Menu
Primeira Liga 25ª Jornada

Sporting – Benfica (Liga NOS)

Este sábado é dia do clássico dos clássicos, o derby dos derby’s, no duelo mais apaixonante de Portugal onde o Sporting recebe no Estádio José de Alvalade o Benfica, num embate a contar para a 25ª jornada da Liga NOS. Sem vencer o campeonato português desde a temporada 2001/02, a equipa leonina encontra-se na liderança da tabela de classificação geral com o seu arqui-rival encarnado logo atrás, na 2ª posição com apenas 1 ponto de desvantagem, enfrentando-se em mais um derby lisboeta que será dos jogos mais importantes na discussão pelo título.

Sporting é então líder da Liga NOS com 59 pontos, fruto de 18 vitórias, 5 empates e 1 derrota, com parciais de 49 golos marcados e 14 golos sofridos. Os Leões chegam aqui após um empate a zero em terreno do Vitória de Guimarães, num embate onde estiveram em vantagem numérica desde o minuto 74, no entanto, sem conseguir tirar proveito dessa vantagem, o conjunto leonino acabou por escorregar à 24ª jornada permitindo que o rival Benfica se aproxima-se, contando agora com apenas 1 ponto de vantagem sobre a turma encarnada. Fora de todas as competições, visto que foi eliminado da Taça da Liga e da Taça de Portugal, e ainda da Liga Europa, ao ser posto fora dos dezasseis-avos de final às mãos do Bayer Leverkusen, o emblema verde e branco concentra todos os seus esforços na conquista deste campeonato, e sem conquistar o título de campeão português desde 2001/2002, o Sporting mostra sérias intenções de quem vai quebrar este longo jejum esta temporada.

Desde que Jorge Jesus assumiu os comandos deste conjunto, a turma leonina tem apresentando muito mais regularidade que em épocas anteriores, sendo a equipa com menor número de derrotas e com menos golos sofridos do campeonato português. A verdade é que o técnico português conhece o Benfica melhor que ninguém, visto que treinou as Águias durante 6 anos, e esse facto tem sido bem demonstrado nos 3 jogos que os Leões venceram apenas esta época, tendo também conquistado vitórias de grande importância frente a emblemas como o FC Porto e o SC Braga, e perdido a maior parte dos pontos contra equipas que lutam para não descer. Importa destacar que o conjunto leonino tem-se saído melhor que este seu rival em jogos de extrema importância, apresentando mais força frente aos candidatos ao título.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Sporting apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-4 em terreno do Nacional da Madeira. Seguiu-se uma derrota por 0-1 na recepção ao Bayer Leverkusen, em jogo a contar para a Liga Europa, uma vitória por 2-0 na recepção ao Boavista, uma derrota por 3-1 em terreno do Bayer Leverkusen, em jogo a contar para a Liga Europa, e na última jornada, um empate por 0-0 em terreno do Vitória de Guimarães. Bruno Paulista e Paulo Oliveira são baixas confirmadas, ambos lesionados, ficando ainda Adrien em dúvida. Já Rúben Semedo fica também de fora, a cumprir castigo.

Onze Provável: Patrício – Schelotto, Naldo, Coates e Zeegelaar – Gutiérrez, João Mário, William Carvalho e Aquilani – Ruiz e Slimani.

Liga NOSO Benfica, por sua vez, ocupa o 2º lugar na tabela de classificação geral com 58 pontos, fruto de 19 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, com parciais de 65 golos marcados e 17 golos sofridos. Os Encarnados chegam aqui motivados com a vitória da última jornada, o que a juntar ao empate do Sporting, permitiu ao conjunto Vermelho e Branco aproximar-se ainda mais do 1º lugar, ficando agora apenas com 1 ponto de desvantagem. Orientados por Rui Vitória, este emblema lisboeta tem conseguido uma boa temporada em todas as competições, uma vez que apesar de estar já fora da Taça de Portugal, tem ainda a meia final da Taça da Liga a disputar com o SC Braga, onde o vencedor irá enfrentar o Marítimo na final, e encontra-se ainda em prova nos oitavos de final da Liga dos Campeões, onde venceu já a 1ª mão na recepção ao Zenit, chegando a este derby com um fantástico registo de 14 vitórias nos últimos 15 embates oficiais, tendo o restante sido um desaire às mãos do FC Porto.

No entanto, apesar desta boa serie de resultados, o Benfica tem sido um pouco mais irregular que o seu oponente, sendo que somou mais vitórias, mas também sofreu mais desaires. Aos Encarnados aplica-se então o inverso do conjunto leonino, uma vez que conseguiu aproveitar quase todos os pontos frente a emblemas mais modestos, e sempre que defrontou o FC Porto e este Sporting acabou por sair derrotado. Ainda assim, importa destacar o bom registo fora de portas das Águias, visto que somou 9 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, tendo apontado um total de 28 golos e concedido 8 no processo, sendo impressionante a sua força de ataque, não surpreendendo o porquê de ser o mais furtivo do campeonato português. Jonas é o artilheiro de serviço, responsável por grande parte dos golos marcados, o que o coloca no topo da lista de melhores marcadores da Liga NOS com 26 golos, ficando Kostas Mitroglou em 3º lugar com 14 tentos assinalados. Para este jogo, André Almeida e Reato Sanches, descansados no jogo contra a União da Madeira, deverão recuperar os respectivos lugares na equipa titular.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Benfica apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-5 em terreno do Belenenses. Seguiu-se uma derrota por 1-2 na recepção ao FC Porto, uma vitória por 1-0 na recepção ao Zenit, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma vitória por 1-3 em terreno do Paços de Ferreira, e na última jornada, uma vitória por 2-0 na recepção à União da Madeira. Luisão, Fejsa, Lisandro, Nuno Santos e Carcela são baixas confirmadas, todos lesionados.

Onze Provável: Júlio César – Almeida, Lindelof, Jardel e Eliseu – Pizzi, Renato Sanches, Samaris e Gaitan – Mitroglou e Jonas.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Sporting venceu 3 partidas e o Benfica 2, tendo os restantes 3 jogos terminado em empate.

Sporting 2-1(a.p.) Benfica
Taça Portugal 15/16
Benfica 0-3 Sporting
Liga NOS 15/16
Benfica 0-1 Sporting
Supertaça 2015
Sporting 1-1 Benfica
Liga NOS 14/15
Benfica 1-1 Sporting
Liga NOS 14/15
Benfica 2-0 Sporting
Liga 2013/14
Benfica 4-3(a.p.) Sporting
Taça Portugal 13/14
Sporting 1-1 Benfica
Liga 13/14

Num encontro entre dois emblemas bastante fortes e de valor semelhante, é difícil acreditar que este possa ser um jogo a terminar sem golos, dada a necessidade de vitória do Benfica e seu alto poderio ofensivo. Contudo, o Sporting  tem a seu favor o facto de poder actuar no erro do adversário, explorando o espaço nas costas da defensiva encarnada através de contra-ataques. Um empate parece ser um resultado justo para este clássico, no entanto, o Benfica tem demonstrado maior regularidade a jogar contra equipas teoricamente mais fracas, enquanto que o Sporting tem apresentado mais força frente aos candidatos ao título, e com o factor casa do seu lado, torna-o um forte candidato a vencer.

Prognóstico Odd Casa Erro
Empate Anula: Sporting 1.71 Betrally
sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

benfica
Benfica
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Luz
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1852
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 970
  • Próg. errados 788
comments powered by Disqus

Últimos jogos