Menu

Tunísia – Argélia (CAN 2013)

Último jogo da primeira jornada da Taça das Nações Africanas, a contar para o grupo D, um verdadeiro clássico do Magreb, entre a Tunísia e a Argélia. A equipa tunisina encontra-se entre os potenciais favoritos, mas os argelinos também defendem as suas aspirações neste encontro. Quem vencer, partirá com uma grande vantagem para confirmar um lugar nos quartos-de-final.

Sami Trabelsi é um técnico sob pressão. Num dos países dominadores das competições de clubes nos últimos anos, o sucesso da seleção é um seguimento lógico. Para mais, a Tunísia não vence a CAN desde 2004, tendo presentemente uma geração de grandes jogadores disponíveis.

Mathlouthi, do Étoile Sahel, é o capitão e líder desta equipa, a partir da baliza. Considerado como um dos melhores guardiões africanos, terá nova oportunidade para o demonstrar num grande palco. A linha defensiva tem no jovem Abdennour, do Toulouse, a sua principal referência de qualidade, a quem se juntam os melhores jogadores da liga tunisina, como Gharbi (Sfaxien), Hicheri e Chemmam (Esp. Tunis).

No meio-campo, Hammami, do Al-Koweit (EAU) ocupa um lugar mais defensivo, com Darragi (Sion), Dhaouadi (Club Africain) e Msakni (Lekhwiya, Koweit) nas posições mais criativas. Para a frente de ataque, Khelifa (Évian) e Jemaa (Al-Koweit, EAU) são as duas opções mais fortes. Escusado será dizer que estes cinco jogadores constituem das frente ofensivas mais perigosas desta CAN. No entanto, no passado, a equipa tunisina nem sempre conseguiu colocar todo o seu potencial em jogo, emaranhada em preocupações defensivas que chocam com o espírito mais ofensivo dos seus jogadores. A Trabelsi cabe ser capaz de resolver esse problema a tempo de entrar a ganhar na CAN.

Sinais preocupantes foram dados durante a preparação, com apenas uma vitória (frente ao Iraque, por 2-1) a cruzar-se com empates frente à Etiópia e Gabão e derrotas com a Suiça (1-2) e o Gana (2-4). Ainda assim, a equipa tunisina é uma das favoritas a passar neste grupo D.

A equipa argelina é liderada pelo bósnio Vahid Halilhodzic, com uma longa experiência no futebol francês e passagens anteriores por África, para liderar o Raja Casablanca e a seleção da Costa do Marfim. O seu plantel é composto por uma nova geração de jogadores, depois de um 4º lugar na CAN e uma presença no Mundial 2010.

CAN 2013M’Bolhi, do Gazelec Ajaccio, é o guarda-redes titular da equipa argelina, que não contará com o experiente Bougherra na defensiva. No seu lugar devestá estar Cadamuro (Real Sociedad), acompanhado por Mesbah (AC Milan), Rafik Halliche (Académica) e Belkalem (JS Kabylie). Apesar da juventude destas opções, as suas qualidades são inegáveis e a CAN 2013 é uma excelente oportunidade para se afirmarem num alto nível.

No meio campo, Carl Medjani(Ajaccio), Boudebouz (Sochaux), Lacen (Getafe) e Kadir (O. Marselha) oferecem diferentes soluções, quer a nível defensivo, quer no lançamento de um ataque que entrega a criatividade aos pés do valenciano Feghouli. Como finalizador, as opções de Halilhodzic dividem-se entre o vimaranense Soudani e Islam Slimani, possante avançado que evolui no Belouizdad, do campeonato local.

Nos jogos de preparação, a Argélia perdeu por 0-1 com a Bósnia e empatou a zero com a África do Sul. A dificuldade dos dois testes mostram bem os objetivos da equipa técnica argelina: obrigar a sua equipa a mostrar, desde já, responsabilidade para enfrentar obstáculos bem complicados. É isso mesmo que terá que fazer, se quiser deixar pelo caminho a Costa do Marfim ou a Tunísia.

Estes dois países já se defrontaram por 43 vezes na sua história. A Argélia venceu 21 desses confrontos, sendo historicamente mais poderoso do que a Tunísia. Aliás, desde 1995 que a Tunísia não vence a Argélia:

Argélia 1-0 Tunísia  Amigáveis 2011
Argélia 1-1 (3-5)g.p. Tunísia  CHAN 2011
Tunísia 2-2 Argélia  Jogos Amigáveis 2000
Tunísia 0-1 Argélia  Jogos Amigáveis 1997
Tunísia 0-0 Argélia  Jogos Amigáveis 1997
Tunísia 2-0 Argélia  Jogos Amigáveis 1995

No entanto, no jogo desta terça-feira, o favoritismo recai para os tunisinos, naquele que se prevê ser um dos encontros mais equilibrados desta primeira jornada.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Erro
Empate 3.00 Bet365
Tunísia
Tunísia
  • País: Tunísia
  • Estádio:
  • Cidade: Tunis
  • Fundação: 1956

Ver ficha completa

argélia
Argélia
  • País: Argélia
  • Estádio:
  • Cidade: Argel
  • Fundação: 1962

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2832
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1330
  • Próg. errados 1465
comments powered by Disqus

Últimos jogos