Menu
Primeira Liga 26ª Jornada

A Bet.pt oferece-te um bónus de25€ grátis para este jogo!

Sporting – Santa Clara (Liga NOS)

O Sporting tem andado em pezinhos de lã, a encurtar a distância para o primeiro lugar. Há duas jornadas ganhou 3 pontos ao FC Porto, e na última jornada recuperou 2 para o Benfica. Actualmente são ainda 8 os pontos que separam os leões da liderança, e poucos acreditam que a equipa de Marcel Keiser ainda se possa intrometer na luta pelo título. Mas, a verdade é que desde que retirou pressão de cima, e o calendário acalmou, o Sporting tem voltado, aos poucos, a ser aquela equipa ofensiva, e mais fiel ao seu “adn” a quando da chegada do treinador holandês. Nesta 26ª jornada recebe o Santa Clara e o objectivo será vencer, fazer a sua parte, e esperar quiçá por novo deslize dos rivais que estão na sua frente. O Santa Clara continua em zona segura, e todo o ponto que conseguir conquistar em Alvalade será muito importante para as suas aspirações, nesta Liga NOS.

O Sporting está no 4º lugar da Liga NOS, com 52 pontos somados. Está a 8 de Benfica e FC Porto e apenas a 3 do 3º classificado, o Sporting de Braga. O ciclo dos leões volta a ser promissor com 4 vitórias e 1 empate. Nas duas últimas jornadas conseguiu vencer o Portimonense (3-1) e o Boavista (1-2), sendo que apenas o jogo na Madeira quebrou a forte tendência que a equipa tem tido para o over 2.5 golos. Bruno Fernandes voltou a ser o motor da equipa, e além do que faz jogar, o médio internacional português decide com golos. Marcou de grande penalidade contra o Portimonense, o golo da tranquilidade, e no Bessa foi dele o golo que conferiu a vitória aos leões. A equipa leonina sabe que as hipóteses de se recolocar na luta pelo título são escassas, mas fazendo o seu trabalho, e contando com os deslizes de FC Porto e Benfica, este Sporting poderá ganhar nova esperança.

Quando Marcel Keiser chegou ao Sporting, rapidamente se percebeu a forma como os leões iriam jogar. Um futebol de muita qualidade ofensiva, com processos simples, mas em que a solidez defensiva era o reverso da medalha. Vários foram os jogos que o Sporting venceu e que precisou de marcar 2 ou mais golos, para conquistar os três pontos. Os leões eram uma equipa talhada para proporcionar jogos de muitos golos, e isso manteve-se até Marcel Keiser perceber melhor o panorama do futebol nacional. Chegaram os jogos de maior grau de exigência, e o técnico holandês começou a ser mais prudente e pragmático. No entanto, percebia-se que essa nova abordagem seria arriscada. Primeiro, devido a ser um estilo diferente daquele que Markel Keiser preconiza, e como tal notavam-se que apesar da equipa ser mais prudente, os processos defensivos não estavam ao mesmo nível do ataque.

Os leões continuavam permeáveis defensivamente, com excepção do jogo com o FC Porto (0-0), mas a verdade é que isso fazia retrair o poderio ofensivo, e isso trouxe naturalmente resultados negativos. Perdeu (1-0) em Guimarães, (2-1) em Tondela, empatou com FC Porto por duas vezes, outra com o Sporting de Braga, e apesar de ter ganho a Taça da Liga, de pouco mais valeu tal abordagem. Também com a eliminação da Liga Europa, o calendário do Sporting começou a dar tréguas, e hoje nota-se uma equipa mais capaz fisicamente, e sem pressão, voltou a desenvolver um bom futebol.

Onze Provável: Renan Ribeiro – Ristowski, Coates Ilori e Borja – Doumbia, Wendel e Bruno Fernandes, Acuña, Raphinha e Bas Dost

Liga NOSO Santa Clara tem vindo a recuperar de um ciclo muito negativo que atravessou durante o mercado de inverno. A equipa açoriana foi uma das sensações da Liga NOS, durante a primeira volta, pautando-se por ser um conjunto com um boa ideia de jogo, um futebol positivo, e com facilidade em marcar golos. No entanto, o plantel é curto, e quando perdeu jogadores importantes, como o seu melhor marcador, Fernando Andrade, e também Rashid, a equipa começou a cair de produção. Os resultados negativos acumulavam-se e a equipa tinha perdido muito do seu “adn”, sobretudo na capacidade de fazer golos.

No entanto, João Henriques conseguiu voltar a equilibrar a equipa voltou a responder, vencendo 3 dos últimos 6 jogos, onde apenas perdeu 1 encontro (no terreno do Boavista). As duas vitórias consecutivas, primeiro no terreno do Rio Ave (1-2), e depois em casa, com o Nacional (2-0), faziam antever o regresso do melhor Santa Clara.  Mas, tal regresso foi adiado com duas jornadas consecutivas em que a equipa não conseguiu fazer qualquer golos, embora também não tivesse sofrido. Ou seja, nestes dois últimos jogos viu-se um Santa Clara completamente atípico, ou se quisermos em contraste, com aquilo que vinha a fazer desde o início de época. Mas, percebe-se que neste momento caminhamos para o final do campeonato, e na situação em que o Santa Clara está, pontuar é sempre bom, e a equipa não precisa expor-se tanto na procura da vitória.

Estando 8 pontos acima da linha de despromoção, e tendo em conta as dificuldades que Tondela, Chaves e Feirense atravessam, todo e qualquer ponto que o Santa Clara consiga no Estádio José de Alvalade será sempre muito importante.

Onze Provável: Marco – Patrick, César, Fábio Cardoso e Mamadu – Kaio, Chrien e Francisco Ramos – Zé Manuel, Ukra e Schettine

O Sporting é naturalmente favorito a vencer este jogo. A equipa está novamente em melhor forma, tem uma condição física melhor, e há jogadores em grande forma como é o caso de Bruno Fernandes. Ora, mas isso também é o que as casas de apostas antevêem, e por isso não existe qualquer valor na vitória do Sporting, aliás nem no handicap (-1.5) que cota apenas a 1.57, até porque o Santa Clara já provou em Braga, nos jogos com FC Porto e Benfica, em casa, e em Vila do Conde e em Moreira de Cónegos, que não é uma equipa fácil de bater. Além disso, a capacidade do Santa Clara fazer golo seria ainda outro contra para o Sporting poder cumprir o handicap.

Assim, o mercado que considero mais atrativo é o de golos, mas no caso de conciliar com a vitória do Sporting. Com a Bet.pt a pagar 1.71 pela aposta: Vitória do Sporting e mais de 2.5 golos, considero a aposta de melhor valor para este jogo.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Sporting e mais de 2.5 golos 1.71 Bet.pt
sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

Santa Clara logo
Santa Clara
  • País: Portugal
  • Estádio: São Miguel
  • Cidade: Ponta Delgada
  • Fundação: 1927

Ver ficha completa

Duarte Pinto
  • Próg. realizados 120
  • Média Odds usadas 1.75
  • Próg. certos 64
  • Próg. errados 50
comments powered by Disqus

Últimos jogos