Menu

Stuttgart – Borussia Dortmund (Bundesliga)

O Stuttgart e o Borussia Dortmund colocam-se frente a frente este sábado na Mercedes-Benz Arena, num embate a contar para a 31ª jornada da Bundesliga. Tendo apenas somado 2 pontos nos seus últimos 5 confrontos do campeonato alemão, a equipa da casa precisa desesperadamente de somar pontos, encontrando-se apenas 2 pontos acima do play-off de despromoção. Já o Borussia Dortmund, com 20 pontos de vantagem sobre o 3º classificado tem o 2º lugar mais que garantido, podendo a partir de agora começar a dar mais minutos aos jogadores menos utilizados.

Stuttgart ocupa o 15º lugar com os mesmos 33  pontos que o 14º classificado Augsburg, fruto de 9 vitórias, 6 empates e 15 derrotas, com parciais de 46 golos marcados e 60 golos sofridos. Sem vencer à 5 jogos consecutivos, tendo apenas somado 2 empates no processo, e ao perder na última jornada em terreno do Augsburg, os Vermelhos acabaram por cair uma posição na tabela de classificação geral, ficando agora envolvido na batalha da zona de relegação com apenas 2 pontos de superioridade em relação ao 16º lugar de acesso ao play-off de relegação. Apesar de ter conseguido uma boa campanha na Taça da Alemanha, ao alcançar os quartos de final, este conjunto aos comandos de Jurgen Kramny acabou por sucumbir às mãos deste mesmo Borussia Dortmund, pondo assim fim à única esperança que estes tinham de somar algum título esta temporada. Com apenas 1 vitória nos últimos 9 jogos consecutivos, os Vermelhos recebem este Dormtund em má altura, visto que precisam de encontrar rapidamente a organização e a consistência necessárias para somarem pontos e fugirem da batalha da zona de relegação.

Surpreendentemente, os pupilios de Jurgen Kramny apresentam o 5º sector ofensivo mais prolífico do campeonato alemão, mostrando alguma facilidade em criar situações de golo e apresentando o contra-ataque como a sua arma mais eficaz. Geralmente, este é um conjunto bastante aguerrido, colocam muita intensidade em todas as disputadas de bola e quando partem para o processo ofensivo, normalmente, fazem-no através do corredor esquerdo, executando diversos cruzamentos. Contudo, é no sector defensivo que reside o seu maior problema, apresentando a 2ª defesa mais batida da Bundesliga, muito desorganizada e comete muitos erros individuais, comprometendo a equipa várias vezes.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Stuttgart apresenta um histórico de 2 empates e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 3-3 em terreno do Ingolstadt. Seguiu-se uma derrota por 0-2 na recepção ao Bayer Leverkusen, um empate por 2-2 em terreno do Darmstadt, uma derrota por 1-3 na recepção ao Borussia Dortmund, e na última jornada, uma derrota por 1-0 em terreno do Augsburg. Daniel Ginczek, Kevin Grosskreutz, Geoffroy Serey Dié e Timo Baumgartl são baixas confirmadas, todos lesionados.

Onze Provável: Tyton – Klein, Barba, Niedermeier e Insúa – Schwaab – Rupp, Didavi, Gentner e Kostic – Werner.

bundesligaBorussia Dortmund, por sua vez, ocupa o 2º lugar com 71 pontos, fruto de 22 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, com parciais de 72 golos marcados e 30 golos sofridos. Após ser posto fora dos quartos de final da Liga Europa, às mãos do Liverpool, os Auri-Negros venceram os dois restantes jogos que se seguiram, tendo o mais recente deles sido na quarta-feira em terreno do Hertha Berlim, a contar para as meias finais da Taça da Alemanha, onde carimbaram acesso à final da prova, tendo que enfrentar o Bayern de Munique no dia 21 de Maio. Já sem hipótese de alcançar o 1º lugar, visto que este é ocupado pelo poderoso Bayern de Munique que conta com 7 pontos de vantagem, e é muitíssimo improvável que estes escorreguem agora no campeonato, os Auri-Negros devem então começar a dar mais oportunidades a jogadores menos utilizados, visto que a vantagem de 20 pontos sobre o 3º classificado Bayer Leverkusen os deixa intocáveis.

Após ter sido eliminado da Liga Europa e já sem hipótese de se sagrar campeão alemão, os pupilos de Thomas Tuchel focam todas as forças na Taça da Alemanha. Contudo, estes não irão disputar os restantes jogos do campeonato apenas para cumprir calendário. O objectivo é sempre o mesmo: vencer. Com o melhor ataque do campeonato, a par com o Bayern de Munique, estes têm qualidade suficiente para controlar o jogo na Mercedes-Benz Arena, privilegiando a posse de bola através de passes curtos. Bastante versáteis no processo ofensivo, os Auri-Negros conseguem criar perigo através de qualquer situação, contando com Pierre Aubameyang, agora lesionado, como o homem mais avançado da equipa e sendo o 2º melhor marcador do campeonato com 23 golos. Henrikh Mkhitaryan é um jogador também de grande importância no processo ofensivo, tendo já realizado 12 assistências e marcado 10 golos, tantos como o extremo esquerdo Marco Reus.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Borussia Dortmund apresenta um histórico de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 1-1 na recepção ao Liverpool, num jogo a contar para a Liga Europa. Seguiu-se um empate por 2-2 em terreno do Schalke 04, uma derrota por 4-3 em terreno do Liverpool, em jogo a contar para a Liga Europa, uma vitória por 3-0 na recepção ao Hamburgo, e na última jornada, uma vitória por 0-3 em terreno do Hertha Berlim, em jogo a contar para a Taça da Alemanha. Subotic e Aubameyang estão de fora, ambos lesionados, ficando ainda em dúvida a presença de Gundogan, condicionado.

Onze Provável: Burki – Durm, Ginter, Bender e Passlack – Castro, Sahin e Leitner – Mkhitaryan, Ramos e Pulisic.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Borussia Dortmund venceu 6 embates, tendo empatado os 2 restantes.

Stuttgart
1-3
Borussia Dortmund
DFB Pokal 2015/16
Borussia Dortmund 4-1 Stuttgart  1. Bundesliga 15/16
Stuttgart 2-3 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 14/15
Borussia Dortmund 2-2 Stuttgart
1. Bundesliga 14/15
Stuttgart 2-3 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 13/14
Borussia Dortmund 6-1 Stuttgart
1. Bundesliga 13/14
Stuttgart 1-2 Borussia Dortmund
1. Bundesliga 12/13
Borussia Dortmund 0-0 Stuttgart
1. Bundesliga 12/13

Este é um jogo onde o mais certo será o Borussia Dortmund não perder. Apesar de ter já o 2º lugar mais que assegurado, os Auri-Negros pretendem manter o ritmo competitivo sempre no máximo, de forma a estarem preparados para a final da Taça da Alemanha. Tendo em conta que o melhor ataque do campeonato alemão encontra a 2ª pior defesa, adivinha-se uma partida com muitas ocasiões de golo, principalmente dos forasteiros, com o Stuttgart a aproveitar qualquer ocasião para sair em contra-ataque.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Borussia Dortmund 1.68 Betrally
stuttgart
VfB Stuttgart
  • País: Alemanha
  • Estádio: Mercedes-Benz Arena
  • Cidade: Estugarda
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1839
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 961
  • Próg. errados 781
comments powered by Disqus

Últimos jogos