Menu
  • 13 outubro
  • 19:45
  • Betrally

Turquia – Islândia (Euro 2016)

A Turquia recebe a já apurada Islândia esta terça-feira com o objetivo de manter viva a esperança de qualificação para o Euro 2016. Os turcos disputam com a Holanda – que recebe a República Checa – o terceiro lugar do grupo A e o respetivo direito a jogar o play-off. Um empate chega para a Turquia reclamar o prémio. A derrota deixa-os a ver o Europeu pela televisão.

A Turquia demorou a arrancar nesta fase de qualificação para o Europeu de França mas nas últimas jornadas parece determinada a recuperar o atraso. Resta saber se acordou tarde, ainda que não tenha sido a única.

No sábado Arda Turan e companhia foram a Praga conseguir um importante triunfo. Na verdade, os turcos estragaram a festa aos checos, que com o tropeção da Islândia em casa podia ter ascendido à liderança do grupo. Foi ainda mais impactante por se ter traduzido numa vitória sem reação (2-0). Aos sessenta e dois minutos Selçuk Inan abriu o marcador na marcação de uma grande penalidade. Aos setenta e nove foi a vez de Hakan Çalhanoglu arredondar a vantagem que se manteve até ao apito final. Foi um resultado fantástico, a reforçar a ideia de que os homens de Fatih Terim aplicam aquela máxima de que a necessidade aguça o engenho. Com o resultado alcançado não é expectável que o selecionador se vá pôr com mudanças. Burak Yilmaz já não alinhou no sábado e continua com problemas musculares. A não ser que seja estritamente necessário não irá a jogo.

O grupo A é liderado pela Islândia, com vinte pontos, seguida pela República Checa, com dezanove. Estas são as duas seleções que seguem diretamente para França. Turquia com quinze e Holanda com treze lutam pelo terceiro posto, de acesso ao play-off.

Euro 2016Nesta última jornada os holandeses recebem os checos e precisam de uma vitória para fazer contas. Se os turcos saírem vencedores do embate com a Islândia, os cálculos ficam resolvidos. Se empatar, continua a ter vantagem. A Turquia garantiu uma igualdade na visita a Amesterdão (1-1) e em setembro bateu os holandeses em casa por um contundente 3-0. Conclusão: se não perder os turcos mantêm-se na luta.

Onze Provável: Babacan – Orbayrakli, Aziz, Balta, Erkin – Inan – Çalhanoglu, Tufan, Ozyakup, Turan – Tosun.

A Islândia já está apurada e talvez por isso tirou claramente o pé do acelerador. Nas duas últimas jornadas concedeu empates, ambos em casa, frente a seleções bastante modestas, aquelas que ocupam os últimos lugares do grupo. O Cazaquistão regressou a casa com uma igualdade a zeros; com a Letónia a descontração ultrapassou as marcas. Ao intervalo os islandeses venciam com naturalidade, com dois golos de Sithorsson (logo aos cinco minutos) e Sigurdsson (aos vinte e sete). Na entrada da segunda parte Cauna reduziu para os visitantes e a Letónia começou a acreditar que podia evitar a derrota. A vinte e dois do fim, Sabala igualou o marcador. Uma justa recompensa para a determinação dos letões.

O guarda-redes Hannes Halldórsson foi dispensado devido a lesão. O central Kari Arnesson sofreu um traumatismo nas costas e está em dúvida. Para o seu lugar deve entrar Solvi Ottesen.

Onze Provável: Kristinsson – Saevarsson, Ottesen, Ragnar Sigurdsson, Skuleson – Gudmundsson, Gulfy Sigurdsson, Hallfredsson, Bjarnesson – Finnbogasson, Sigthorsson.

Islândia 3-0 Turquia Euro 2016 (Q)
Islândia 0-0 Turquia Euro 1996 (Q)
Turquia 5-0 Islândia Euro 1996 (Q)

A Islândia venceu o jogo da primeira volta de modo folgado mas eram duas equipas a viver momentos que entretanto se inverteram.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória da Turquia 1.55 Betrally
Turquia
Turquia
  • País: Turquia
  • Estádio:
  • Cidade: Ancara
  • Fundação: 1923

Ver ficha completa

Islândia
Islândia
  • País: Islândia
  • Estádio:
  • Cidade: Reykjavík
  • Fundação: 1947

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1788
  • Média Odds usadas 2.22
  • Próg. certos 749
  • Próg. errados 1010
comments powered by Disqus

Últimos jogos