Menu

Sporting – CSKA Moscovo (Liga dos Campeões)

Foi em 2005 que o Sporting recebeu o CSKA de Moscovo na final da Liga Europa, realizada em pleno estádio de Alvalade, e sofreu uma das suas derrotas mais humilhantes, deixando fugir o título europeu para os russos. Dez anos depois, os russos estão de volta e o Sporting parece, desta vez, estar preparado para servir a frio a vingança, saindo deste confronto com um bilhete para os milhões da Liga dos Campeões. O CSKA chega com a sua temporada mais desenvolvida, em melhor momento de forma, mas a confiança dos Leões tem tudo para estar em alta com a forma como os métodos de Jorge Jesus vão sendo assimilados em Alvalade.

Pouco interessa que as duas vitórias alcançadas pelo Sporting na presente temporada tenham sido pela margem mínima. O que conta para Jorge Jesus é que as vitórias colocaram a equipa exatamente onde ele queria, confiante nas suas dinâmicas e recursos, crente que as soluções preparadas pelo técnico levarão ao sucesso. Isso parece ser claro na forma como o clube vai anunciando renovações, percebendo-se que jogadores que pensaram em sair estão agora motivados para lutar por títulos vestidos de verde e branco. O sorteio não terá sido o mais favorável para o Sporting, colocando no seu caminho o CSKA de Moscovo. Mas o facto de ser uma oportunidade para que os Leões combatam uma das desilusões do seu passado parece ajudar à construção da narrativa da renovação daquilo que é o Sporting. O onze de Jesus está encontrado e parece muito pouco provável que o técnico opte por mexer na equipa titular. Bryan Ruiz ainda procura a sua melhor forma, mas já é, de longe, o jogador que, nas ideias, melhor compreende e cria a partir da cartilha do treinador, enquanto Teo Gutierrez está ameaçado por Montero mas deverá merecer a confiança para mais esta partida. Chegar cedo ao golo e tentar manter a linha defensiva coesa e capaz de impedir o ataque russo de marcar são os objetivos do Sporting para esta partida, sempre consciente de que tudo se decidirá em Moscovo.

Onze provável: Rui Patrício – João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo, Jefferson – Adrien, João Mário – A. Carrillo, Teo Gutierrez, Bryan Ruiz – Slimani.

Liga dos CampeõesO CSKA Moscovo ainda não perdeu esta temporada em jogos oficiais e viaja para Lisboa com o único objetivo de manter esse recorde intacto, sabendo que será por aí que melhor poderá alimentar a esperança de entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões. No campeonato, os moscovitas são líderes, com cinco vitórias em outros tantos encontros, enquanto na Liga dos Campeões jogaram já uma das rondas de qualificação, empatando em casa frente ao Sparta de Praga, por dois golos, para depois vencer em Praga por 2-3. Esses encontros deixaram a claro a capacidade ofensiva do CSKA, muito centrada na criatividade de elementos como Tosic, Dzagoev ou Musa, mas também deixou a claro que, defensivamente, com um quarteto onde se identificam, no corredor central, os veteranos V. Berezutski e Ignashevich, a equipa também acabar por ceder muitos espaços para as ações ofensivas dos adversários. Será entre a qualidade e as fragilidades das duas equipas que este jogo se disputará, sabendo os russos que entrar em Alvalade com o pé atrás poderá acabar por ser bastante contra-producente para os seus intentos.

Onze provável: Akinfeev – Mário Fernandes, V. Berezutski, Ignashevich, Nababkin – Natcho, Wernbloom – Tosic, Eremenko, Dzagoev – Musa.

A única vez que estas duas equipas se cruzaram foi na fatídica noite, para os Leões, de 18 de maio de 2005, quando o CSKA de Moscovo veio a Lisboa vencer a Liga Europa. O treinador do Sporting já disse que este jogo nada tem que ver com esse outro, mas para os adeptos, é difícil desligar a memória dessa noite.

O Sporting entra como favorito à vitória numa partida onde o equilíbrio será a principal nota e em que qualquer erro poderá ser fatal para as aspirações de cada uma das equipas.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Sporting 1.91 Dhoze
sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

cska moscovo
CSKA de Moscovo
  • País: Rússia
  • Estádio: Arena Khimki
  • Cidade: Moscovo
  • Fundação: 1911

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2887
  • Média Odds usadas 2.15
  • Próg. certos 1353
  • Próg. errados 1494
comments powered by Disqus

Últimos jogos