Menu
Primeira Liga 30ª Jornada

A Betclic oferece-te um bónus de25€ grátis para este jogo!

Sporting – Benfica (Liga NOS)

Vamos ao jogo do título, take 2. Depois do encontro entre Benfica e FC Porto ter terminado com um empate no Estádio da Luz, mantendo as coisas como estavam na corrida ao título da Liga NOS, o dérbi de Lisboa ajudará a dar respostas mais profundas. Isto porque, pelo meio, o FC Porto não conseguiu vencer em Braga, dando três pontos de avanço aos encarnados. Ora, no que toca ao título, este jogo poderá permitir a manutenção da vantagem do lado encarnado (três ou um ponto, em caso de vitória ou empate), ou um empate na liderança da Liga NOS, isto confirmando-se que o Porto também vencerá frente ao Feirense. Mas, pelo meio, o terceiro passageiro desta luta também ainda alimenta expectativas no que toca a subir um lugar na classificação. A vitória do Sporting deixará os leões a apenas cinco pontos do duo da frente, quando faltarem quatro jornadas para terminar a Liga NOS. Quem transforma sonhos em realidade?

A jogar em casa, o Sporting espera diminuir a diferença de pontos para os seus dois grandes rivais que seguem no topo da Liga NOS. A temporada do Sporting ficou hipotecada cedo demais, com a equipa a não ter tido a capacidade para lidar com a pressão do título. Foi só quando o primeiro lugar ficou longe demais que os leões foram capazes de regressar a uma constância de vitórias, que lhe vão permitindo uma reaproximação que se pode dizer natural. De certa forma, a qualidade colectiva do Sporting não está muito longe da de Porto e Benfica. Pode, no entanto, em caso de se manter a ganhar até ao final do campeonato, voltar a ficar com o título ali à mão, bem perto, mas sem o poder tocar. Com nove jogos sem perder, apenas um empate caseiro com o Vitória de Guimarães pelo meio que, imagine-se, poderia até vir a deixar o Sporting a apenas três pontos do primeiro lugar, vencendo o Benfica nesta noite de sábado. É toda uma narrativa diferente daquela que foi sendo vivida nos últimos meses. Ainda assim, Jorge Jesus depara-se com as dificuldades do costume. Dúvidas sobre quem ocupará a faixa esquerda da linha defensiva, num jogo que será novo teste à consistência de um meio-campo ofensivo que nem sempre rendeu ao nível esperado. Defensivamente, o objectivo passará por conter a equipa encarnada, impedindo-a de marcar. Marvin Zeegelar, suspenso, fica de fora das contas do treinador leonino.

Onze Provável: Rui Patrício – Schelotto, Coates, Rúben Semedo, Jefferson – William Carvalho, Adrien Silva – Gelson Martins, Alan Ruiz, Bruno César – Bas Dost.

Liga NOSO Benfica mantém-se com todas as hipóteses de somar mais um título à série de três que detém, consecutivos, numa temporada em que menores doses de brilhantismo afectaram, aqui e ali, a capacidade da equipa encarnada se afastar na classificação. Rui Vitória manteve a aposta europeia, com presença nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, tal como disputará a final da Taça de Portugal. Pelo meio, a derrota nas meias-finais da Taça da Liga fica como uma marca negativa da temporada, que será, seguramente, apagada, caso se confirme o título nacional. Ora, para ser campeão, o Benfica não precisa sequer de vencer esta segunda versão do jogo do título. Um empate mantém os encarnados no primeiro lugar, enquanto uma derrota lançará a discussão para a conquista ponto-a-ponto dos jogos que se seguirão, podendo os encarnados, ainda assim, vencer na diferença de golos (que, para já, em relação ao FC Porto, é de -2). Em suma, não parece que Rui Vitória esteja perante uma posição em que necessite de modificar a sua abordagem habitual a estes encontros. Por norma, o Benfica de Rui Vitória joga com linhas mais recuadas, oferecendo alguma iniciativa ao adversário, mas apenas para o tentar surpreender na transição ofensiva. Um golo pode ser, para o Benfica, o suficiente para desmantelar a confiança sportinguista, algo que em termos estratégicos não deve ser ignorado. Jonas foi mantido em dúvida ao longo da semana, mas não parece haver, neste momento, um opção ao brasileiro no plantel, pelo que, mesmo que não esteja a 100%, Jonas deverá ir a jogo. Quem sabe não passe pelos seus pés o momento da decisão na partida.

Onze Provável: Éderson – Nélson Semedo, Luisão, Lindelof, Grimaldo – Fejsa, Pizzi – Salvio, Jonas, Rafa – Mitroglou.

Na primeira volta, a uma excelente exibição do Sporting correspondeu um Benfica sagaz e atrevido, capaz de sair com a vitória do dérbi. Aí terá ficado marcado, de certa maneira, a falência das ambições dos leões, demasiado cedo quebrados na corrida ao título. Ainda assim, a expectativa de poder repetir esse mesmo efeito, ainda que não totalmente para benefício próprio (ou sim?), anima o Sporting na recta final do campeonato.

Equilíbrio justificado para um jogo de tripla, onde a jogar em casa, o Sporting tem leve vantagem. Um golo dos leões poderá levá-los à vitória, enquanto se o Benfica conseguir, de novo, surpreender marcando primeiro, então poderá por aí levar pulso até conseguir sair de Alvalade com pontos.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Sporting 2.70 Betclic
sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

benfica
Benfica
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Luz
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2857
  • Média Odds usadas 2.15
  • Próg. certos 1340
  • Próg. errados 1477
comments powered by Disqus

Últimos jogos