Menu
Primeira Liga 15ª Jornada

Sporting CP – FC Porto (Liga NOS)

Há muito tempo que um duelo entre Leões e Dragões não tinha tantos motivos de interesse. No sábado, Sporting e Porto dão o pontapé de saída no novo ano com um clássico em Alvalade que pode alterar o topo da Liga NOS. Segundo e primeiro, separados apenas por um ponto. E chegam aqui num estado curioso. A equipa de Jesus sofreu mossas recentes na forma quase avassaladora como se vinha a exibir desde o início da temporada, perdendo o primeiro lugar na jornada anterior. E o líder da classificação, ainda sem derrotas, não convence ninguém. Veremos o que isto dá.

É curioso o momento que os dois clubes atravessam quando se aproxima o Clássico em Alvalade. O Sporting CP de Jorge Jesus, que ainda não tinha perdido nas competições domésticas estreia-se a fazer em dezembro, logo de forma consecutiva. Primeiro foi a derrota na Taça de Portugal, em Braga (4-3 no prolongamento) e logo em seguida foram à Madeira perder com o União (1-0), um resultado que os fez perder a dianteira do campeonato português. Agora são segundos classificados, um ponto atrás do próximo adversário, o FC Porto. Se este embate tivesse acontecido há três semanas os Leões pareciam ir varrer isto – e por isto refiro-me às provas portuguesas – com uma perna às costas. Do outro lado, está o líder, ainda sem derrotas (11V/ 3E/ 0D). Mas olhando para o conjunto de Julen Lopetegui é impossível não sentir que há algo de podre neste reino do Dragão. A equipa não convence, não empolga.

Na terça-feira o Sporting estreou-se na Taça da Liga com um triunfo sobre o Paços de Ferreira (3-1), confortável q.b. e missão cumprida, tendo em conta as habituais poupanças. Deu para fazer o batismo de fogo ao reforço Ezequiel Schelotto e dar minutos de jogo a André Martins, Freddy Montero e até Matheus Pereira.

Jesus tem algumas baixas importantes para o jogo de sábado. A maior de todas é William Carvalho. O médio leonino tem uma mialgia na coxa esquerda que se manifestou logo no primeiro treino, no regresso das férias, e não deve ser opção. Tobias Figueiredo e Teo Gutiérrez devem ir ambos à faca e tão cedo não estarão disponíveis. Bryan Ruiz sofreu um traumatismo no joelho esquerdo e está a fazer tratamento mas, em princípio, é recuperável.

Onze Provável: Patrício – João Pereira, Paulo Oliveira, Ewerton, Jefferson – Adrien, Aquilani – João Mário, Bryan Ruiz, Gelson Martins – Slimani.

Liga NOSNa segunda o FC Porto comprometeu o propósito de ir além da fase de grupos na Taça da Liga. O Marítimo, de Ivo Vieira, foi ao Estádio do Dragão dar uma lição de humildade ao primeiro classificado da Liga NOS (1-3). Com várias alterações no onze inicial Lopetegui diz que queria provar que os jogadores menos utilizados também tinham condições para contribuir para o esforço conjunto e não resultou. Rotação é uma coisa. As entradas de André André, Sérgio Oliveira, Evandro, Varela e até de André Silva encaixam nesta categoria. Mas mudar mais de metade da defesa – incluo aqui Helton – não podia fazer grande coisa pela coesão do setor. O venezuelano Victor Garcia fez o segundo jogo pela equipa principal, depois de ter feito os noventa minutos com o Angrense, na Taça de Portugal.

Pinto da Costa bem pode ironizar com a sorte que os assobios dão e manifestar confiança no treinador. Mas o Porto de Lopetegui não convence os adeptos portistas nem intimida os adversários. Os recursos humanos existem mas não parece haver uma ideia clara de como lhes dar uso e como os combinar para formar uma equipa. O desaire embaraçoso em casa, frente aos madeirenses, pode deixar marcas na confiança da equipa. Logo numa semana em que os azuis e brancos terão que ir a Alvalade discutir o primeiro lugar.

Alberto Bueno continua de fora por lesão e Osvaldo foi autorizado a chegar mais tarde de férias. Talvez ande a tratar do seu futuro e do suposto regresso ao amado Boca Juniors.

Onze Provável: Casillas – Maxi Pereira, Maicon, Marcano, Layún – André, Danilo, Herrera – Corona, Aboubakar, Brahimi.

Sporting 1-1 FC Porto Liga NOS 14/15
Sporting 1-0 FC Porto Liga 2013/14
Sporting 0-0 FC Porto Taça da Liga 2013/14
Sporting 0-0 FC Porto Liga ZON Sagres 12/13
Sporting 0-0 FC Porto Liga ZON Sagres 11/12

O FC Porto não vence no reduto leonino desde 2008. Nas seis últimas deslocações dos Dragões a Alvalade houve cinco empates.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Sporting para marcar primeiro 1.90 Betrally
sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1794
  • Média Odds usadas 2.22
  • Próg. certos 752
  • Próg. errados 1015
comments powered by Disqus

Últimos jogos