Menu
Primeira Liga 10ª Jornada

Sporting – Arouca (Liga NOS)

Depois de três jogos a empatar na Liga NOS, este domingo é o dia em que o Sporting tem que mudar o rumo que as coisas tomaram na sua equipa. Jorge Jesus tem consciência disso, tal como tem toda a gente no plantel leonino. Em Dortmund, onde jogaram na passada quarta-feira, sentiu-se já um primeiro passo para essa mudança, com a equipa a apresentar-se mais dinâmica e compacta perante um adversário difícil. Mas o desafio perante o Arouca será bem diferente. Caído nos últimos lugares da tabela, o conjunto orientado por Lito Vidigal vem a Alvalade à procura do ponto. De linhas recuadas e fechadas, a equipa tentará jogar com a ansiedade das bancadas para provocar nova perda de pontos aos Leões. A questão passa por quantos minutos irá a equipa do Sporting permitir isso?

O Sporting somou três empates na Liga NOS, caiu do segundo para o quarto lugar, mas, o grande problema, foi a forma como as qualidades da equipa leonina se foram esvaindo com a saída de Adrien das opções de Jorge Jesus. A lesão do capitão marcou um período em que a equipa deixou de conseguir compensar problemas que vem revelando desde que a época se iniciou. Problemas nas faixas laterais, com a qualidade dos jogadores em causa, na forma como gerem a sua dinâmica na equipa e na qualidade individual que apresentam, problemas na zona intermediária, com quebras na capacidade de dominar a faixa de terreno que lhes é dedicada, problemas na zona ofensiva, quer na criação de oportunidades de golo, quer na forma de pressionar quando perde a bola. O problema tem sido muito em volta das dinâmicas coletivas e no entendimento dos jogadores destes princípios tão essenciais ao sucesso das equipas de Jorge Jesus. O sucesso que a equipa consegui em Dortmund, jogando em 3-4-3, lança as bases para uma possibilidade a ser explorada no futuro, mas com Adrien de volta às opções de Jorge Jesus, o expectável será ver o seu modelo habitual, bastante ofensivo, voltar a ser utilizado em Alvalade. As fragilidades do Arouca serão exploradas num jogo em que o Sporting só pode ganhar.

Onze Provável: Rui Patrício – João Pereira, Coates, Ruben Semedo, Marvin Zeegelar – William Carvalho, Adrien Silva – Gelson Martins, Bruno César, Joel Campbell – Bas Dost.

Liga NOSO regresso às vitórias na passada permitiu, ao Arouca, não passar a semana no último lugar da tabela e respirar um pouco antes de um jogo muito complicado. Se muitas vezes as equipas pequenas aproveitam momentos de fragilidades dos conjuntos maiores para lhes roubar pontos, também é verdade que, muitas outras vezes, a equipa grande encontra maneira de escapar aos seus períodos difíceis explorando as fragilidades de uma equipa pequena. Complicado? Na linguagem habitual do futebol fala-se em pagar a factura. O Arouca até vive um momento de alguma descompressão. Venceu o Marítimo, tinha conseguido antes o apuramento para a fase de grupos da Taça da Liga, esquecendo assim o desaire sofrido na Taça de Portugal. A situação da equipa de Lito Vidigal está longe de prometer uma época semelhante à passada, quando se apurou para a Liga Europa, mas conseguir a manutenção parece um objetivo alcançável, a partir do momento em que recupere algumas dinâmicas perdidas com o excesso de objetivos numa fase muito inicial da temporada. Kuca é o único elemento em dúvida para este encontro.

Onze Provável: Rafael Bracalli – Gegé, Jubal, Velazquez, Vítor Costa – André Santos, Adilson Goiano – Mateus, Artur, Kuca – Walter Gonzalez.

Na temporada passada, três jogos disputados entre os dois conjuntos deram sempre vitória para o Sporting.

Tudo indica que essa tendência se irá manter nesta partida. Depois de recuperar ânimo em Dortmund, e também Adrien, o Sporting apresenta-se em condições para regressar às vitórias na Liga NOS, aproveitando até que um dos dois primeiros classificados (ou os dois) irão perder pontos nesta jornada.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap Asiático: Sporting - 2 2.65 Betrally
sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

arouca
Arouca
  • País: Portugal
  • Estádio: Municipal de Arouca
  • Cidade: Arouca
  • Fundação: 1951

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2831
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1330
  • Próg. errados 1465
comments powered by Disqus

Últimos jogos