Menu
  • 16 março
  • 19:15
  • Bet365

Sporting – FC Porto (Liga ZON Sagres)

Para muitos este é o encontro que poderá decidir qual das equipas terá entrada direta na Liga dos Campeões da próxima temporada. Na verdade, Sporting e FC Porto têm feito temporadas muito parecidas, com ambas as equipas a manterem a ambição de lutar com o Benfica pelo título nacional, mas também a apresentar períodos de menor capacidade concretizadora das oportunidades criadas. Digamos que se para os portistas, esta é uma temporada de decréscimo de qualidade em relação ao passado, e daí a preocupação que rodeou a equipa nestes últimos meses, culminando na saída de Paulo Fonseca do comando técnico, para os leões este será um primeiro ano de caminhada de regresso ao convívio com os outros dois grandes na perseguição dos títulos. Com as forças e as fragilidades apresentadas por cada conjunto, o clássico de domingo parece que poderá mesmo ser decisivo no que toca à arrumação das duas equipas no segundo e terceiro lugares, independentemente de futuros feitos.

O Sporting chega a este encontro depois de uma semana onde a polémica lançou para fora da atenção o trabalho da equipa. As queixas sobre arbitragens e os anúncios de intenções em relação aos árbitros parece ter deixado de lado que, no fundo, e tal como disse Leonardo Jardim, só jogando melhor se pode fugir do alcance dos erros dos árbitros. E é isso que tem faltado ao Sporting, essa agressividade de fechar o jogo. Sem ter ganho nenhum dos confrontos com os outros dois grandes na presente temporada, o jogo deste domingo surge como uma última oportunidade para a equipa de Leonardo Jardim sublinhar o seu crescimento. O empate em Setúbal ficou para trás e as experiências com o meio-campo composto por Magrão e Adrien também. Durante estes dias, o técnico madeirense terá pensado e repensado a melhor forma de enfrentar um FC Porto que chega mais forte do que nunca, neste ano, com a entrada de Luís Castro. Tendo em conta experiências anteriores, a solução de Jardim deverá passar por entrar com uma equipa mais ofensiva, de forma a tentar conquistar o meio-campo aos Dragões. William Carvalho e Adrien são figuras mais do que seguras na equipa, ficando a dúvida se André Martins poderá regressar ao lugar que tem sido seu ou se será Carlos Mané a aparecer nas costas do ponta-de-lança, perturbando assim a ação de Fernando. Outra das dúvidas prende-se com a utilização de Montero ou Slimani, ou mesmo os dois jogadores, na frente de ataque. Slimani tem marcado pontos com os golos somados, mas o colombiano poderá servir melhor os intentos da sua equipa, ficando o argelino como reserva para uma possível mexida durante o encontro. Maurício, suspenso, dará o seu lugar a Eric Dier no centro da defesa.

Onze provável: Rui Patrício – Cédric, Eric Dier, Marcos Rojo, Jefferson – Adrien, William Carvalho, Carlos Mané – Wilson Eduardo, Montero, Héldon.

Liga ZON SagresExiste, sem sombra de dúvidas, um FC Porto antes e depois da saída de Paulo Fonseca. E analisados que estão todos os altos e baixos da passagem do antigo treinador do Paços de Ferreira pelo Dragão, o que Luís Castro conseguiu devolver, quase instantaneamente, à equipa, foi uma espécie de viagem no tempo. O estilo de Luís Castro encaixa, na perfeição, no quadro deixado por André Villas-Boas e, sobretudo, Vítor Pereira. O que ficou demonstrado nas duas partidas disputadas pelos Dragões sob a liderança do novo técnico é que o decréscimo de qualidade do plantel não explicava tudo. Havia uma forma de jogar a que o núcleo-duro dos jogadores estava habituado e, tentar quebrar com isso, foi tendo um peso demasiado desgastante para a equipa. Assim, com o meio-campo arrumado com as peças que melhor parecem compor as necessidades da equipa, e respondendo também às que são as qualidades do plantel, o FC Porto apresenta-se em Alvalade com a confiança das vitórias frente ao Arouca e ao Nápoles. Será que isso é suficiente para tornar o FC Porto favorito frente ao Sporting? Provavelmente não. O Porto tem agora uma solução para as suas dificuldades, mas enfrentará uma equipa que tem muito mais trabalho no que toca à leitura do jogo e à resposta a diferentes situações. Isso será uma desvantagem à qual Luís Castro deverá responder com o génio de Ricardo Quaresma. Muito do que poderão alcançar os Dragões nesta partida acabará por passar, a bem e a mal, pelos pés do Mustang.

Onze provável: Helton – Danilo, Mangala, Abdoulaye, Alex Sandro – Defour, Fernando, Carlos Eduardo – Varela, Jackson Martínez, Ricardo Quaresma.

Os Leões não ganham uma partida frente ao FC Porto desde 2010, quando, na Liga, bateram os Dragões por 3 a 0.

Sporting 0-0 FC Porto  Taça da Liga 2013/14
FC Porto 3-1 Sporting  Liga ZON Sagres 13/14
Sporting 0-0 FC Porto  Liga ZON Sagres 12/13
FC Porto 2-0 Sporting  Liga ZON Sagres 12/13
FC Porto 2-0 Sporting  Liga ZON Sagres 11/12
Sporting 0-0 FC Porto  Liga ZON Sagres 11/12
FC Porto 3-2 Sporting  Liga ZON Sagres 10/11
Sporting 1-1 FC Porto  Liga ZON Sagres 10/11
Sporting 3-0 FC Porto  Liga Sagres 09/10
FC Porto 5-2 Sporting  Taça Portugal 09/10

Esta é uma oportunidade para o Sporting fazer valer as suas qualidades e o trabalho realizado por Leonardo Jardim durante a presente temporada. O FC Porto está mais forte do que há duas semanas, mas não guarda segredos para este encontro. O Sporting poderá procurar várias formas de chegar à baliza de Helton. Com um ataque inspirado, poderão os Leões somar os três pontos e reservar o segundo lugar para si.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Sporting 3.10 Bet365
sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2880
  • Média Odds usadas 2.15
  • Próg. certos 1352
  • Próg. errados 1488
comments powered by Disqus

Últimos jogos