Menu

Sporting CP – Vitória de Setúbal (Liga NOS)

O Sporting CP e o Vitória de Setúbal medem forças este sábado no Estádio José Alvado XXI, em Lisboa, num embate a contar para a 33ª jornada da Liga NOS. A equipa da casa tem estado melhor semana após semana, e neste que será o seu último jogo em casa esta temporada, não deverá perder oportunidade de continuar a colocar pressão ao líder Benfica nesta recta final da época. Já o Vitória de Setúbal apresenta-se muito vulnerável, visto que não venceu nenhum dos últimos 13 embates consecutivos, precisando ainda de somar 1 ponto para carimbar a manutenção.

Sporting CP ocupa então o 2º lugar na tabela de classificação geral com 80 pontos, fruto de 25 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, com parciais de 70 golos marcados e 21 golos sofridos. Sem qualquer perigo de perder esta 2ª posição, uma vez que tem já 13 pontos de vantagem sobre o 3º classificado FC Porto, os Leões focam-se em não largar o líder Benfica na corrida pelo título, encontrando-se apenas 2 pontos atrás, sendo que o mínimo deslize dos Encarnados irá entregar o título de campeão a este Sporting CP. Este conjunto orientado por Jorge Jesus chega aqui em grande forma, numa serie de 7 vitórias consecutivas no campeonato português, apresentando-se melhores de jogo para jogo e, à parte do Moreirense na 30ª jornada, tem vencido todos os adversários com alguma facilidade. Os Leões parecem ter abdicado de todas as competições de que faziam parte, como a Taça da Liga Portuguesa, Taça de Portugal e Liga Europa, com intuito de concentrarem especialmente em vencer o campeonato português, algo que não fazem desde a temporada de 2001/02, no entanto, este plano não correu como esperado, visto que saírem derrotados na 25ª jornada pelo Benfica, perderam a liderança e nunca mais a conseguiram apanhar, estando dependentes de um deslize dos Encarnados.

Motivados com a vitória da última jornada no Estádio do Dragão, onde venceram o FC Porto por 1-3, os Leões têm agora pela frente um Vitória de Setúbal que golearam por 0-6 na primeira volta do campeonato, e tendo em conta que enfrentam uma das piores defesas da Liga NOS, estes têm tudo para continuarem a colocar pressão ao líder Benfica. Em apenas 2 jogos dos últimos 7 existiram menos de 3 golos, sendo que apenas nos últimos 3 embates disputados no seu reduto, os pupilos de Jorge Jesus marcaram 10 golos, sofrendo apenas 2. No total, em todos os 16 confrontos disputados em casa para o campeonato português, os Leões venceram em 12 ocasiões, tendo empatado 3 vezes e perdido o restante jogo, marcando 34 golos e sofrendo 12 no processo. O conjunto leonino tem então demonstrado um bom registo ofensivo, e frente a um adversário como este que conta com várias dificuldades defensivas, o matador Slimani poderá estar diante de mais uma noite em que poderá fazer das suas. O argelino voltou aos golos com regularidade e é o 2º melhor marcador do campeonato com 26 golos marcados.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Sporting CP apresenta um histórico de 5 vitórias. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-5 em terreno do Arouca. Seguiu-se uma vitória por 3-1 na recepção ao Marítimo, uma vitória por 0-1 em terreno do Moreirense, uma vitória por 2-0 na recepção à União da Madeira, e na última jornada, uma vitória por 1-3 em terreno do FC Porto. Ao que tudo indica, o técnico Jorge Jesus conta com 100% do seu plantel disponível para este jogo.

Onze Provável: Patrício – Schelotto, Semedo, Coates e Zeegellar – Adrien Silva, Carvalho, João Mário e Ruiz – Gutiérrez e Slimani.

Liga NOSVitória de Setúbal, por sua vez, ocupa o 15º lugar com os mesmos 29 pontos que o 16º classificado União da Madeira, fruto de 6 vitórias, 11 empates e 15 derrotas, com parciais de 40 golos marcados e 56 golos sofridos. Os Sadinos, que ainda na 15ª jornada do campeonato ocupavam o 5º lugar de acesso à Liga Europa, na tabela de classificação geral, estão agora com apenas 4 pontos de segurança em relação à zona de relegação, o que os obriga a somar, pelo menos, 1 ponto e um dos dois restantes jogos desta temporada, de forma a conseguirem carimbar a manutenção.

Sem vencer nenhum dos últimos 13 embates consecutivos, e somando apenas 1 empate e 8 derrotas nos últimos 9 encontros, este conjunto aos comandos de Quim Machado atravessa então um péssimo momento na Liga NOS, e mesmo não tendo qualquer outra competição com que se preocupar, o técnico português parece estar a ter grandes dificuldades em colmatar todas as fragilidades da equipa, que curiosamente entrou nesta má fase desde que Suk saiu para o FC Porto. Os Sadinos somaram 1 ponto a mais a actuar fora de portas do que no seu território, contudo, desde o início do ano 2016 que estes não venceram nenhum dos 9 embates disputados no campeonato português, somando 2 empates e 7 derrotas, e marcando apenas 9 golos enquanto que sofreram 21.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Vitória de Setúbal apresenta um histórico de 1 empate e 4 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 2-2 em terreno da União da Madeira. Seguiu-se uma derrota por 0-1 na recepção ao Belenenses, uma derrota por 2-1 em terreno do Benfica, uma derrota por 0-1 na recepção ao Tondela, e na última jornada, uma derrota por 3-2 em terreno do SC Braga. Diego, lesionado, e Costinha, castigado, são baixas confirmadas.

Onze Provável: Nunes – Gorupec, Valente, Venâncio, William Alves e Pinto – Pacheco, Tavares, Arnold e Makuszewski – Vasco Costa.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Sporting venceu 5 embates, tendo empatado 2, e o Vitória de Setúbal vencido 1.

V. Setúbal 0-6 Sporting
Liga NOS 2015/16
V. Setúbal 1-2 Sporting
Liga NOS 2014/15
Sporting
1-1
V. Setúbal
Taça da Liga 2014/15
Sporting 3-0 V. Setúbal
Liga NOS 2014/15
V. Setúbal 2-2 Sporting
Liga 2013/14
Sporting 4-0 V. Setúbal
Liga 2013/14
Sporting 2-1 V. Setúbal
Liga ZON Sagres 2012/13
V. Setúbal 2-1 Sporting
Liga ZON Sagres 2012/13

Neste último encontro da temporada no Estádio José Alvalade XXI, devemos contar com um Sporting a brilhar pela última vez no seu terreno diante dos adeptos, sendo de esperar um bom espetáculo de futebol e que os Leões continuem com a grande forma que têm vindo a demonstrar. Com um Sporting bastante motivado e a marcar muitos golos, e com um Vitória de Setúbal muito desmoralizado e a apresentar dificuldades no sector defensivo, antevê-se um jogo onde o Sporting consiga vencer por uma margem confortável.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Sporting: mais 2.5 Golos 1.54 Betrally
sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

vitoriasetubal
Vitória de Setúbal
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Bonfim
  • Cidade: Setúbal
  • Fundação: 1910

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 2006
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1041
  • Próg. errados 859
comments powered by Disqus

Últimos jogos