Menu
Ligue 1 22ª Jornada

Stade Rennais – GFC Ajaccio (Ligue 1)

A receção ao GFC Ajaccio marca o início de uma nova era no seio do Stade Rennais. Rolland Courbis, que abandonou recentemente o comando do Montpellier, é o novo treinador da equipa oriunda da cidade de Rennes. A eliminação da Taça de França, na última terça-feira, precipitou o abandono de Philippe Montanier. A abertura da 22ª jornada do principal escalão francês assinala a estreia de Courbis à frente de um novo projeto.

Após ter abandonado o comando do Montpellier, Rolland Courbis chegou a Rennes para desempenhar funções de conselheiro do presidente René Ruello. Certo é que, volvidos cerca de oito dias, o treinador Philippe Montanier foi convidado a abandonar o clube e a direção optou por alterar as funções de Courbis. A eliminação precoce de ambas as taças nacionais esteve na base da decisão. O FC Bourg-Péronas foi a casa do Stade Rennais vencer por 1-3 em jogo dos 16-avos-de-final da Taça de França e assumiu o papel de “carrasco” de Montanier.

Na conferência de imprensa de antevisão, a primeira à frente do Stade Rennais, Courbis lembrou que tem muito pouco tempo de trabalho junto da equipa. Apesar disso, estrear-se-á contra um adversário teoricamente inferior e ainda para mais a jogar em casa, condições que conferem favoritismo ao conjunto às suas ordens.

Gourcuff e Baal estão em duvida. Cavaré e Henrique deverão ficar de fora devido a lesão.

Onze Provável: Costil, Moreira, Mexer, Armand, Benjamin André, Gelson, Quintero, Ousmane Dembélé, Sio, Ntep

Ligue 1“O jogo perfeito”. Foi desta forma que Khalid Boutaib, autor de um “hat-trick”, analisou a vitória (3-0) frente ao Guingamp em jogo dos 16-avos-de-final da Taça de França. A conquista do acesso à próxima fase da segunda prova mais importante de clubes na realidade francesa motiva os pupilos de à entrada para o desafio da 22ª jornada da Ligue 1. Tido como um dos emblemas mais frágeis no início da atual edição da Ligue 1, certo é que o Ajaccio atravessa um bom momento de forma e tem contrariado essa ideia ao encetar uma recuperação que constitui um verdadeiro “case study”. A vitória na receção ao Guingamp assinalou o 12º jogo sem qualquer derrota consentida, registo marcadamente positivo. O último desaire para o campeonato remonta à 10ª jornada da Ligue 1, na deslocação ao terreno do Saint-Étienne (2-0).

Fora de casa, o Gazelec Ajaccio não perdeu nenhum dos últimos cinco jogos que disputou. Venceu nas deslocações que efetuou aos terrenos de Stade de Reims (1-2), Bastia (1-2), Montpellier (0-2) e empatou frente a Marselha (2-2) e Mónaco (1-1). Ambiciona dar continuidade a esta série e, a avaliar pelos resultados do Stade Rennais em casa, tal meta figura como um objetivo perfeitamente tangível. Há 10 (!) jogos que os “les rouges et noir” não conseguem uma vitória em casa.

A ascensão do Gazelec Ajaccio na pauta classificativa é notável. À 10ª jornada, este emblema estava na última posição da Ligue 1, com apenas 3 pontos conquistados em 30 possíveis. À entrada para a 22ª ronda, é 13º classificado com 26 pontos, está cinco pontos acima da linha d’água e a seis do 5º lugar que dá acesso às competições europeias. A confiança reina no seio da equipa orientada por Thierry Laurey.

Onze Provável: Maury, Coeff, Mangane, Bréchet, Sylla, Le Molgne, Yoga, Djokovic, Larbi, Zoua, Boutaib

Uma vez que Rolland Courbis tem muito pouco tempo de trabalho à frente do Stade Rennais, é expectável que a sua chegada tenha influência meramente do ponto de vista psicológico. O fator casa confere ligeiro favoritismo ao Stade Rennais, porém, o GFC Ajaccio vive um grande momento de forma e ambiciona pontuar nesta deslocação para continuar a distanciar-se dos últimos lugares da pauta classificativa. Perspetiva-se um desafio equilibrado entre duas equipas envolvidas em lutas distintas que têm demonstrado bons argumentos.

Prognóstico Odd Casa Retorno
Handicap Asiático: GFC Ajaccio +1 1.90 Betrally
rennes
Stade Rennais
  • País: França
  • Estádio: Roazhon Park
  • Cidade: Rennes
  • Fundação: 1901

Ver ficha completa

GFC Ajaccio logo
GFC Ajaccio
  • País: França
  • Estádio: Ange Casanova
  • Cidade: Ajaccio
  • Fundação: 1960

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1501
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 776
  • Próg. errados 646
comments powered by Disqus

Últimos jogos