Menu

Turquia – Rússia (Amigável de Seleções)

A Turquia recebe a seleção russa em Antalya, esta quarta-feira, para dar início à campanha de qualificação para o Mundial de 2018. Como anfitriã, a Rússia tem só partidas amigáveis pela frente mas não poderá facilitar neles. Depois do que se viu no Euro as duas equipas têm muito que evoluir para estar à altura das expetativas internas.

Contra todas as expetativas, Fatih Terim manteve-se no cargo de selecionador após a campanha modesta no Europeu de França. Ainda assim, o velho “imperador” perdeu a sua aura e já há muitos na Turquia que o consideram ultrapassado. Para sermos justos ele não mudou o que era e lhe granjeou, em determinados momentos, a reputação que tem. A mestria tática nunca foi o seu forte, vamos dizer assim. Fez a sua carreira na base dessa figura de autoridade que inspira receio e respeito aos jogadores que trata como filhos. Talvez a personagem “pai tirano” já não renda os mesmos dividendos quando os jogadores turcos começam a estar espalhados pelos campeonatos mais competitivos da Europa e se habituaram a ser orientados com outro nível de profissionalismo.

A Turquia abandonou o Euro 2016 ainda na fase de grupos, depois de ficar no terceiro lugar do grupo que apurou Croácia e Espanha. A seleção turca somou apenas três pontos – um triunfo frente à República Checa (0-2) no último compromisso – e perdeu os jogos anteriores com croatas (0-1) e espanhóis (3-0).

No dia 5 de setembro os turcos terão o primeiro jogo do Grupo I de qualificação para o Mundial da Rússia, que inclui ainda Finlândia, Islândia, Croácia, Ucrânia e Kosovo. Na segunda-feira a Turquia volta a enfrentar os croatas, que encontraram recentemente em França, sem sucesso.

Onze Provável: Babacan – Ozbayrakli, Topal, Çalik, Koybasi – Tufan, Sahin – Mor, Çalhanoglu, Sem – Tosun.

amigável internacionalA Rússia também saiu de fininho do Euro 2016, como última classificada do grupo que apurou o País de Gales e Inglaterra. A equipa então treinada por Leonid Slutsky somou apenas um ponto do encontro inaugural com os ingleses. Depois seguiram-se duas derrotas, com eslovacos /1-2) e galeses (0-3).

Desde então a seleção anfitriã do próximo mundial mudou de liderança técnica. Foi escolhido Stanislav Cherchesov para tomar conta da enorme responsabilidade. É que como as coisas estão a Rússia pode passar um vexame na sua própria casa, basta que repita a prestação no Europeu e saia sem uma vitória. Os próximos dois anos serão de jogos amigáveis mas o novo selecionador tem que arranjar forma de passar a importância de uma preparação exigente. Havia alguma curiosidade para ver a primeira convocatória para perceber que ideias norteiam o novo homem do leme. A seleção russa de Slutsky tinha muitos jogadores com mais de trinta anos, sobretudo na defesa, e foi evidente que ficavam demasiados expostos frente a adversários com adversários móveis e rápidos. Cherchesov optou por deixar de fora Smolnikov, um dos Berezutski e Ignashevish, por exemplo, e chamou quatro defesas com apenas três internacionalizações e outros três que têm apenas uma par de chamadas. Registe-se que neste projeto “Mundial 2018” os russos não estão a ter problemas em atribuir a cidadania a jogadores como Roman Neustdater e Mario Fernandes. O primeiro já fez parte da comitiva que representou a Rússia em França.

Na próxima terça-feira os russos recebem o Gana.

Onze Provável: Akinfeev – Zhirkov, Vasili Berezutski, Neustadter, Kudryashov – Dzagoev, Shatov – Smolov, Ozdoyev, Poloz – Dzyuba.

Rússia
1-0
Turquia
Jogos Amigáveis 1998
Turquia
0-1
Rússia
Jogos Amigáveis 1994
Turquia
1-2
Rússia
Jogos Amigáveis 1925
Rússia
3-0
Turquia
Jogos Amigáveis 1924

A Rússia venceu os quatro confrontos que teve com a Turquia, todos jogos de preparação. Ainda assim, as duas formações não se cruzam há dezasseis anos.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas Equipas Marcam 1.95 Betrally
Turquia
Turquia
  • País: Turquia
  • Estádio:
  • Cidade: Ancara
  • Fundação: 1923

Ver ficha completa

russia
Rússia
  • País: Rússia
  • Estádio:
  • Cidade: Moscovo
  • Fundação: 1992

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1787
  • Média Odds usadas 2.22
  • Próg. certos 749
  • Próg. errados 1010
comments powered by Disqus

Últimos jogos