Menu
Ligue 1 23ª Jornada

St. Etienne – PSG (Ligue 1)

O Saint-Étienne e o PSG medem forças este Domingo no Stade Geoffroy‑Guichard, num embate a valer para a 23ª jornada da Ligue 1. Após conseguir vencer o derby com a recepção ao Lyon, o conjunto da casa desempenhou duas performances bastante decepcionantes, em que apesar de não ter sofrido nenhum desaire, o futebol que praticou não foi o melhor. Já o PSG continua isolado na liderança da tabela de classificação geral já com 21 pontos de vantagem sobre o 2º classificado AS Monaco, chegando aqui com um registo de 12 vitórias consecutivas em todas as competições.

Saint-Étienne ocupa o 6º lugar na tabela de classificação geral com os mesmos 33 pontos que o 7º classificado Caen, fruto de 10 vitórias, 3 empates e 9 derrotas, com parciais de 25 golos marcados e 25 golos sofridos. Com apenas 1 ponto de desvantagem do 4º e 5º classificados, Rennes e Angers, Les Verts estão então bastante perto de alcançarem os lugares de acesso a competições europeias, no entanto, nesta 23ª jornada terão pela frente o conjunto mais prolífico da Ligue 1, que se encontra já completamente isolado na liderança do campeonato. Apesar de ter conseguido vencer o derby com a recepção ao rival Lyon, os homens orientados por Christophe Galtier desempenharam duas performances de fraca qualidade, onde venceram o AC Ajaccio para a Taça de França, e permitiram ao Reims que empatasse ao minuto 89 na última jornada, o que os impediu de subirem para o 4º lugar.

Les Verts contam um calendário bastante preenchido, onde apesar de terem sido postos fora da luta pela Taça da Liga, pelo PSG, garantiram recentemente o acesso aos oitavos de final da Taça de França ao derrotarem o AC Ajaccio, tendo agora que enfrentar o Troyes. Este conjunto de orientado por Christophe Galtier encontra-se ainda em prova na Liga Europa, onde após sobreviver ao Grupo G, constituído pela Lazio, Dnipro e Rosenborg, garantiu acesso aos dezasseis-avos de final como 2º classificado do agrupamento, tendo agora que enfrentar o FC Basel. Les Verts são considerados dos poucos conjuntos do principal escalão de futebol francês que ainda poderão conseguir causar problemas ao PSG durante os 90 minutos, no entanto, com uma vasta lista de baixas, onde se destacam principalmente os nomes de Loic Perrin e Romain Hamouma, obter um resultado positivo será uma tarefa bastante complicada.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Saint-Étienne apresenta um histórico de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 1-1 em terreno do US Raon, em jogo a contar para a Taça de França. Seguiu-se uma derrota por 2-1 em terreno do Nantes, uma vitória por 1-0 na recepção ao Lyon, uma vitória por 2-1 na recepção ao AC Ajaccio, em jogo a contar para a Taça de França, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do Saint-Étienne. Roberto Beric, Benoit Assou-Ekotto, François Clerc, Romain Hamouma, Loic Perrin, Pierre-Yves Polomat, Oussama Tannane, Ronael Pierre Gabriel e Erin Pinheiro são baixas confirmadas, todos lesionados.

Onze Provável: Ruffier – Théophile-Catherine, Sall, Pogba e Tabanou – Lemoine e Jabot – Monnet-Paquet, Eysseric e Bahebeck – Soderlund.

Ligue 1PSG, por sua vez, chega aqui completamente isolado na liderança do campeonato, ocupando assim o 1º lugar com 60 pontos, fruto de 19 vitórias e 3 empates, com parciais de 56 golos marcados e 10 golos sofridos. Os Parisienses chegam então aqui com um registo de 12 vitórias consecutivas em todas as competições, tendo a única derrota que sofreram esta temporada sido às mãos do Real Madrid, a contar para a Liga dos Campeões. Os homens de Laurent Blanc estão então a desempenhar um trabalho perfeito, sem terem ainda sido derrotados na Ligue 1 e contando já com 21 pontos de vantagem sobre o 2º classificado AS Monaco, o que os deixa completamente sem pressão em quase todos os jogos caseiros até ao final da temporada. Ao vencer o Toulouse a meio desta semana, pela 3ª vez este mês, o conjunto da capital de França carimbou assim acesso à final da Taça da Liga, onde irá ter pela frente o Lille.

Não se ficando por aqui, os homens de Laurent Blanc marcam ainda presença nos oitavos de final da Taça de França, onde o seu oponente será o Lyon, encontrando-se ainda em prova na Liga dos Campeões, onde após sobreviverem ao Grupo A, constituído pelo poderoso Real Madrid, Shakhtar Donetsk e Malmo, carimbaram acesso aos oitavos de final da prova como 2º classificados do agrupamento, tendo agora o Chelsea pela frente. O técnico Laurent Blanc tem lidado com algumas lesões recentemente, no entanto, conseguiu descansar alguns dos jogadores chave a meio da semana e conta então apenas com algumas baixas. Os Parisienses possuem então não só o melhor sector defensivo do campeonato, tal como o melhor sector ofensivo, onde se destacam Di Maria e Lucas Moura, dois jogadores rapidíssimos e de grande técnica, importantes em criar desequilíbrios na defesa adversária, sendo o argentino o jogador que mais golos proporcionou à sua equipa, com 8 assistências, o melhor da Ligue 1, enquanto que Zlatan Ibrahimovic é o jogador com mais golos apontados do campeonato, com 17 tentos marcados.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o PSG apresenta um histórico de 5 vitórias. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-1 na recepção ao Lyon, em jogo a contar para a Taça da Liga. Seguiu-se uma vitória por 0-1 em terreno do Toulouse, uma vitória por 2-1 na recepção ao Toulouse, em jogo a contar para a Taça de França, uma vitória por 5-1 na recepção Angers, e na última jornada, uma vitória por 2-0 na recepção ao Toulouse, em jogo a contar para a Taça da Liga. Gregory Van der Wiel está de fora, devido a uma cirurgia à apendicite, enquanto que Thiago Silva, Verratti, Sirigu, David Luiz e Javier Pastore permanecem todos em dúvida.

Onze Provável: Trapp – Aurier, Marquinhos, Silva e Maxwell – Verratti, Motta e Matuidi – Di María, Ibrahimovic e Lucas Moura.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, destaca-se o PSG, que venceu todos os 8 embates.

Paris SG 1-0 Saint-Étienne
Taça de França 15/16
Paris SG 4-1 Saint-Étienne
Ligue 1 15/16
Paris SG 4-1 Saint-Étienne
Taça de França 14/15
Saint-Étienne 0-1 Paris SG
Ligue 1 14/15
Saint-Étienne 0-1 Paris SG
Taça da Liga 14/15
Paris SG 5-0 Saint-Étienne
Ligue 1 14/15
Paris SG 2-0 Saint-Étienne
Ligue 1 13/14
Paris SG 2-1(a.p.) Saint-Étienne
Taça da Liga 13/14

O Saint-Étienne era um dos poucos emblemas franceses capazes de fazer frente ao gigante de Paris, no entanto, dada a sua enorme lista de baixas, e uma vez que perdeu todos os últimos 8 jogos, este deverá ser um jogo onde dificilmente sairão vencedores. Por outro lado, o PSG mesmo a jogar fora de portas apresenta armas suficientes para somar mais 3 pontos, algo que é provável acontecer dada a sua enorme qualidade.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do PSG 1.52 Betrally
saint-etienne
Saint-Étienne
  • País: França
  • Estádio: Geoffroy-Guichard
  • Cidade: Saint-Etienne
  • Fundação: 1927

Ver ficha completa

PSG
PSG
  • País: França
  • Estádio: Parque dos Príncipes
  • Cidade: Paris
  • Fundação: 1970

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 2047
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1058
  • Próg. errados 884
comments powered by Disqus

Últimos jogos