Menu

Sporting CP – Légia de Varsóvia (Liga dos Campeões)

O estádio de Alvalade engalanar-se-á para receber o primeiro encontro da Liga dos Campeões 2016/17. O Sporting recebe o Légia de Varsóvia na segunda jornada da fase de grupos e ambiciona conquistar a primeira vitória na atual edição da prova. Para o campeão polaco, a visita a Lisboa assinala o início de um novo ciclo sob as ordens de Jacek Magiera.

Em noite de estreia, o “Leão” mostrou as garras na visita ao Santiago Bernabéu. Os golos de Cristiano Ronaldo (89′) e Álvaro Morata (90+4′) impediram que o Sporting abandonasse a capital espanhola com um resultado histórico, mas não apagaram uma exibição que impressionou pela organização táctica patenteada durante praticamente todo o encontro. O Sporting deu-se bem com o estatuto de “outsider”, factor importante atendendo a dois dos adverários que tem pela frente neste grupo F, mas a turma de Alvalade prepara-se para assumir um perfil distinto na receção ao Légia de Varsóvia, mais próximo da identidade que costuma revelar nos jogos do campeonato. No plano teórico, a receção ao campeão polaco é o desafio mais acessível nesta fase de grupos da Liga dos Campeões e o Sporting está ciente de que vencer é essencial, até porque o terceiro lugar do grupo dá acesso aos 16 avos da Liga Europa.

No embate inaugural frente ao Borussia Dortmund, em Varsóvia, o Legia cedeu a iniciativa ao adversário e teve apenas 34 por cento de posse de bola. Em Alvalade, é expectável que a formação polaca permita que o adversário assuma o jogo, tentando pressionar com critério e aproximar as linhas no seu 1x4x3x3 que em momentos defensivo se torna um 1x4x4x1x1, com Langil a baixar no terreno para dar força à linha intermediária. Na máxima força para este embate com o Legia de Varsóvia, o Sporting quererá fazer valer o virtuosismo dos extremos Gelson Martins e Joel Campbell – presumivelmente titulares -, as trocas de Bryan Ruiz e sobretudo a capacidade de Bas Dost no jogo aéreo, até porque o adversário revelou dificuldades a esse nível no encontro com o Borussia Dortmund.

Onze Provável: Rui Patrício, João Pereira, Rúben Semedo, Coates, Jefferson, William Carvalho, Adrien Silva, Gelson Martins, Joel Campbell, Bryan Ruiz, Bas Dost

Liga dos CampeõesO Légia de Varsóvia estreou-se de uma forma muito pouco auspiciosa na atual edição da Liga dos Campeões, ao perder em casa com o Borussia Dortmund por seis golos sem resposta. O campeão polaco está a protagonizar um início de temporada terrível, com a entrada na Liga dos Campeões – o percurso do Legia começou na 3ª pré-eliminatória – a figurar como um oásis neste ciclo inicial. Na Ekstraklasa, principal escalão polaco, o Légia está na 14ª posição com 10 pontos ao cabo de outras tantas jornadas, contabilizando duas vitórias, quatro empates e o mesmo número de derrotas. A série de resultados negativos resultou no despedimento do albanês Besnik Hasi, treinador que tinha chegado ao clube no verão. A direção do Légia de Varsóvia prontificou-se a ocupar a vaga deixada, apresentando Jacek Magiera – estava ao serviço do Zaglebie Sosnowiecm – como novo treinador do clube no passado sábado. Jacek Magiera representou o Légia enquanto jogador durante quase uma década – 1997 a 2006 – e estrear-se-á no comando técnico da equipa esta terça-feira, em Alvalade. Sem tempo para trabalhar a equipa à sua imagem, o novo líder terá dedicado as sessões que pôde realizar para melhorar alguns aspectos em que a equipa tem falhado, nomeadamente nas bolas paradas defensivas. Sem vencer há quatro jogos, o Légia encara esta partida na sequência de um empate (0-0) no “derby” com o Wisla. Por muito que a mudança no comando técnico possa dar ânimo à equipa, é pouco provável que o emblema polaco regresse a casa com algo de positivo.

Onze Provável: Malarz, Berezynski, Czerwinski, Pazdan, Hlousek, Odjidja-Ofoe, Moulin, Jodlowiec, Langil, Kazaishvili, Prijovic

Sporting e Légia de Varsóvia defrontar-se-ão pela primeira vez em contexto de Liga dos Campeões. Na época 2011/12, mediram forças nos 16 avos da Liga Europa e a formação leonina avançou para a fase seguinte, graças a uma vitória em Alvalade (1-0) depois de um empate a dois na Polónia. O Sporting é favorito à conquista dos três pontos neste desafio e é expectável que consiga fazê-lo por uma margem superior a um golo.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap Asiático: Sporting -1 1.64 Betrally
sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

Légia de Varsóvia
Legia de Varsóvia
  • País: Polónia
  • Estádio: Pepsi Arena
  • Cidade: Varsóvia
  • Fundação: 1916

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1576
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 817
  • Próg. errados 680
comments powered by Disqus

Últimos jogos