda a estrutura do Valência. A equipa que andou completamente à deriva com Nuno Espírito Santo continuou completamente perdida com Gary Neville. Esbracejava mais mas o resultado era o mesmo. Apesar de tanto o treinador inglês como os jogadores repetirem que confiavam no trabalho que estava a ser feito o ceticismo era cada vez mais forte. Rodrigo reconhece agora que chegaram a perder por completo a confiança. Estas coisas são muito difíceis para uma equipa. Mas, como o ex-Man United dizia, os resultados acabariam por surgir. O clique acabou por acontecer com a primeira vitória em casa no campeonato, na receção ao Espanyol (2-1) e desde aí o clube Ché não quer outra coisa. Venceu as duas mãos dos dezasseis avos de final da Liga Europa – em casa aplicou uma meia-dúzia de golos ao Rapid (6-0) e no segundo jogo, em Viena, reforçou com um 4-0 – e carimbou o passaporte par os oitavos de final da prova. Pelo meio não fraquejou e foi ao terreno do Granada impor-se (1-2).

Gary Neville credita esta pequena revolução à incorporação de Paco Ayestarán. Agora ele passa as indicações técnicas no treino e o adjunto executa de imediato. Simplificar esta comunicação parece ter feito milagres embora a explicação – de que algo se perdia na tradução – seja talvez demasiado simplistaÉ espetacular e este renascimento pode estar a acontecer na altura certa para que o Valência ainda possa correr atrás dos objetivos da temporada. Nesta altura ocupa a décima primeira posição, com trinta e um pontos, igual ao Málaga, mas já tem sete de diferença para a zona de despromoção. Mais animador ainda é que consegue por os olhos nos lugares europeus. Estão ainda longe? Sim, mas a distância vai-se encurtando semana a semana e só essa cenoura pode fazer milagres pela disposição do grupo.

Ao dia de hoje já é sabido que Athletic Bilbao e Valência irão lutar entre si por um lugar nos quartos de final da Liga Europa. Os jornais do país vizinho chamam-lhe um duelo fratricida. Com quatro clubes espanhóis no pote começava a ser difícil evitar estes cruzamentos. Negredo admite que não era o adversário que preferiam, nesta altura em que a equipa começa a ganhar confiança e andamento. Mas o treinador tem a visão contrária. Neville prefere jogar contra uma equipa espanhola, que conhece e teve oportunidade de estudar bem. Assim as hipóteses ficam muito equilibradas mas sabes perfeitamente com o que te vais defrontar.

O plantel Ché tem só três jogadores em dúvida: Santi Mina, Abdennour e Bakkali.

Onze Provável: Alves – Cancelo, Mustafi, Aderlan Santos, Gayá – André Gomes, Enzo Pérez, Parejo – Santi Mina, Alcácer, Cheryshev.

Liga BBVAAo contrário do seu colega de profissão, Ernesto Valverde não queria um adversário espanhol para a competição internacional. No seu entender a Liga Europa é precisamente boa pelas experiências novas que proporciona. Podia não querer mas é o que há. O Athletic Bilbao vai enfrentar o Valência por uma vaga nos quartos de final. Assim sendo, esta visita ao Mestalla, a contar para a Liga BBVA serve para mais do que tentar somar pontos. É uma espécie de ensaio geral para a próxima eliminatória europeia, que abre já no dia 10 de março, no San Mamés.

Na quinta-feira os Leões frustraram as tentativas do Marselha para dar a volta resultado da primeira mão. O Bilbao tinha vencido em França, com um golo solitário de Aduriz, e a equipa orientada por Michel veio ao San Mamés determinada a reverter a desvantagem. O Athletic esteve a perder desde o minuto quarenta e teve que sofrer bastante para garantir a qualificação. Valverde reconhece que os seus homens estiveram algo nervosos mas disse também que nunca esperou que fosse fácil. Sabia que o adversário ia dar tudo. No fim, os postes e Iago Herrerín conspiraram para evitar três ocasiões de golo iminente que complicariam muito a vida aos da casa.

O Athletic está na oitava posição da tabela, com trinta e cinco pontos. Raúl Garcia cumpre castigo. Ibai Gómez e Williams estão lesionados.

Onze Provável: Iraizoz – De Marcos, Etxeita, Laporte, Balenziaga – Beñat, San José – Muniain, Eraso, Merino – Aduriz.

Athletic 3-1 Valencia Liga BBVA 15/16
Athletic 1-1 Valencia Liga BBVA 14/15
Valencia 0-0 Athletic Liga BBVA 14/15
Valencia 1-1 Athletic Liga BBVA 13/14
Athletic 1-1 Valencia Liga BBVA 13/14

O Athletic venceu o jogo da primeira volta mas os quatro duelos anteriores tinham terminado empatados.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Aduriz para marcar 2.50 Betrally
valencia
Valência
  • País: Espanha
  • Estádio: Mestalla
  • Cidade: Valência
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

athleticbilbao
Athletic Bilbao
  • País: Espanha
  • Estádio: San Mamés
  • Cidade: Bilbao
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1788
  • Média Odds usadas 2.22
  • Próg. certos 749
  • Próg. errados 1010
comments powered by Disqus

Últimos jogos