Menu
Primeira Liga 20ª Jornada

Sporting CP – Académica (Liga NOS)

O Sporting recebe a Académica em Alvalade, procurando manter a liderança da Liga NOS. A meio da semana os Leões até venceram o Arouca mas não foi suficiente para chegar às meias-finais da Taça da Liga. Pela parte dos Estudantes, Rafael Lopes diz que a equipa está preparada para travar algumas jogadas do adversário. Mas esta é uma equipa que só venceu um jogo fora de casa esta temporada. O Sporting CP foi vencer a Arouca na terça-feira (0-1) mas não foi suficiente para se manter em prova na Taça da Liga. Já se sabia das dificuldades. Era preciso uma conjugação de resultados, que passava pela derrota do Portimonense em Paços de Ferreira, e os algarvios não colaboraram.

Há quem veja nesta recente série de resultados uma má fase do Sporting CP – o empate com o Tondela em casa, a derrota com o Portimonense no Algarve – mas não passa de uma pequena quebra. Cansaço acumulado. Já sabemos que o técnico verde e branco tem alguma dificuldade em gerir esforços, por ele era sempre a abrir. E depois há algumas limitações físicas em Adrien, que se tornou uma peça-chave para a fluidez do onze. Certo é que os Leões não têm grande margem de manobra. São líderes da classificação, mas só com dois pontos de vantagem sobre os Encarnados, que nesta jornada regressam a Moreira de Cónegos. A pressão é essa, não é outra.

Alvalade não ficou livre do assédio dos últimos dias de mercado. Esta semana foi apresentado o uruguaio Sebastián Coates, vindo do Sunderland, o central que Jorge Jesus tinha dito pretender. A fazer fé na imprensa o treinador travou a saída de Carlos Mané. Hamburgo e Anderlecht tinham andado a sondar a possibilidade de um empréstimo mas, pressionada por Jesus, a direção declinou. Também segundo os jornais, terá sido recusada uma proposta de dezoito milhões de euros por Islam Slimani, por parte do Everton. Supostamente, também United, Leicester e Crystal Palace fizeram diligências mas o Sporting recusa-se a vender o avançado argelino.

O plantel leonino tem as baixas de Tobias Figueiredo e Bruno Paulista, por lesão. Adrien Silva está condicionado.

Onze Provável: Patrício – João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo, Jefferson – William Carvalho – João Mário, Adrien, Bruno César – Bryan Ruiz, Slimani.

Liga NOSA Académica está fora da zona de despromoção. É décima sexta, com dezassete pontos, mas está só a um do Boavista, que está abaixo. Os Estudantes têm conseguido alternar resultados negativos com positivos, o que lhes permitiu por a cabeça fora de água, mas ainda há muita temporada pela frente. Desde o início de dezembro soma quatro derrotas, um empate e três vitórias. Os desaires são em grande medida desculpáveis: Benfica, FC Porto, Braga e Vitória de Setúbal, todos nos respetivos terrenos. Já em casa a Académica aproveitou para bater o Belenenses (4-3), União da Madeira (3-1) e Tondela (2-1), empatando ainda com o Paços de Ferreira (1-1).

O maior problema reside nas deslocações. Os Estudantes só venceram fora por uma vez em toda a temporada. Foi na terceira eliminatória, frente à AD Sanjoanense (1-5). Filipe Gouveia trabalhou com os seus homens a visita a Alvalade, nomeadamente para estarem preparados para ter menos posse de bola do que estão habituados, e a importância de aproveitar as transições ofensivas para surpreender. O técnico tem apenas um jogador descartado – Obiora – mas tanto Makonda, Nii Plange e Hugo Seco estão em dúvida.

Onze Provável: Trigueira – Aderlan, João Real, Gustavo, Soares – Fernando Alexandre, Piloto – Hugo Seco, Rui Pedro, Ivanildo – Rafael Lopes.

Sporting 1-0 Académica Liga NOS 14/15
Sporting 0-0 Académica Liga 2013/14
Sporting 0-0 Académica Liga ZON Sagres 12/13
Sporting 0-1 Académica Taça Portugal 11/12
Sporting 2-1 Académica Liga ZON Sagres 11/12
Sporting 2-0 Académica Liga ZON Sagres 10/11
Sporting 1-2 Académica Liga Sagres 09/10

Nas últimas sete deslocações a Alvalade, os Estudantes só foram derrotados três vezes. Venceu duas e empatou outras tantas.

Prognóstico Odd Casa Erro
Slimani para marcar 1.86 Betrally
sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

academica
Académica
  • País: Portugal
  • Estádio: Cidade de Coimbra
  • Cidade: Coimbra
  • Fundação: 1887

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1826
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 767
  • Próg. errados 1035
comments powered by Disqus

Últimos jogos