Menu
Primeira Liga 21ª Jornada

Tondela – Vitória de Guimarães (Liga NOS)

Há ou não esperança em Tondela? Pode a equipa estreante na divisão-maior do futebol português aspirar, ainda, a alcançar a manutenção? São este tipo de pergunta que estará na mente dos adeptos do Tondela, depois de mais uma derrota e das palavras duras, deixadas pelo Presidente e pelo Treinador, a parte do seu plantel. A verdade é que, ao fim de 20 jogos, o Tondela soma apenas 9 pontos, estando a 8 da linha de água. Este sábado recebe o Vitória de Guimarães, conjunto que vive num momento altamente positivo e que contará com os três pontos desta partida para manter a pressão sobre o Paços de Ferreira. Problemas para o Tondela, expetativas positivas para o Vitória, numa partida onde a surpresa seria ver os homens da cada vencer.

A vida está difícil, dificílima, para o conjunto do Tondela. São já cinco jornadas consecutivas sem ganhar, com apenas um empate no terreno do Sporting a contar para o magro pecúlio do Tondela nesta Liga NOS. A equipa tondelense até parece ter mais capacidade de pontuar em jogos frente a adversários de topo, tendo essa última vitória sido alcançada também longe de casa, no terreno do Rio Ave. A capacidade para jogar de linhas mais recuadas e apostar exclusivamente no contra-ataque faz dos homens de Petit um perigo em contexto mais difícil, mas sentindo lacunas e fragilidades quanto tem que assumir alguma parte do jogo. As derrotas em casa com Paços de Ferreira e Boavista e, fora de casa, com a Académica e o Nacional da Madeira parecem confirmar isso mesmo. No mercado de inverno, o Tondela tentou encontrar soluções para essas fragilidades. O guarda-redes Zubikarai, o defesa Tikito ou o avançado Erick Moreno são algumas das soluções encontradas. Mas com tantos pontos de desvantagem, será que a equipa do Tondela tem ainda esperanças? Talvez só uma vitória caseira a possa despertar para essa possibilidade.

Onze Provável: Zubirakai – Oto’o, Bruno Nascimento, Tikito, Nuno Santos – Luís Alberto – Lucas Souza, Hélder Tavares – Nathan Junior, Romário Baldé, Erick Moreno.

Liga NOSO Vitória de Guimarães está há cinco jogos sem perder. Uma derrota caseira frente ao Benfica abriu caminho para esta série de bons resultados, com vitórias no terreno do Moreirense e, em casa, frente a Futebol Clube do Porto e União da Madeira, somando ainda dois empates, um caseiro com o Arouca, outro na deslocação ao terreno do Belenenses. Sérgio Conceição viu a sua posição fortalecida com o interesse dos Dragões nos seus préstimos e saiu, claramente, por cima do polémico rumor. Para além do mais, o Vitória conseguiu importantes reforços neste último mercado, fortalecendo as opções do seu plantel e colocando-se no rumo do quinto lugar. Sem ter perdido nenhum dos habituais titulares, viu chegar duas peças fundamentais para o meio-campo, Oriol Rossell e João Teixeira, aos quais se juntam Victor Andrade, Francis, Sacko, Hurtado e Rafinha. A partir desta semana o banco de suplentes do Vitória terá opções que, até aqui, iam rareando, abrindo-se até espaço para uma eventual estreia no onze, com o castigo de Ricardo Valente.

Onze Provável: Miguel Silva – Bruno Gaspar, Josué, Pedro Henrique, Dalbert – Cafú, Bouba Saré – Licá, Otávio, Alexandre Silva – Henrique Dourado.

O único jogo disputado entre as duas equipas foi o da primeira volta, que terminou com uma vantagem de um golo para o Vitória de Guimarães.

Os vimaranenses continuam como favoritos, numa partida em que os homens do Tondela terão que conseguir dar uma imagem diferente, sobretudo se quiserem agradar ao seu treinador e presidente, esta semana, os seus maiores críticos…

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Vit. Guimarães 2.05 Betrally
tondela
CD Tondela
  • País: Portugal
  • Estádio: João Cardoso
  • Cidade: Tondela
  • Fundação: 1933

Ver ficha completa

guimaraes
Vitória de Guimarães
  • País: Portugal
  • Estádio: D. Afonso Henriques
  • Cidade: Guimarães
  • Fundação: 1922

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2863
  • Média Odds usadas 2.15
  • Próg. certos 1342
  • Próg. errados 1480
comments powered by Disqus

Últimos jogos