Menu
  • 05 setembro
  • 17:00
  • Dhoze

Ucrânia – Bielorrússia (Euro 2016)

Em jogo de qualificação para a fase final do Europeu 2016, o Grupo C apresenta um duelo entre nações do leste. A Ucrânia, que se encontra na terceira posição com reais aspirações em seguir para a fase de grupos, recebe a Bielorrússia. Pretende repetir a vitória obtida na primeira volta por forma a seguir firme na corrida rumo à fase de grupos.

À entrada para esta sétima jornada de qualificação para o Europeu 2016, a Ucrânia encontra-se no terceiro lugar do Grupo C com 12 pontos em seis encontros. Ainda que com menos um jogo disputado em relação a boa parte dos outros grupos, a verdade é que os ucranianos se perfilam por esta altura como um dos melhores terceiros e, portanto, candidatos à qualificação. Eslováquia (18 pontos) e Espanha (15 pontos) são as duas outras seleções inseridas neste grupo que se encontram na luta pelo apuramento.

Quanto aos jogos disputados pela seleção ucraniana nesta fase de qualificação, registaram-se quatro vitórias e duas derrotas. Perdeu precisamente diante das duas nações que se encontram à sua frente na pauta classificativa, em ambas as ocasiões por 1-0. Venceu, no entanto, Bielorrússia (0-2), Macedónia (1-0) e Luxemburgo (0-3 e 3-0). Destaque para o facto de os homens de Mykhaylo Fomenko não terem concedido qualquer golo nas quatro ocasiões em que conquistaram os três pontos.

A tensão que marca o quotidiano de boa parte do país aproximou os ucranianos da sua seleção. O povo encontra no futebol uma forma de escapar à dura realidade que se vive naquele país de leste. O apoio à seleção bem como às equipas nacionais inseridas nas competições europeias tem sido uma constante. Os jogadores, – a grande maioria joga no País Natal – também se demonstram sensibilizados pela causa, procurando erguer as cores do país no panorama futebolístico. Note-se que a Ucrânia – juntamente com a Polónia – recebeu a última edição do europeu, em 2012.

Onze Provável: Pyatov – Morozyuk, Khacheridi, Rakistky, Shevchuk – Stepanenko, Sydorchuk, Rotan – Konoplyanka, Yarmolenko, Kravets.

Euro 2016A Bielorrússia, por seu turno, tem um percurso bem mais modesto comparativamente à Ucrânia. Só venceu por uma vez nesta ronda de qualificação, na Macedónia, por 1-2. Pontuou também na estreia, aquando da deslocação ao Luxemburgo, ao empatar a um. Sofreu golos em todos os seis jogos e é o segundo pior ataque do Grupo C, com apenas quatro golos marcados.

Os comandados de Khatskevich viajam à Ucrânia nesta sétima jornada e, curiosamente, os dois resultados positivos que se registaram neste percurso foram conseguidos precisamente fora de portas. O empate com o Luxemburgo e a vitória diante da Macedónia foram resultados conseguidos longe de Minsk. Em termos oficiais, a Bielorrússia vem de uma derrota pela margem mínima (0-1) frente a Espanha.

Aleksandr Hleb, hoje com 34 anos, é o elemento mais mediático deste conjunto. Para o adepto português, há outro nome que decerto não soará estranho: Renan Bressan, jogador do Rio Ave naturalizado bielorrusso.

Onze Provável: Gorbunov – Shitov, Martynovich, Filipenko, Bordachev – Kislyak, Maevski, Hleb – Nekhajchik, Volodoko, Rodionov.

A Ucrânia surge como grande favorita à conquista dos três pontos. Em três jogos em casa, só sofreu apenas um golo. Desta feita, também se empenhará em tentar manter a sua baliza inviolável.

Bielorrússia 0-2 Ucrânia Qualificação Euro 2016
Ucrânia 0-0 Bielorrússia Qualificação Mundial 2006
Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória da Ucrânia sem sofrer golos 2.00 Dhoze
Ucrânia
Ucrânia
  • País: Ucrânia
  • Estádio:
  • Cidade: Kiev
  • Fundação: 1991

Ver ficha completa

bielorrussia
Bielorrússia
  • País: Bielorrússia
  • Estádio:
  • Cidade: Minsk
  • Fundação: 1992

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1576
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 817
  • Próg. errados 680
comments powered by Disqus

Últimos jogos