Menu

Uruguai – Jamaica (Copa América)

As duas equipas já descartadas do Grupo C enfrentam-se em Santa Clara. Nunca, em quarenta e quatro anos de Copa América, o Uruguai tinha perdido os dois primeiros jogos. A seleção com mais títulos na competição sai precocemente e na mó de baixo, a precisar rapidamente de uma renovação. A Jamaica não tem as mesmas responsabilidades mas também gostaria de se despedir com uma nota positiva.

O Uruguai é a seleção com mais títulos na Copa América: quinze, contra catorze da Argentina e oito do Brasil. Nesta edição Centenário, os Charruas estabeleceram para si mesmos nova marca: a pior de sempre. Nunca, em quarenta e quatro anos da competição o Uruguai tinha perdido os dois primeiros jogos. E a coisa ainda pode piorar, dependendo do que sejam capazes neste encontro que fecha a fase de grupos.

O palmarés pesa mas ninguém pode dizer que esta prestação dececionante não foi anunciada. Os Charruas precisam de dizer definitivamente adeus às remanescências de 2011 e fazer uma renovação da seleção nacional, bastante envelhecida, para continuarem a ser uma potência do futebol no continente sul-americano.

Na partida de estreia o Uruguai perdeu com o México (3-1). Gerou alguma preocupação, sim, mas não era alarmante. Afinal, a Tricolor chegou com pretensões de chegar pelo menos à final e o jogo foi menos desequilibrado que o marcador sugere. Era uma questão de compensar no encontro seguinte, frente à seleção Vinotinto. A Venezuela nunca tinha batido os uruguaios na Copa América, havia razões para confiar. Mas o histórico não ganha jogos, é preciso fazê-lo em campo. Os Venezuelanos entraram muito confiantes, sabiam que o adversário tinha que tomar a iniciativa e podiam dar-se ao luxo de esperar. Aos trinta e seis Salomón Rondón fez o único golo do encontro. A reação do Uruguai tardava a acontecer e só muito lentamente foram tomando conta do jogo. Entrar no último terço é que continuava muito difícil. Já tinha acontecido frente ao México. À medida que o tempo ia passando, no banco, Luis Suárez ia desesperando. O homem do Barcelona bem gritava com o selecionador, queria ir lá para dentro. Afinal, não podia. Estava na ficha de jogo como lesionado. Podia-se equipar, estar no banco e até aquecer na lateral, mas não ir a jogo.

A ida mais cedo para casa é inevitável. Mas o Uruguai vai procurar ganhar o último jogo, para não sair só com derrotas.

Onze Provável: Muslera – Maxi Pereira, Gímenez, Godín, Álvaro Pereira – Carlos Sánchez, Arévalo Rios, Álvaro González, Gastón Ramírez – Stuani, Cavani.

Copa-america-2016A Jamaica também já tem as malas feitas. Duas derrotas (0-1 com a Venezuela e 2-0 com o México), zero pontos a isso obrigam. Mas a equipa de Winfried Schafer gostaria de sair com uma imagem mais positiva e vai tentar explorar a pressão que pesa sobre os Charruas. Tentar marcar, diria eu, pode ser um objetivo mínimo a concretizar na despedida da Copa América Centenário para estes Reggae Boyz.

Dito isto, não foi fácil ao México (2-0) ganhar o confronto com os jamaicanos. O jogo foi bastante equilibrado mas os mexicanos vinham com a confiança em alta e um resultado que os beneficiava. À semelhança da Venezuela também a Tricolor entrou em campo com a serenidade de quem pode controlar o jogo e esperar as suas oportunidades. Chicharito Hernández marcou logo aos dezoito e só reforçou a estratégia.

Onze Provável: Blake – Mariappa, Morgan, Taylor, Watson – McCleary, Williamson, Hector, McAnuff – Barnes, Donaldson.

Uruguai
1-0
JamaicaJamaica
Copa América 2015
Jamaica
2-0
UruguaiUruguai
Amigáveis 2004
Jamaica
0-2
UruguaiUruguai
Amigáveis 2000

A última vez que se defrontaram foi na Copa América do ano passado, na fase de grupos. O Uruguai venceu com um golo de “Cebola” Rodríguez.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas Equipas Marcam 1.76 Betrally
uruguai
Uruguai
  • País: Uruguai
  • Estádio:
  • Cidade: Montevidéu
  • Fundação: 1900

Ver ficha completa

Jamaica
Jamaica
  • País: Jamaica
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1972
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 825
  • Próg. errados 1121
comments powered by Disqus

Últimos jogos