Menu
  • 06 setembro
  • 19:45
  • Betrally

Suíça – Portugal (Mundial 2018)

Vai começar a corrida de Portugal em busca de um lugar no Mundial 2018. O atual campeão europeu encontrará uma oposição sedenta de lhe provocar uma derrota, abrindo-se assim uma espécie de caça ao tesouro que é mostrar-se capaz de ser mais forte do que o grande campeão. Mas a forma como Fernando Santos monta a sua equipa e aborda cada jogo oferece muitas garantias à seleção nacional, que neste jogo de abertura terá, desde logo, que viajar até ao terreno do seu principal rival na luta pelo primeiro lugar. O jogo realiza-se no St.Jakob Park, em Basileia, onde se espera uma forte presença da comunidade portuguesa nas bancadas.

Desde 2004, a Suíça tem sido uma presença regular nas grandes competições internacionais, tendo apenas falhado a presença no Europeu 2012. No entanto, ainda não conseguiu, neste século, superar os oitavos-de-final, que atingiu, em Mundiais, em 2006 e 2014, e, num Europeu, este ano, caindo aos pés da Polónia no desempate das grandes penalidades. Sem jogos de preparação realizados entre o final do Euro 2016 e hoje, tudo indica que a Suíça que veremos entrar em campo será muito parecida com aquela que vimos em terras francesas. As dificuldades sentidas pelo conjunto helvético quando é chamado a impor o ritmo de jogo deverão voltar a sentir-se, frente a um Portugal que dará esse espaço ao adversário, sem grandes dúvidas. Mas também não será de espantar que a equipa de Vladimir Petkovic também espere o contrário, ou seja, que avance Portugal para um jogo de construção, com posse, para a partir daí explorar os seus passes longos ou as tentativas de contra-ataque que sublinham as qualidades dos seus rápidos avançados. Analisando a convocatória do técnico nascido em Sarajevo, a ausência de Xherdan Shaqiri é a que fará maior mossa, já que se trata de um dos jogadores mais influentes da equipa helvética. No entanto, do onze que foi utilizado na generalidade dos encontros disputados no Europeu, esse é mesmo o único nome que deverá estar ausente do relvado no momento do apito inicial.

Onze Provável: Sommer – Lichsteiner, Schar, Djourou, Rodriguez – Behrami, Xhaqa – Embolo, Dzemaili, Mehmedi – Seferovic.

Mundial 2018 - RussiaPara Portugal, a gestão do calendário para conseguir a qualificação para o Mundial 2018 centrar-se-á em dois objetivos fundamentais. O primeiro dos quais, logo neste jogo de estreia, garantir um resultado que não o deixe em desvantagem perante os suíços. Um empate não será um resultado que Fernando Santos veja como muito negativo, mas perante o contexto deste encontro, não será pedir demais que o campeão europeu consiga uma vitória em Basel. O segundo objetivo será o de não perder pontos nos jogos chamados fáceis, e se perante Andorra e Ilhas Faroé isso parece mesmo difícil de acontecer, Hungria e Letónia poderão causar alguma mossa aos candidatos a ficar em primeiro lugar. Logo, fundamental atacar bem este início de prova, depois de um Europeu em que Portugal atingiu o seu melhor resultado de sempre numa prova internacional. A partida amigável frente a Gibraltar tratou-se, e o próprio treinador reconheceu isso, de um exercício para dar alguns minutos de competição a jogadores que nem têm sido muito utilizados neste início de temporada, até porque todos aqueles que estiveram no Euro 2016 iniciaram mais tarde a sua época. Com Cristiano Ronaldo, André Gomes, Renato Sanches e Anthony Lopes ausentes por lesão, e Ricardo Carvalho fora de competição, Fernando Santos fará alguns acertos na sua equipa titular, não se esperando, no entanto, sequer uma pequena revolução entre os escolhidos.

Onze Provável: Rui Patrício – Cédric, Pepe, José Fonte, Raphael Guerreiro – William Carvalho, Adrien Silva – Quaresma, João Moutinho, João Mário – Nani.

Este será o vigésimo-primeiro encontro entre as seleções principais da Suíça e de Portugal, com o último confronto a datar de 2008, no Europeu de Futebol, a fechar uma fase de grupos onde os portugueses já estavam apurados e os suíços atuavam sem objetivos. Antes disso, em confrontos sucessivos nos apuramentos para o Euro 1988, Mundial 1990 e 1994, em seis jogos, três vitórias para Portugal e três empates. Em resumo, apesar de em termos globais, a Suíça ser um adversário com bom historial frente a Portugal, essa é uma história já muito antiga e afastada da realidade atual.

Jogo de enorme responsabilidade para a Suíça conseguir ganhar vantagem na corrida ao Mundial, com Portugal, mesmo sem Cristiano Ronaldo, a entrar como favorito no encontro e no grupo.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória de Portugal 2.85 Betrally
Suíça
Suíça
  • País: Suíça
  • Estádio:
  • Cidade: Zurique
  • Fundação: 1895

Ver ficha completa

portugal
Portugal
  • País: Portugal
  • Estádio:
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1914

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2799
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1316
  • Próg. errados 1438
comments powered by Disqus

Últimos jogos