Menu
Primeira Liga 11ª Jornada

Tondela – FC Porto (Liga NOS)

O Tondela e o FC Porto enfrentam-se este fim de semana no Estádio João Cardoso, em Tondela, num jogo a contar para a 11ª jornada da Liga NOS. O conjunto da casa, recém-promovido, apresenta enormes dificuldades em se conseguir afirmar neste campeonato português, encontrando-se em último lugar, tendo apenas somado 1 vitória. Já o FC Porto provou a primeira derrota desta temporada na terça feira, num embate da Liga dos Campeões. Em toda a história do futebol, esta será a primeira ocasião em que estes emblemas se colocam frente a frente.

Tondela ocupa então o 18º e último lugar na pauta classificativa com 5 pontos, fruto de 1 vitória, 2 empates e 7 derrotas, com parciais de 5 golos marcados e 14 golos sofridos. Os Tondelenses atravessam um momento horrível neste principal escalão de futebol português, não provando o sabor da vitória há 9 jogos consecutivos, estando já integrado na zona de relegação a 1 ponto de poder voltar a respirar de tranquilidade. Sob os comandos de Rui Bento, este conjunto já foi eliminado da luta pela Taça de Portugal logo na 3ª Eliminatória, em terreno do Gil Vicente, e da Taça da Liga, na 2ª Fase com a recepção ao Nacional da Madeira, através da marcação de grandes penalidades. Apesar de desmotivados pela quantidade enorme de desaires que têm vindo a sofrer, os Tondelenses podem conseguir sair destes lugares de despromoção, tendo a Académica e a União da Madeira apenas com 1 ponto à sua frente. Contudo, a turma orientada por Rui Bento apresenta muitas dificuldades, tanto no processo defensivo, como no processo ofensivo, e tendo em conta o poderio deste seu oponente em jogo, é de prever que estes mantenham as suas linhas bastante baixas, de forma a colmatar as suas dificuldades defensivas.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Tondela apresenta um histórico de resultados de 2 empates e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 0-0 na recepção ao Nacional da Madeira, em jogo a contar para a Taça da Liga. Seguiu-se uma derrota por 2-1 em terreno do Gil Vicente, em jogo a contar para a Taça de Portugal, um empate por 1-1 em terreno do Arouca, uma derrota por 0-4 na recepção ao Benfica, e na última jornada, uma derrota por 2-1 em terreno do Belenenses. Para este encontro, e sem nenhum lesionado, o guarda-redes Matt Jones é a única dúvida.

Onze Provável: Ramos – Edu Machado, Nascimento, Kaká e Tinoco – Baldé, Monteiro, Souza e Menga – Hélder Tavares e Nathan Júnior.

Liga NOSFC Porto, por sua vez, chega a esta 11ª jornada com um jogo ainda por disputar, ocupando o 2º lugar com 21 pontos, fruto de 6 vitórias e 3 empates, com parciais de 18 golos marcados e 4 golos sofridos. Orientados por Julen Lopetegui, este conjunto ainda não provou o sabor da derrota em todas as competições nacionais, apresentando ainda, a par com o SC Braga, a defesa menos batida do campeonato português. Os Dragões contam com uma agenda bastante preenchida, onde fazem parte da luta pela Taça de Portugal, onde já venceram o Varzim e o Angrense, na 3ª e 4ª Eliminatória, tendo agora que enfrentar o Feirense nos oitavos de final, e ainda da Taça da Liga, onde ainda se encontram na fase de Grupos, sem terem disputado qualquer jogo até agora. Como se não bastasse, este conjunto azul e branco também ingressou na fase de grupos da competição mais prestigiada da Europa, a Liga dos Campeões, onde é líder, a par com o Chelsea, do Grupo G com 10 pontos cada um, deixando o Dinamo Kiev em 3º lugar com 8 pontos, e o Maccabi Tel Aviv em último lugar sem nenhum ponto somado.

A derrota da última jornada na recepção aos ucranianos dificultou a passagem à próxima etapa da prova, estando ainda em aberto o acesso às eliminatórias, e tendo em conta que a vitória do Dinamo Kiev na recepção aos israelitas, na próxima jornada, é praticamente certa, os homens de Julen Lopetegui são obrigados a vencer o Chelsea em Inglaterra, ou cairão nos dezasseis-avos de final da Liga Europa. Os Dragões provaram então o sabor da derrota pela primeira vez esta temporada, em todas as competições, o que os desmotivou de alguma forma. No entanto, estando cientes das dificuldades do adversário, é de prever que os azuis e brancos partam com toda a força para este jogo, tomando partido das fraquezas do conjunto da casa para se motivarem e voltarem aos triunfos, até porque contam o SC Braga mesmo no seu encalço, com apenas 1 ponto de inferioridade. Destaca-se ainda a presença de Maicon na lista de convocados, que está de fora desde Outubro.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o FC Porto apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 0-0 na recepção ao SC Braga. Seguiu-se uma vitória por 1-3 em terreno do Maccabi Tel Aviv, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma vitória por 2-0 na recepção ao Vitória de Setúbal, uma vitória por 0-2 em terreno do Angrense, em jogo a contar para a Taça de Portugal, e na última jornada, uma derrota por 0-2 na recepção ao Dinamo Kiev, em jogo a contar para a Liga dos Campeões.

Onze Provável: Casillas – Maxi Pereira, Maicon, Indi e Layún – Rúben Neves, Danilo Pereira e Herrera – Brahimi, Aboubakar e André André.

Este será o primeiro confronto directo em toda a história entre estas duas equipas. Este é um jogo de desfecho previsível, estando à vista de todos a superioridade do FC Porto quanto ao conjunto da casa. Antevê-se que os Dragões entrem neste jogo com fome de golos desde o primeiro minuto, e combinando a ferocidade e eficácia do seu ataque com a fragilidade defensiva do Tondela, é de prever que este seja um jogo com vários golos apontados no marcador do FC Porto, que também deverão conseguir manter a sua baliza inviolável.

Prognóstico Odd Casa Erro
Mais de 2.5 Golos 1.76 Betrally
tondela
CD Tondela
  • País: Portugal
  • Estádio: João Cardoso
  • Cidade: Tondela
  • Fundação: 1933

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1773
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 929
  • Próg. errados 755
comments powered by Disqus

Últimos jogos