Menu
Ligue 1 21ª Jornada

St. Étienne – Lyon (Ligue 1)

O Saint-Étienne e o Lyon medem forças este Domingo no Geoffroy-Guichard, num embate a valer para a 21ª jornada. O conjunto da casa chega aqui desmotivado com uma derrota em terreno do Nantes, o que os impediu de continuarem a escalar a tabela de classificação geral. Já o Lyon que após golear o Troyes na última jornada, acabou por sofrer um desaire às mãos do PSG a meio desta semana, a contar para a Taça da Liga. Com ambos conjuntos empatados pontualmente e a lutarem pelos lugares europeus, este derby reúne todas as condições para ser interessante.

Saint-Étienne chega a esta 21ª jornada em 7º lugar com os mesmos 29 pontos que o 6º classificado Lyon, fruto de 9 vitórias, 2 empates e 9 derrotas, com parciais de 23 golos marcados e 24 golos sofridos. O encontro na 1ª metade da temporada, em casa do Lyon, foi um jogo com os nervos à flor da pele, que para além da embaraçosa derrota por 3-0 que Les Verts sofreram, viram ainda Jordan Ferri acabar com a época de Roberto Beric através de uma perigosa pancada. Sob os comandos de Christophe Galtier este conjunto conta um calendário ainda bastante preenchido, em que apesar de estar já fora da Taça da Liga, ao ser eliminado pelo PSG nos oitavos de final, encontra-se ainda em prova na Taça de França, onde após vencerem o US Raon, através da marcação de grandes penalidades no início deste ano, garantiram acesso aos dezasseis-avos de final, onde terão agora pela frente o AC Ajaccio.

Les Verts encontram-se ainda na Liga Europa, onde começaram por disputar a 3ª Pré-Eliminatória, onde eliminaram os emblemas do Targu Mures e Milsami Orhei, garantindo lugar no Grupo G, constituído pela Lazio, Dnipro e Rosenborg, tendo-se qualificado aos dezasseis-avos de final em 2º lugar do agrupamento, tendo agora pela frente o FC Basel. Desde a derrota sofrida às mãos deste seu oponente em jogo, na 1ª metade da temporada, que os homens de Christophe Galtier têm apresentado um registo bastante irregular, o que os obriga a entrar neste derby com todas as forças, uma vez que se encontram apenas a 4 pontos de um dos lugares de acesso à Liga dos Campeões.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Saint-Étienne apresenta um histórico de 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 1-0 em terreno do AS Monaco. Seguiu-se uma derrota por 1-0 em terreno do PSG, em jogo a contar para a Taça da Liga, uma vitória por 1-0 na recepção ao Angers, um empate por 1-1 na recepção ao US Raon, em jogo a contar para a Taça de França, e na última jornada, uma derrota por 2-1 em terreno do Nantes. Loic Perrin, Robert Beric, Benjamin Karamoko, Benoit Assou-Ekotto e François Clerc são baixas confirmadas, todos lesionados, Oussama Tannane também ficará de fora, a cumprir castigo, enquanto que ficam ainda em dúvida as presenças de Moustapha Bayal Sall, Hamouma e Bahebeck.

Onze Provável: Ruffier – Catherine, Sall, Pogba e Polomat – Lemoine e Clément – Roux, Eysseric e Monnet-Paquet – Soderlund.

Ligue 1Lyon, por sua vez, chega a esta 21ª jornada em 6º lugar com 29 pontos, fruto de 8 vitórias, 5 empates e 7 derrotas, com parciais de 27 golos marcados e 24 golos sofridos. Apesar de terem vencido na última jornada do campeonato francês, Les Gones chegam aqui desmotivados ao sofrerem uma derrota a meio da semana às mãos do poderoso PSG, nos quartos de final da Taça da Liga, o que os deixa agora apenas em prova na Taça de França, onde após vencerem o Limoges FC no início do ano, carimbaram acesso aos dezasseis-avos de final, onde terão pela frente o FC Chambly. Este conjunto não teve tanta sorte nas competições europeias como o seu oponente em jogo, uma vez que desiludiram bastante em relação à sua prestação na Liga dos Campeões em que acabaram por ficar como últimos classificados num agrupamento constituído pelo Valencia, Gent e Zenit, pondo assim fim à sua passagem pelas competições europeias para esta temporada.

Tal como o seu oponente em jogo, o registo de resultados de Les Gones também ficou bastante irregular após o derby da 1ª metade da temporada, sendo que só desde que Bruno Génésio assumiu o cargo de treinador, antes ocupado por Hubert Fournier, que esta turma francesa voltou ao caminho das vitórias, começando em grande o seu registo caseiro ao golear o Troyes na última jornada. Com os mesmos pontos que Les Verts, Les Gones vêem-se também obrigados a vencer este embate de forma a se aproximarem dos lugares de acesso às competições europeias, algo que não será fácil, visto que não poderão contar com o apoio dos seus adeptos, que foram proibidos de viajarem para Saint-Étienne por questões de segurança.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Lyon apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-1 na recepção ao Tours, em jogo a contar para a Taça da Liga. Seguiu-se uma derrota por 2-1 em terreno do GFC Ajaccio, uma vitória por 0-7 em terreno do Limoges FC, em jogo a contar para a Taça de França, uma vitória por 4-1 na recepção ao Troyes, e na última jornada, uma derrota por 2-1 em terreno do PSG, em jogo a contar para a Taça da Liga. Nabil Fekir, Rafael, Maxime Gonalons e Gueida Fofana são baixas confirmadas, todos lesionados, ficando ainda em dúvida a presença de Mathieu Valbuena e Henri Bedimo.

Onze Provável: Lopes – Jallet, Yanga-Mbiwa, Umtiti e Morel – Ferri, Tolisso e Grenier – Ghezzal, Lacazette e Valbuena.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Lyon venceu 4 embates, tendo o Saint-Étienne vencido apenas 2. Os restantes 2 jogos terminaram em empate.

Lyon 3-0 Saint-Étienne
Ligue 1 2015/16
Lyon 2-2 Saint-Étienne
Ligue 1 2014/15
Saint-Étienne 3-0 Lyon
Ligue 1 2014/15
Lyon 1-2 Saint-Étienne
Ligue 1 2013/14
Saint-Étienne 1-2 Lyon
Ligue 1 2013/14
Lyon 1-1 Saint-Étienne
Ligue 1 2012/13
Saint-Étienne 0-1 Lyon
Ligue 1 2012/13
Saint-Étienne 0-1 Lyon
Ligue 1 2011/12

Como é de esperar de um derby, este será um encontro renhido e repleto de garra e intensidade, onde ambos conjuntos lutarão com tudo o que têm desde o primeiro, ao último minuto. O Lyon venceu 7 dos últimos 8 encontros neste estádio, no entanto, agora sem o apoio dos seus adeptos será preciso algo como um desempenho heróico para conseguir sair daqui com outra vitória. No entanto, e apesar de ser favorito, o Saint-Étienne não terá os 3 pontos entregues numa bandeja, sendo que precisará de lutar muito para os conseguir. Dada a ambição de ambos conjuntos de vencerem, é de esperar que ambas equipas marquem, em que para além de poder mesmo terminar em empate, o conjunto da casa detém algum favoritismo.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas as Equipas Marcam 1.80 Betrally
saint-etienne
Saint-Étienne
  • País: França
  • Estádio: Geoffroy-Guichard
  • Cidade: Saint-Etienne
  • Fundação: 1927

Ver ficha completa

lyon
Lyon
  • País: França
  • Estádio: Parc Olympique Lyonnais
  • Cidade: Lyon
  • Fundação: 1950

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1852
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 965
  • Próg. errados 786
comments powered by Disqus

Últimos jogos