Menu

Sporting CP – Vitória de Guimarães (Liga NOS)

Após ter deixado dois pontos no Bessa, o Sporting quer voltar às vitórias na Liga NOS. Com escala em Istambul na pretérita quinta-feira para defrontar o Besiktas em jogo relativo à fase de grupos da Liga Europa, os “leões” recebem o Vitória Sport Clube em Alvalade, formação que se encontra de orgulho ferido. É que na jornada anterior, em encontro que marcou a estreia de Sérgio Conceição à frente do Vitória, os vimaranenenses saíram derrotados do “derby” minhoto diante do SC Braga.

Viu o FC Porto escorregar na deslocação a Moreira de Cónegos mas foi incapaz de somar os três pontos no Bessa e, consequentemente, garantir a ascensão ao topo da tabela classificativa a título isolado. O empate a zero permitiu, no entanto, ao bicampeão nacional Benfica encurtar distâncias. O Sporting, que entrará em campo já conhecedor dos resultados dos outros “dois grandes”, – e também dos eleitorais em domingo de sufrágio – tem o jogo ideal para regressar aos triunfos. Joga em Alvalade, reduto no qual ainda ninguém foi capaz de vencer os leões na atual temporada. Depois de um assalto à liderança falhado e um empate que agrava a posição do “leão” na Liga Europa, espera-se uma resposta positiva dos comandados de Jorge Jesus nesta partida.

A única ausência na equipa leonina é mesmo André Carrillo, que se encontra sob alçada disciplinar num caso que tem feito correr muita tinta. De resto, não é expectável que sejam promovidas alterações significativas face ao que tem sido recorrentemente apresentado por Jorge Jesus no campeonato. Tanto do ponto de vista estrutural, como em termos de opções. O 4x4x2 deverá manter-se com Montero e Slimani na frente, relegando Teo Gutiérrez, titular na Turquia, para o banco. Ciente da estratégia que os vimaranenses poderão adoptar para encarar esta deslocação a Alvalade, Jorge Jesus referiu em antevisão que está à espera de uma equipa que defenderá bem, imprimirá agressividade no respetivo jogo e procurará explorar em contra-ataque.

Onze Provável: Rui Patrício – Esgaio, Tobias, Naldo, Jefferson – Adrien, João Mário, Gelson, Bryan Ruiz – Slimani, Montero.

Liga NOSNão há nada pior para um vitoriano que perder para o eterno rival, o SC Braga. Mas foi isso mesmo que aconteceu na passada jornada, em jogo disputado no D. Afonso Henriques. Um tento solitário do internacional português Rafa permitiu aos bracarenses levarem os três pontos para a “cidade dos Arcebispos”. Curiosamente, este encontro marcou a estreia de Sérgio Conceição, técnico que orientou os bracarenses na anterior temporada. A sua contratação revestiu-se de alguma polémica. Os adeptos olham para o treinador e respetivo passado recente com alguma apreensão. A derrota na estreia em nada beneficia Conceição.

Com apenas uma vitória neste início de Liga NOS, a estadia de Armando Evangelista à frente da equipa foi curta. Além doa arranque modesto a nível de campeonato, também o facto de ter falhado o acesso à fase de grupos da Liga Europa condicionou o técnico, fortemente criticado que acabou mesmo por ser “sacrificado” em função do mau momento da equipa. De facto, o VSC produziu muito pouco futebol sob alçada de Evangelista, pelo que a direção optou por uma “chicotada psicológica” para tentar fazer com que a equipa suba de produção e não perca mais terreno. Seis pontos em seis jogos é algo manifestamente curto. No “derby” minhoto frente ao SC Braga, a verdade é que já foi possível ver alguma qualidade de jogo na equipa do Vitória. Há qualidade para potenciar e com Conceição uma coisa é certa: Teremos uma equipa aguerrida, agressiva e que presumivelmente voltará a ser muito difícil de bater a jogar em casa. Na abordagem a este jogo, deixou claro que vai a Alvalade à procura dos três pontos, e quão importante seria. O Vitória precisa de triunfar como de “pão para a boca”, sobretudo depois da mudança no comando.

Onze Provável: Douglas – Bruno Gaspar, João Afonso, Josué, Dalbert – Bouba Saré, Cafú, Montoya – Valente, Tozé, Tomané.

Na última partida disputada em Alvalade, a vitória diante do Nacional surgiu tarde, à passagem do minuto 86. Neste jogo, também se espera que o Vitória SC seja capaz de suster as investidas leoninas. O jogo deverá ficar mais “partido” na segunda parte, altura em que provavelmente surgirão mais golos. Em relação ao registo recente de confrontos, sublinhe-se que o Sporting levou a melhor nos dois duelos frente ao Vitória inseridos na última época.

Prognóstico Odd Casa
0.00
Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1569
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 814
  • Próg. errados 679
comments powered by Disqus