Menu
Primeira Liga 3ª Jornada

Sporting CP – FC Porto (Liga NOS)

À terceira jornada Sporting CP e FC Porto protagonizam o primeiro clássico da temporada do futebol português. As entradas e saídas ainda dominam os dois planteis por estes dias e, supostamente, Jorge Jesus terá exigido manter Islam Slimani pelo menos até passar este compromisso. Do lado azul e branco há animação renovada com o triunfo sobre a Roma no play-off de acesso à Champions.

Dos três grandes do futebol português o plantel do Sporting CP é aquele que ainda está menos definido. Dito de outra forma, parece que definido está mas ainda não se concretizaram as mudanças com maior impacto, apesar de mais do que anunciadas. João Mário foi a Itália de jato privado para testes médicos e oficializar a transferência para o Inter de Milão, um folhetim que corria desde o Euro 2016. As questões do fair-play financeiro obrigam a alguma maleabilidade do negócio. De imediato os Leões encaixam dez milhões pelo empréstimo do médio mas no final da temporada o clube italiano tem que finalizar a compra acordada, o que significa mais trinta e cinco milhões. O mais provável que não seja opção para a receção aos azuis e brancos. Também Islam Slimani está de malas aviadas para o futebol britânico. Os jornais de sábado dizem que o visto de trabalho em Inglaterra já deu entrada e o destino mais provável é o West Brom Albion, embora o Leicester ainda não esteja descartado. Jorge Jesus exigiu que o avançado estivesse disponível para o clássico e assim será. Entretanto, as entradas. Joel Campbell, cedido pelo Arsenal, e André Sousa, que vem do Corinthians, já estão às ordens do treinador em Alvalade. Mas não serão os últimos a reforçar o setor ofensivo. O Sporting estará em negociações avançadas com o Wolfsburgo e Eitracht Frankfurt, respetivamente, para garantir os serviços de dois avançados holandeses: Bas Dost e Luc Castaignos.

Jorge Jesus confirmou que Jefferson não está em condições e ficará fora da convocatória para o clássico em Alvalade. Pode ser o todo-o-terreno Bruno César a fazer a posição. A confirmar-se a ausência de João Mário, o treinador sportinguista pode optar por estrear Joel Campbell.

Nas jornadas anteriores os Leões somaram duas vitórias: 2-0 em Alvalade, frente ao Marítimo, e 0-1 em Paços de Ferreria.

Onze Provável: Rui Patrício – João Pereira, Coates, Ruben Semedo, Bruno César – William Carvalho – Campbell, Adrien Silva, Bryan Ruiz – Alan Ruiz, Slimani.

Nuno Espírito Santo nLiga NOSão está preocupado com o facto da sua equipa ter de ir a Alvalade tão em cima da viagem a Roma. O treinador está convicto que para estes jogos grandes os jogadores têm uma motivação especial e as forças aparecem.

Na terça-feira o FC Porto garantiu o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, ao afastar a AS Roma com uma vitória por 0-3 na cidade eterna. Os Dragões demonstraram grande personalidade e querer para se manter na competição milionária, depois do empate a um da primeira mão do play-off. Os tiros nos pés dos guiallorrossi ajudaram, há que reconhecer. Na batalha o FC Porto perdeu uma peça-chave para as próximas seis semanas. Maxi Pereira já foi operado para resolver os danos provocados pela entrada destemperada de De Rossi.

Nas primeiras jornadas do campeonato os azuis e brancos foram vencer o Rio Ave a Vila do Conde (1-3) e bateram no Dragão o Estoril Praia (0-1), com golo de André Silva.

As implicações de jogar a pré-eliminatórias da Champions obrigaram a que o FC Porto tentasse resolver as questões de fundo do plantel o mais cedo possível. Felipe e Alex Telles chegaram para reforçar a defesa, embora ainda se fale na possibilidade de contratar um central mais experiente para completar o ramalhete. Otávio pegou de estaca e tem sido um dos esteios deste início de temporada. Continuamos sem saber onde para Brahimi e Aboubakar é para sair – há já conversações com o Besiktas nesse sentido. Esta semana foi tornada oficial a situação de Óliver Torres que, supostamente, se recusou a sair do Calderón se não fosse para o Porto. No negócio veio também Diogo Jota, emprestado pelos Colchoneros até ao fim da época. O treinador portista disse que o médio espanhol era uma hipótese em consideração para Alvalade.

Com a indisponibilidade de Maxi, Layún deve preencher a lacuna no lado direito da defesa.

Onze Provável: Casillas – Layún, Felipe, Marcano, Alex Telles – André André, Danilo, Herrera – Corona, André Silva, Otávio.

FC Porto 1-3 Sporting
Liga NOS 2015/16
Sporting 2-0 FC Porto
Liga NOS 2015/16
FC Porto 3-0 Sporting
Liga NOS 2014/15
FC Porto 1-3 Sporting
Taça Portugal 2014/15
Sporting 1-1 FC Porto
Liga NOS 2014/15

Desde 2008 que o FC Porto não vence em Alvalade, ano em que ganhou o jogo do campeonato (1-2) e o joga da Taça de Portugal (1-1, 4-5 nos penáltis).

Esta semana as duas equipas portuguesas ficaram a conhecer o que as espera na fase de grupos da Liga dos Campeões. O Sporting CP tem uma missão (quase) impossível, com adversários como o Real Madrid, Dortmund e Legia de Varsóvia. Ao FCP saiu o brinde, esperemos que não envenenado, de ficar no mesmo grupo que Leicester, Club Brugge e Copenhaga.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas Equipas Marcam 2.00 Betrally
sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1825
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 764
  • Próg. errados 1034
comments powered by Disqus

Últimos jogos