Menu

Uzbequistão – Panamá (Mundial de Futsal 2016)

Uzbequistão e Panamá medem forças na primeira jornada da fase de grupos do Mundial 2016. O encontro entre as duas seleções inaugura o grupo A do torneio, partilhado com as congéneres de Portugal e Colômbia.

A seleção do Uzbequistão realiza a primeira participação na fase final de um campeonato do mundo de futsal, mas os resultados recentes indicam-nos que estamos perante uma das nações mais fortes no atual contexto do futsal asiático. Num grupo em que Portugal e Colômbia são amplamente favoritos a garantir o apuramento nos dois primeiros lugares, o Uzbequistão aspira a garantir uma das vagas destinadas aos melhores terceiros. Para cumprir com esse objetivo, entrar com o pé direito e derrotar a congénere do Panamá é fundamental. A formação uzbeque é orientada pelo espanhol Jose Maria Mendez – mais conhecido por “Pulpis” no mundo do futsal -, técnico que conhece bem o futsal asiático e tem um passado associado à modalidade na Tailândia, uma vez que orientou a seleção no Mundial 2008 e também desempenhou funções no Chonburi Blue Waves. O guarda-redes Rustan Umarov (32 anos) e o pivot Dilshod Rakhmativ (26 anos) são os principais rostos desta seleção.

Em fevereiro deste ano, o Uzbequistão foi anfitrião da Taça Asiática, prova a partir da qual garantiu uma vaga no campeonato do mundo. A seleção uzbeque venceu os três encontros que disputou relativos à fase de grupos, superiorizando-se frente à Arábia Saudita (5-2), ao Quirguistão (2-1) e ao Líbano (2-0). Nos quartos-de-final, o Uzbequistão venceu o Iraque por três bolas a zero, carimbou o passaporte para o campeonato do mundo bem como o direito a disputar o acesso à final com a Tailândia. Frente à nação que acolheu a última edição do campeonato do Mundo, os uzbeques triunfaram nas grandes penalidades. Já na final do torneio, o Uzbequistão não teve capacidade para conquistar um título que seria inédito e perdeu frente ao Irão, país que conta com nove títulos asiáticos no seu palmarés. No ciclo de preparação para este campeonato do mundo, a seleção do Uzbequistão defrontou Portugal e perdeu por cinco bolas a uma.

5 provável: Rustan Umarov, Shukhrat Tojiboev, Feruz Fakhriddinov, Mashrad Adilov, Dilshod Ralhmatov

mundial-de-futsal-2016A seleção do Panamá cumpre a segunda participação na fase final de um campeonato do mundo, depois de se ter estreado na Tailândia, em 2012. Nessa ocasião, “Los Canaleros” superaram as expectativas ao alcançarem os oitavos-de-final com três pontos conquistados, graças a um inesperado triunfo frente à seleção marroquina (8-3) na fase de grupos. Na fase a eliminar, o Panamá caiu com estrondo aos pés do Brasil (16-0), nação que viria a levantar o troféu. Claudio Goodrige e Fernando Mena destacaram-se na Tailândia e voltam a marcar presença entre o lote de convocados.

O experiente Agustin Campuzano Lopez é o grande responsável pelo crescimento da seleção panamiana. Depois de ter conduzido a equipa até ao campeonato do mundo da Tailândia, repetiu a façanha ao levar a equipa até à final do torneio da CONCACAF. Os vice-campeões venceram Guatemala (4-1), Honduras (10-3), México (4-3) e Cuba (6-5) a caminho da final, mas não tiveram capacidade suficiente para levar a melhor no duelo decisivo, perdendo diante da Costa Rica (4-0).

5 provável: Daniel Atencio, Jorge Perez, Fernando Mena, Claudio Goodridge, Ariel Castillo

Encontro de grande importância para Uzbequistão e Panamá, seleções cujas aspirações a seguir para os oitavos-de-final deverão passar pela tentativa de ser um dos melhores terceiros. Embora estejamos a falar de uma seleção em estreia, o conjunto uzbeque goza de algum favoritismo à conquista dos três pontos nesta partida.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Uzbequistão 1.60 Betrally
usbequista%cc%83o
Usbequistão
  • País: Usbequistão
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Panamá
Panamá
  • País: Panamá
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1464
  • Média Odds usadas 1.8
  • Próg. certos 758
  • Próg. errados 630
comments powered by Disqus

Últimos jogos