Menu

Sporting CP – Benfica (Taça de Portugal)

No sábado há um dérbi da Segunda Circular a abrilhantar a quarta eliminatória da Taça de Portugal, o que significa que um dos grandes ficará arredado da prova. O Sporting entra como detentor do troféu e com o ascendente de ter vencido o grande rival nos dois duelos disputados esta temporada. Será interessante perceber se Rui Vitória já encontrou uma forma de romper a sombra de Jorge Jesus ou cairá, mais uma vez, vítima da “ratice” do seu antecessor?

Está a ser um fartote. Ao fim de três meses de competição este será o terceiro embate entre Sporting CP e Benfica. Primeiro a Supertaça, depois o jogo do campeonato, à oitava jornada, e nos dias seguintes é anunciado novo encontro, desta feita na quarta ronda da Taça de Portugal. E ainda fica a faltar a partida da segunda volta da Liga NOS. Aguenta coração. Ainda por cima, isto acontece na temporada em que Jorge Jesus, ao fim de seis anos, trocou de lado na Segunda Circular e a rivalidade ganhou acinte renovado. Para já o agora treinador dos Leões está a dar uma coça ao seu sucessor e antigos jogadores. Entre os mind games da Supertaça, que venceu com um golo isolado de Teo Gutiérrez, com sms à mistura, e a vitória histórica em Alvalade para o campeonato, na qual os Encarnados perdiam ao intervalo por três a zero – Gutiérrez, Slimani e Bryan Ruiz – Jesus faz uma afirmação em letras garrafais: eu faço a diferença!

Se no início da época o impulso do Sporting era recuperar o seu estatuto de grande do futebol português – que, sejamos honestos, se tinha vindo a esboroar – neste momento isso está mais do que garantido. No plano doméstico a temporada dos Leões tem sido irrepreensível: dez vitórias, dois empates e zero derrotas nas várias competições. Lidera a tabela classificativa com cinco prontos de vantagem sobre a concorrência, embora o FC Porto tenha menos um jogo. O que contrasta fortemente com a campanha nas competições europeias. O Sporting foi afastado da Liga dos Campeões no play-off e agora é terceiro no Grupo H da Liga Europa, atrás de Lokomotiv e Besiktas. No fundo isto é Jorge Jesus 1O1, certo?

A derrota em Skenderbeu (0-1) interrompeu uma série de cinco triunfos consecutivos em todas as competições mas na última jornada antes da paragem voltou a trazer os três pontos de Arouca (0-1).

Onze Provável: Patrício – João Pereira, Oliveira, Naldo, Jefferson – William Carvalho – João Mário, Adrien, Ruiz – Slimani, Gutiérrez.

Taça de PortugalO Benfica de Rui Vitória tem tido a campanha oposta à equipa rival. Nada de entrar em dramas. Sejamos sérios, os Encarnados tiveram um tropeção no percurso nacional, a derrota com o Arouca, logo à segunda jornada. Esse é o resultado que não é aceitável. Os outros – derrotas com os Leões na Supertaça e em Alvalade, e com o Porto no Dragão – podem doer mas fazem parte da ordem natural das coisas. Nos duelos com os principais rivais as possibilidades são de cinquenta por cento para cada lado. O problema é que a saída de Jesus deixou os adeptos em estado de alerta e o novo treinador está sob forte escrutínio. Se o antecessor tivesse sido julgado pelos primeiros seis meses na Luz nunca lá tinha ficado durante seis temporadas.

Mas é no plano internacional que o Benfica de Vitória tem brilhado. Quem esperaria que as Águias fossem líderes no grupo da Liga dos Campeões, com dois pontos a mais que os Colchoneros e cinco sobre o Galatasaray? Quem podia antecipar um triunfo sobre Simeone no Vicente Calderón?

Onze Provável: Júlio César – Sílvio, Luisão, Jardel, Eliseu – Gonçalo Guedes, André Almeida, Samaris, Gaitán – Jiménez, Jonas.

Benfica 0-3 Sporting Liga NOS 15/16
Benfica 0-1 Sporting Supertaça 2015
Sporting 1-1 Benfica Liga NOS 14/15
Benfica 1-1 Sporting Liga NOS 14/15

As duas vitórias desta temporada vieram quebrar a série de sete partidas sem vencer para o Sporting. Mas a verdade é que já na temporada passada os Dérbis da Segunda Circular terminaram empatados, tanto na Luz como em Alvalade. Jesus tem uma vantagem inequívoca aqui: o conhecimento que tem dos dois lados da barricada. Isso pode durar algum tempo mas também o pode deixar excessivamente confiante na sua capacidade para anular as ameaças que conhece como ninguém. Ao fim deste tempo a equipa do Benfica já é outra, e está muito motivada a provar que consegue enfrentar o antigo treinador. Resta saber se Rui Vitória consegue desmontar a sombra do antecessor.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas as Equipas Marcam 1.95 Betrally
sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

benfica
Benfica
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Luz
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1899
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 797
  • Próg. errados 1075
comments powered by Disqus

Últimos jogos