Menu
Primeira Liga 18ª Jornada

Sporting CP – CD Tondela (Liga NOS)

A abertura da jornada dezoito, o início da segunda volta do campeonato português, faz-se com um encontro entre os dois polos da tabela, em Alvalade. O Sporting CP lidera isolado, com quatro pontos de vantagem sobre os outros dois grandes. O Tondela também está destacado, mas no último lugar, com menos dois pontos que a anterior equipa de Petit. À partida, o compromisso alinhada para a equipa de Jorge Jesus iniciar a segunda volta da Liga NOS só será notícia se o último classificado for capaz de ir a Alvalade roubar pontos. Já aconteceram coisas mais estranhas no mundo do futebol mas é altamente improvável que o Sporting CP comprometa a liderança do campeonato facilitando na receção ao Tondela.

Os Leões terminaram a primeira volta no primeiro lugar, com quarenta e quatro pontos. São mais quatro que FC Porto e Benfica, com o Braga, que é quarto, já com quinze pontos de atraso. Isto excede largamente as expetativas do próprio técnico verde e branco para a sua primeira temporada no banco leonino. Neste momento a equipa, sob o seu comando, é incontestavelmente a favorita para vencer a Liga. Porque está na dianteira mas também porque é o conjunto a praticar o melhor futebol, o mais consolidado e com ideias mais definidas.

Assim sendo, a receção ao Tondela é para picar o ponto e ninguém, muito menos Jesus, entenderá que se desperdice uma oportunidade fácil de somar três pontos. Por não haver mais assunto saltam para as primeiras páginas dos jornais os supostos problemas de disciplina que o técnico leonino tem para resolver. Téo Gutiérrez anda a pedi-las com o atrasar sucessivo do regresso a Lisboa. O sul-americano está no seu país desde o final de dezembro e apesar da lesão era suposto já estar de volta, para continuar a recuperação. Supostamente, o outro problema é com Ezequiel Schelotto. O reforço recente já se pegou com o treinador, aparentemente por não ter gostado das famosas reprimendas de Jorge Jesus. Nenhum dos dois é um problema e passo a explicar. Primeiro, o treinador vai vencer qualquer braço de ferro que possa acontecer. Segundo, a equipa não depende destes dois elementos. E para terminar, o defesa italiano já cumpriu a sua função. Com concorrência no plantel João Pereira abriu a pestana e subiu substancialmente o nível das exibições.

A meio da semana o Sporting vai a Portimão jogar para a Taça da Liga e segue para Paços de Ferreira, no fim de semana.

Onze Provável: Patrício – João Pereira, Oliveira, Naldo, Jefferson – Carvalho – Gelson, Adrian, Montero – Slimani, Ruiz.

Liga NOSPetit pode gabar-se de ser um dos poucos – apenas três – treinadores que esta época roubaram pontos aos Leões no campeonato. Foi no banco do Boavista, logo na jornada cinco, onde arrancou um nulo a Jesus e companhia. Mas isso é o equivalente a outra vida. Outra vida para o ex-axadrezado, que abandonou a antiga equipa e outra encarnação para o Sporting, agora uma equipa cem por cento evangelizada pelo atual técnico.

O CD Tondela também passou por mudanças na equipa técnica, na tentativa de salvar a temporada. Mas não há milagres. É praticamente impossível fazer omeletes sem ovos. Petit tem pelo menos uma vantagem em relação a outros colegas de profissão que assumem clubes em dificuldades. Ele não tem ilusões de redescobrir a roda. À semelhança do que era enquanto jogador, é realista e aposta tudo em fazer maior esforço que os adversários. Os Tondelenses conseguiram uma surpreendente vitória sobre o Rio Ave (2-3) no Estádio dos Arcos mas desde então regressaram aos desaires, em Paços de Ferreira (0-2) e na receção aos Estudantes (2-1).

Há três baixas por castigo no plantel. Bruno Nascimento, Lucas Sousa, e Luis Alberto completaram séries de amarelos. Para as respetivas vagas devem entrar Kaká, Bruno Monteiro e Guzzo, respetivamente. Com Tinoco lesionado Nuno Santos deve manter-se no lado esquerdo da defesa. Murillo está em dúvida o que pode abrir espaço para Wagner Borges ou Romário Baldé.

Onze Provável: Ramos – Oto’o, Kaká, Tikito, Nuno Santos – Monteiro, Guzzo, Tavares – Menga, Nathan Júnior, Wagner.

Tondela 1-2 Sporting CP Liga NOS 2015/16

Na primeira jornada Tondela e Sporting defrontaram-se no Municipal de Aveiro. Luis Alberto marcou para os beirões, João Mário e Adrian para os da capital.

Prognóstico Odd Casa Erro
Sporting CP: Mais de 2.5 golos 1.68 Betrally
sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

tondela
CD Tondela
  • País: Portugal
  • Estádio: João Cardoso
  • Cidade: Tondela
  • Fundação: 1933

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1899
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 797
  • Próg. errados 1075
comments powered by Disqus

Últimos jogos