Menu
Liga Europa 6ª Jornada

Sporting CP – Besiktas (Liga Europa)

O Sporting e o Besiktas medem forças no Estádio José Alvalade, em Lisboa, num embate a valer para a 6ª jornada do Grupo H, para a fase de Grupos da Liga Europa. O Besiktas é líder deste agrupamento com 9 pontos, ficando o Lokomotiv Moscovo em 2º lugar com 8, e este conjunto da casa como 3º classificado com 7 pontos, deixando o Skenderbeu em último lugar apenas com 3 pontos. O conjunto da casa é então obrigado a vencer os turcos, que ainda não provaram o sabor da derrota nesta competição, de forma a progredirem até à próxima etapa da prova.

Sporting ocupa então o 3º lugar com 7 pontos, fruto de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, com parciais de 11 golos marcados e 10 golos sofridos. Os Leões começaram por disputar o play-off de acesso à Liga dos Campeões, onde acabaram por ser derrotados pelo CSKA Moscovo, caindo assim num agrupamento renhido para a turma portuguesa. Os homens de Jorge Jesus encontram-se em 3º lugar mas ainda com a qualificação dentro das suas possibilidades, tendo que vencer o líder deste grupo. Caso não consiga melhor que um empate, o Sporting fica dependente da vitória do Skenderbeu sobre o Lokomotiv de Moscovo, o que os deixará com os mesmos 8 pontos, no entanto, o conjunto de Alvalade tem vantagem no confronto directo, o que o lançaria de qualquer forma para o próximo nível da competição.

Já no principal escalão de futebol português, o Sporting é líder da tabela de classificação geral com 32 pontos, fruto de 10 vitórias e 2 empates, com parciais de 21 golos marcados e 5 golos sofridos. Sem dúvida que os Leões estão a desempenhar um grande campeonato, sem terem ainda provado o sabor da derrota no campeonato português, embora tenham mostrado algumas dificuldades em vencer, principalmente, os últimos 2 jogos, contra o Belenenses e o Marítimo. Já na Liga Europa, conjunto orientado por Jorge Jesus conseguiu um bom resultado na Turquia, para a 3ª jornada do Grupo H, no entanto, a turma de Alvalade enfrenta algumas baixas de peso que seriam uma grande ajuda para este jogo. Apesar de tudo, as equipas portuguesas já mostraram, mais que uma vez, que têm o poder de impressionar o Mundo nas competições europeias, e a experiência do técnico Jorge Jesus, que disputou a final desta competição em 2012/13 e 2013/14, pelo Benfica, será crucial para seguirem até à próxima etapa.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Sporting apresenta um histórico de 5 vitórias. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-1 em terreno do Arouca. Seguiu-se uma vitória por 2-1 na recepção ao Benfica, em jogo a contar para a Taça de Portugal, uma vitória por 2-4 em terreno do Lokomotiv Moscovo, em jogo a contar para a Liga Europa, uma vitória por 1-0 na recepção ao Belenenses, e na última jornada, uma vitória por 0-1 em terreno Marítimo. Para este encontro, Carlos Mané, Bruno Paulista e Teo Gutiérrez estão de fora, todos lesionados, ficando ainda Ewerton em dúvida.

Onze Provável: Patrício – Pereira, Oliveira, Naldo e Jefferson – João Mário, Adrien Silva, William Carvalho e Aquilani – Slimani e Montero

liga europaBesiktas, por sua vez, ocupa o 1º lugar deste Grupo H com 9 pontos, fruto de 2 vitórias e 3 empates, com parciais de 6 golos marcados e 3 golos sofridos. Os turcos chegam aqui como líderes de grupo, no entanto, sem nada garantido até ao fim desta jornada, sendo obrigados a conseguir, pelo menos, um empate. Caso percam aqui, e o Lokomotiv Moscovo vença o Skenderbeu, as Águias Negras podem dizer adeus à próxima etapa da prova. Quanto à sua prestação no principal escalão de futebol turco, o conjunto orientado por Senol Gunes chegou ao primeiro lugar ao vencer na última jornada, destronado o Fenerbahce, liderando então a tabela com 32 pontos, fruto de 10 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, com parciais de 32 golos marcados e 15 golos sofridos. As Águias Negras são presença habitual nas fase de grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, chegando mesmo várias vezes às eliminatórias, algo que ainda está muito dentro das suas capacidades, em que para além de líderes do Grupo H, ainda não fora derrotados. Este é um encontro decisivo para o agrupamento, em que os turcos não só enfrentam a defesa mais batida do Grupo, como também o ataque com mais golos marcados, e apesar de um empate ser o suficiente neste jogo, os homens de Senol Gunes não têm por habito jogar para o empate, sendo que este deverá ser um embate onde tudo é possível.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Besiktas apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-1 em terreno do Bursaspor. Seguiu-se uma vitória por 2-0 na recepção ao Sivasspor, uma vitória por 2-0 na recepção ao Skenderbeu, em jogo a contar para a Liga Europa, uma derrota por 0-2 na recepção ao Akhisar, e na última jornada, uma vitória por 1-2 em terreno do Kayserispor. Para este jogo, Tolgay Arslan, Ersan Gulum, Veli Kavlak e Gokhan Tore são baixas confirmadas, todos lesionados.

Onze Provável: Zengin – Beck, Rhodolfo, Tosic e Koybasi – Uysal e Hutchinson – Quaresma, Ozyakup e Frei – Gomez.

O único confronto directo entre estes emblemas terminou em empate.

Besiktas
1-1
Sporting
Europa League 2015/16

No encontro da 1ª volta, o Sporting conseguiu mostrar ser um conjunto de grande qualidade e chegou mesmo a ser superior em várias ocasiões durante o jogo, no entanto, não conseguiu melhor que um empate. Agora, com o apoio dos seus adeptos, os Leões têm uma 2ª oportunidade de vencerem o conjunto turco. Este será um embate bastante renhido, sendo ambos conjuntos de qualidades semelhantes. É de esperar um jogo com alguns golos, onde o Sporting poderá surpreender e mostrar a raça lusitana, tendo armas suficientes para chegar aos dezasseis-avos de final.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Sporting 1.80 Betrally
sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

Besiktas logo
Besiktas
  • País: Turquia
  • Estádio: Vodafone Arena
  • Cidade: Istambul
  • Fundação: 1903

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1904
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 992
  • Próg. errados 814
comments powered by Disqus

Últimos jogos