Menu

Turquia – Suécia (Amigável de Seleções)

Compromisso entre duas seleções que vão marcar presença no Europeu deste ano. Em Istambul, Turquia e Suécia defrontam-se em mais uma jornada de preparação para a competição que vai decorrer em França. A formação otomana quer dar continuidade ao ciclo invicto que atravessa, isto frente a uma equipa sueca orfã de Zlatan Ibrahimovic.

Ao garantir a qualificação para o Europeu na condição de melhor terceira classificada, a Turquia não precisou de disputar o “play-off” de acesso à prova. A seleção orientada pelo experiente Fatih Terim não averbou qualquer derrota nos dez encontros que disputou em 2015. Nas seis partidas oficiais que disputou, todas de apuramento para o Euro 2016, venceu quatro e empatou duas. O percurso turco a caminho de França pautou por uma subida de rendimento progressiva, que culminou com a conquista do apuramento com contornos dramáticos. O mau início de campanha foi debelada e a equipa conseguiu assegurar uma vaga, muito por culpa do desempenho nos jogos em casa, reduto em que venceu a congénere holandesa por três bolas a zero e deu um paso de gigante nas contas da qualificação. Reunida pela última vez em Novembro, a equipa turca disputou dois compromissos amigáveis frente às seleções do Qatar (1-2) e Grécia (0-0).

Onze Provável: Babacan, Gonul, Topal, Calik, Koybasui, Ozyakup, Ozan Tufan, Çalhanoglu, Sahan, Turan, Cenk Tosun

amigável internacionalPara assegurar um lugar na fase final do Europeu 2016, a Suécia disputou o “play-off” de qualificação diante da Dinamarca. No “clássico” escandinavo, a formação que veste de amarelo levou a melhor – 2-1; 2-2.

Zlatan Ibrahimovic, figura de prova desta seleção, não atuará neste compromisso diante da Suécia. Aos 34 anos, o astro sueco quer chegar em boa forma ao europeu do próximo ano e, como tal, Erik Hamren abdicou dos seus serviços neste encontro para que não acumule mais desgaste numa fase da temporada essencial para o PSG. Inserida no mesmo grupo que Bélgica, Itália e República da Irlanda, a tarefa da formação nórdica não se afigura fácil.

Em 2015, a Suécia consentiu duas derrotas em jogos oficiais frente a Rússia (1-0) e Áustria (1-4), seleções que se qualificaram de forma direta a partir do grupo G de qualificação para a fase final da prova. Nos restantes encontros da fase de grupos disputados no último ano, frente a adversários teoricamente mais fracos, a Suécia impôs-se ao derrotar Moldávia (0-2; 2-0), Montenegro (3-1) e Liechtenstein (0-2). Os dois jogos amigáveis que disputou no início de 2016 frente a Estónia (1-1) e Finlândia (0-3) serviram, essencialmente, para avaliar jogadores que ainda atuam no campeonato local.

Onze Provável: Isaksson, Lustig, Granqvist, Johansson, Bengtsson, Kallstron, Lweicki, Larsson, Forsberg, Berg, Guidetti

Não é fácil tecer prognósticos relativamente a um encontro amigável entre seleções, sobretudo quando se tratam de duas equipas que estão num pedestal idêntico em termos competitivos. O contexto amigável desvirtua um pouco o jogo. De qualquer modo, atendendo à produção recente das duas equipas, a seleção turca parece ser favorita a vencer a partida. É uma seleção forte sempre que joga em casa, que atravessa uma boa fase e é soberanamente orientada por Fatih Terim. Se contar com os melhores elementos, tem todas as condições para levar de vencida esta partida. A Suécia, por sua vez, tem condições para discutir o jogo em Istambul. Não obstante, a ausência de Zlatan Ibrahimovic representa uma baixa de peso.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória da Turquia 1.95 Betrally
Turquia
Turquia
  • País: Turquia
  • Estádio:
  • Cidade: Ancara
  • Fundação: 1923

Ver ficha completa

Suécia
Suécia
  • País: Suécia
  • Estádio:
  • Cidade: Solna
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1501
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 776
  • Próg. errados 645
comments powered by Disqus

Últimos jogos