Menu

União da Madeira – FC Porto (Liga NOS)

A União da Madeira e o FC Porto medem forças no Estádio da Madeira, Funchal, num jogo a contar para a 9ª jornada da Liga NOS. O conjunto da casa ocupa por esta altura o 16º lugar na pauta classificativa, estando bastante perto de cair na zona de relegação, no entanto, conta com dois jogos a menos que os restantes conjuntos, tendo ambos sido adiados devido ao nevoeiro que caía no Estádio da Madeira. Já o FC Porto tem aqui oportunidade de colmatar o único jogo a menos que tem e se aproximar do líder da tabela de classificação geral, Sporting, que tem agora 5 pontos de superioridade.

A União da Madeira ocupa então o 16º lugar com os mesmos 7 pontos que a Académica, 17ª classificada, fruto de 1 vitória, 4 empates e 4 derrotas, com parciais de 5 golos marcados e 8 golos sofridos. Os homens orientados por Luís Norton de Matos contam com 2 jogos a menos que os restantes emblemas na Liga NOS, isto, deve-se ao facto de a queda de um nevoeiro cerrado impedir a realização dos jogos contra o Benfica e o FC Porto, ambos no seu território. A União da Bola venceu apenas 2 jogos esta temporada, sendo o primeiro na 2ª jornada da Liga, frente ao Marítimo, e o restante para a Taça de Portugal, frente ao Sertanense. Na luta pela Taça de Portugal, o conjunto da Madeira, após ter vencido a 3ª Eliminatória, acabou por ter sido eliminado pelo Desportivo das Aves na 4ª Eliminatória, através marcação de grandes penalidades, e também fora da Taça da Liga, eliminado pelo Paços de Ferreira, este conjunto pode agora concentrar-se a 100% na Liga NOS. Para este jogo, e com o pior sector ofensivo do campeonato, a par com a Académica, e tendo em conta a eficácia do ataque do FC Porto, o técnico Luís Norton de Matos deverá optar por utilizar um estilo de jogo mais defensivo, apostando mais nos contra-ataques através de rápidas transições rápidas.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, a União da Madeira apresenta um histórico de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-5 em terreno do Sertanense, num jogo a contar para a Taça de Portugal. Seguiu-se uma derrota por 1-0 em terreno do Belenenses, uma derrota por 0-1 na recepção ao SC Braga, um empate por 3-3 em terreno do Desportivo das Aves,em jogo a contar para a Taça de Portugal, e na última jornada, um empate por 2-2 em terreno do Vitória de Setúbal.

Onze Provável: Moreira – Paulinho, Monteiro, Diego Galo e Joãozinho – Shehu e William Soares – Amilton, Martins e Danilo Dias – Cádiz.

Liga NOSFC Porto, por sua vez, ocupa o 2º lugar com 24 pontos, fruto de 7 vitórias e 3 empates, com parciais de 19 golos marcados e 4 golos sofridos. Com oportunidade de finalmente colmatar o jogo na Madeira, que tinha sido adiado devido ao mau tempo, os Dragões vêm aqui uma oportunidade de somarem os 3 pontos e aproximarem-se do Sporting, que leva já 5 pontos de vantagem. A única vez que provaram o sabor da derrota foi num embate a contar para a Liga dos Campeões, onde receberam o Dinamo Kiev. Nesta Liga Milionária, os homens orientados por Julen Lopetegui lideram o Grupo G com 10 pontos, a par com o Chelsea, deixando os ucranianos em 3º lugar com 8 pontos, e os árabes do Maccabi Tel Aviv em último lugar sem nenhum ponto somado. Os Dragões encontram-se então em maus lençóis, onde, tendo em conta que o Dinamo Kiev vence, são obrigados a triunfar em terreno do Chelsea, visto que um empate deixaria os 3 conjuntos com 11 pontos. Quanto a este jogo, é de esperar que o técnico Julen Lopetegui utilize o seu XI mais forte, de forma a evitar uma prestação paupérrima como a da última jornada, em que enfrentou o Tondela, e acabou por ser alvo de críticas em relação ao seu desempenho. Apesar de ser de prever que joguem no mesmo sistema táctico, é de esperar que Rúben Neves e Maicon estejam de volta ao XI inicial.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o FC Porto apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-3 em terreno do Maccabi Tel Aviv, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Seguiu-se uma vitória por 2-0 na recepção ao Vitória de Setúbal, uma vitória por 0-2 em terreno do Angrense, em jogo a contar para a Taça de Portugal, uma derrota por 0-2 na recepção ao Dinamo Kiev, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, e na última jornada, uma vitória por 0-1 em terreno do Tondela. Imbula e Alberto Bueno estão de fora dos convocados, por opção do técnico espanhol.

Onze Provável: Casillas – Maxi Pereira, Martins Indi, Maicon e Layún – Herrera e Rúben Neves – André André, Osvaldo, Brahimi – Aboubakar.

Nos últimos 8 confrontos directos, destaca-se o FC Porto que venceu 6 embates, tendo os 2 restantes terminado em empate.

FC Porto 3-1 U. Madeira
Taça da Liga 2014/15
U. Madeira 0-0 FC Porto
Liga Portuguesa 1994/95
FC Porto 3-0 U. Madeira
Liga Portuguesa 1994/95
U. Madeira 0-2 FC Porto
Liga Portuguesa 1993/94
FC Porto 4-1 U. Madeira
Liga Portuguesa 1993/94
U. Madeira 2-2 FC Porto
I Divisão 1991/92
FC Porto 3-0 U. Madeira
I Divisão 1991/92
FC Porto 5-0 U. Madeira
I Divisão 1990/91

Tendo em conta que as deslocações à Madeira são complicadas, é de esperar que o FC Porto consiga dominar grande parte do jogo, no entanto, devido à táctica mais defensiva que a União da Madeira deverá adoptar, os Dragões não deverão usufruir de grandes oportunidades de golo, o que fará deste um embate com poucos golos.

Prognóstico Odd Casa Erro
Menos de 2.5 Golos 2.05 Betrally
uniaomadeira
União da Madeira
  • País: Portugal
  • Estádio:
  • Cidade: Funchal
  • Fundação: 1913

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1917
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 998
  • Próg. errados 823
comments powered by Disqus

Últimos jogos