Menu
LaLiga 24ª Jornada

Sporting Gijón – Rayo Vallecano (Liga BBVA)

A jornada vinte e quatro da Liga espanhola abre com um duelo entre duas equipas que lutam pela manutenção, décimo sexto e décimo quinto classificados, separados apenas por um ponto. Não será um encontro decisivo no sentido em que quem ganhe fica a salvo e quem perca fique arrumado. Mas cada ponto conta e o próximo mês e meio vai definir muita coisa. O Rayo Vallecano de Paco Jémez já nos habituou a segundas voltas espetaculares para se manter na primeira divisão. Mas o Sporting Gijón parece estar a seguir a mesma receita e também não perde há três jornadas. Luta-se muito nesta secção da tabela, o que dá boas partidas de futebol.

Na temporada passada o Sporting Gijón foi tão além das expetativas que acabou por subir ao primeiro escalão de Espanha. Não era esse o objetivo, à partida, mas foi o que Abelardo Hernández operou com os seus homens. A equipa que vinha da Segunda manteve-se praticamente inalterada, pelo que eram de esperar grandes dificuldades para se manterem à tona da água. E sem dúvida, o grupo passou por momentos complicados no processo de adaptação à Liga BBVA. Mas tudo indica que o pior possa ter ficado para trás das costas. Os Rojiblancos não perdem há três jogos e estão na décima sexta posição da tabela, com vinte e dois pontos. São dois de separação para a zona de despromoção. Aplicaram uma surpreendente goleada na receção à Real Sociedad (5-1) e foram vencer também ao Mestalla, com um golo isolado de grande penalidade. No passado sábado dividiram os pontos com o Deportivo da Corunha (1-1), no El Molinón. O treinador Rojiblanco não poupou elogios aos seus homens, dizendo que a equipa até jogou melhor do que em Valência. Ainda que tenha feito alguma rotação, para descansar elementos bastante desgastados como Ndi, Carmona e Sanabria, o conjunto esteve muito bem no posicionamento e na solidez defensiva.

O próximo mês e meio será determinante para o futuro da equipa. O Sporting enfrentará neste trecho pelo menos cinco concorrentes diretos à permanência: Rayo, Betis, Espanyol, Granada e Levante.

Bernardo é o único lesionado do plantel Rojiblanco.

Onze Provável: Cuéllar – Vranjes, Luis Hernández, Meré, Isma López – Rachid, Álvarez – Carmona, Ndi, Jony – Guerrero.

Liga BBVAA questão do próximo mês e meio aplica-se, quase a papel químico, para o Rayo Vallecano. Os adversários são praticamente os mesmo – Gijón, Betis, Espanyol, Granada e Getafe – provando que isto não será decidido numa partida em particular. Ficará a salvo quem conseguir maior regularidade e perder o menor número de pontos neste período.

Pode-se dizer que o clube liderado por Paco Jémez podia organizar workshops sobre “Como fugir à zona de despromoção na segunda volta”. É algo que têm vindo a praticar afincadamente nos últimos anos. Como o treinador do Rayo referiu, equipas como a sua e a de Abelardo, com orçamentos muitíssimo limitados, fazem verdadeiros milagres para se manter entre a elite do futebol espanhol. Têm que compensar a falta de recursos com garra e personalidade.

O Rayo não perde há pouco mais de um mês para o campeonato espanhol. Averbou empates com Valência e Deportivo da Corunha, ambos fora e por 2-2, e venceu em casa o Celta de Vigo (3-0) e o Las Palmas (2-0).

Um dos reforços de inverno – Iturra – estreia-se nesta convocatória e deve ser mesmo titular. Também o jovem Jony Montiel, de dezoito anos, foi pela primeira vez chamado por Jémez. Nacho Martínez regressa depois de ter sido poupado no último jogo. Aos lesionados Cobeño, Ebert, Rat e Toño juntam-se, na lista de indisponíveis, Zé Castro, por doença, e Javi Gerra, por queixas no joelho.

Onze Provável: Juan Carlos – Quini, Tito, Llorente, Nacho – Iturra, Trashorras – Pablo Hernández, Jozabel, Bebé – Miky.

Rayo Vallecano 2-1 Sporting Gijón Liga BBVA 15/16
Sporting Gijón 2-1 Rayo Vallecano Liga BBVA 11/12
Rayo Vallecano 1-3 Sporting Gijón Liga BBVA 11/12

Na primeira volta do campeonato o Rayo Vallecano venceu o jogo, em Vallecas.

Prognóstico Odd Casa Erro
Menos de 2.5 golos 1.95 Betrally
sporting gijon
Sporting Gijón
  • País: Espanha
  • Estádio: El Molinón
  • Cidade: Gijón
  • Fundação: 1905

Ver ficha completa

rayovallecano
Rayo Vallecano
  • País: Espanha
  • Estádio: Vallecas
  • Cidade: Madrid
  • Fundação: 1924

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1788
  • Média Odds usadas 2.22
  • Próg. certos 749
  • Próg. errados 1010
comments powered by Disqus

Últimos jogos