Menu
Primeira Liga 17ª Jornada

A Betclic oferece-te um bónus de25€ grátis para este jogo!

Sporting – FC Porto (Liga NOS)

O Estádio José de Alvalade acolhe o jogo grande da 17ª jornada, a última da primeira volta, na Liga NOS. Frente a frente dois dos maiores clubes portugueses, dois crónicos candidatos ao título, mas com níveis de pressão completamente diferentes. Os dragões têm uma boa margem pontual, e apesar de jogarem sempre para vencer, um empate poderá não ser um mau resultado, tendo em conta o enorme desgaste que a equipa apresenta. No entanto, a estrelinha de campeão tem estado presente, sobretudo nos últimos jogos deste ciclo soberbo de 18 vitórias consecutivas. Um must-win game para a equipa de Marcel Keiser que tem a difícil missão de travar a senda vitoriosa do FC Porto.

Marcel Keiser trouxe coisas diferentes ao futebol português, como referiu Sérgio Conceição. Este Sporting está muito diferente daquele que era orientado por José Peseiro, e no computo geral está bem melhor. Ofensivamente a equipa está com um nível muito elevado, com uma impressionante média acima de 3 golos por jogo. No entanto, se excluirmos as goleadas ao Qarabag, Vildemoinhos, Vorskla Poltava, Rio Ave e Feirense, todos jogos sem ser a conta para a Liga NOS, aí entra o primeiro dado importante a ter em conta – os jogos de maior grau de dificuldade não foram muitos.

Assim, se nos focarmos apenas nos jogos da Liga NOS, e naquels que foram de maior exigência, aí vêm ao de cima alguns problemas ainda não resolvidos na equipa leonina. A vitória em Vila do Conde foi mesmo a melhor resposta dos leões, atendendo ao grau  de exigência que o jogo encerrava. E aliás, nas deslocações a Guimarães e Tondela, os leões perderam mesmo os dois jogos, com resultados (1-0) e (2-1) respectivamente. Assim, a primeira grande dúvida reside precisamente nessa capacidade que a equipa de Marcel Keiser irá precisar para encarar o líder FC Porto.

Ou seja, num clássico, em jogos a este nível, os erros pagam-se caro, e o maior desafio dos leões passará por conseguir elevar muito mais a sua consistência defensiva, uma vez que no ataque, dificilmente a equipa não dará uma boa resposta.

Onze Provável: Renan Ribeiro – Bruno Gaspar, Coates, Mathieu e Jefferson – Gudelj, Wendel e Bruno Fernandes – Nani, Diaby e Bas Dost

Liga NOS

O FC Porto continua a somar a seguir o seu detino, rumo à renovação do título. São já 18 vitórias consecutivas, e a primeira expectativa é até quando poderá prolongar esta série triunfal, até porque o desgaste físico tem sido tremendo. Os dragões lideram a Liga NOS com 42 pontos, 5 de vantagem para o 2º classificado (o Sporting de Braga), 7 para o Benfica e 8 para o Sporting.

Os azuis e brancos apenas perderam pontos em 1 das 7 deslocações, precisamente no Estádio da Luz, e foi essa a última derrota, que marcou a recuperação categórica dos 18 jogos sempre a vencer. Também relevante é o facto da equipa sofrer muito poucos golos, na condição de visitante. Sofreu apenas 3 golos, sendo que 2 foi logo na 1ª deslocação, no terreno do Belenenses, e o outro golo sofrido foi no Estádio da Luz.

Esta solidez defensiva tem sido uma das torres mestras do sucesso dos dragões, onde depois lá na frente, Marega, Soares e Brahimi contribuem com 18 dos 34 golos apontados pelos dragões. Mas, essa senda vitoriosa deverá estar perto de chegar ao fim, pelo menos atendendo ao “limite” físico que a equipa tem evidenciado nos últimos jogos. Mesmo assim, a qualidade e a forma soberba da maior parte dos jogadores tem feito a diferença, e mesmo quando a exibição não consegue ser a melhor, acaba quase sempre por alguém resolver. Para este encontro, Sérgio Conceição apenas não pode contar com Bruno Costa, Octávio e Aboubakar.

Onze Provável: Casillas – Maxi Pereira, Felipe, Militão e Alex Telles – Danilo Pereira, Herrera, Sérgio Oliveira, Brahimi, Marega – Soares

A primeira dúvida será como Sérgio Conceição irá organizar o seu 11, uma vez que a opção tem sido quase sempre o 4-4-2, com Marega e Soares, mas este jogo exige um reforço do meio campo, ainda por cima com o desgaste que a equipa tem tido. Assim, acredito que Sérgio Oliveira, ou Óliver deva integrar o onze dando maior robustez ao meio campo, sobretudo na recuperação de bola, e no “controlo” a Bruno Fernandes.

Ora, olhando para este jogo, vejo duas equipas muito díspares. O ataque do Sporting é realmente muito bom, e com o regresso de Bas Dost será uma forte ameaça à baliza dos dragões. No entanto, a primeira aposta que via como de valor era o handicap nulo para o FC Porto, uma vez que considero a equipa azul e branca muito mais homogénea e preparada para este embate. Marcek Keiser não tem ainda experiência em clássicos, e nos jogos de maior dificuldade vacilou. Com os leões a continuarem permeáveis defensivamente, as hipóteses de vitória caem drasticamente. Mas, o handicap (0) já está a 1.54, e a essa odd, para mim não tem valor.

Assim, vou continuar a procurar valor no que o FC Porto pode fazer, e os dragões deverão chegar ao golo. A equipa de Marcel Keiser terá de assumir mais riscos, expor-se mais, e isso poderá trazer boas oportunidades de golo para os dragões, que mesmo em condições normais é difícil ficarem em branco. Mas, com o regresso de Bas Dost, este Sporting não terá nada a ver com o que se apresentou em Tondela. Assim, com o golo de ambas equipas a 1.74, essa será a minha aposta para o clássico, no mercado de golos.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas Equipas Marcam 1.74 Betclic
sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Duarte Pinto
  • Próg. realizados 161
  • Média Odds usadas 1.75
  • Próg. certos 88
  • Próg. errados 68
comments powered by Disqus

Últimos jogos