Menu

Spartak de Moscovo – Rubin Kazan (Primeira Liga Russa)

A terceira jornada da Liga Russa traz um interessante duelo entre Spartak de Moscovo e  Rubin Kazan. De um lado, uma equipa com novo treinador que ambiciona fazer melhor que o sexto lugar da época passada e voltar às competições europeias; Do outro, um Rubin Kazan que leva duas derrotas, ainda nem sequer se estreou a marcar na presente edição da Liga Russa mas vem de uma importante vitória no reduto do Sturm Graz em jogo da Liga Europa.

O Spartak de Moscovo, histórico do futebol russo que possui uma larga “fanbase”, tem definhado nas últimas temporadas. O sexto posto que ocupou nas últimas duas épocas não se coaduna com os pergaminhos do clube. A redução das receitas provenientes do principal patrocinador e a ausência das competições europeias são factores têm pesado no orçamento. Independentemente disso, o clube moscovita apresenta um plantel com qualidade que pode perfeitamente voltar a conquistar o acesso a uma prova continental. Alenitchev, ex-jogador do Porto, é o novo comandante da equipa. O técnico que na última temporada orientou o Arsenal Tula – não escapou à descida – foi o escolhido para substituir Yakin. Em termos de mercado, o Spartak não se prestou a grandes devaneios e garantiu duas contratações cirúrgicas: Recrutou Ivelin Popov ao Kuban e veio a Portugal buscar o avançado cabo-verdiano Zé Luís, ex-SC Braga. Também Roman Shirokov regressou de empréstimo, ele que do alto dos seus 34 anos poderá assumir-se como peça importante no esquema do Spartak. O setor intermediário parece ser o mais forte da equipa russa, apresentando várias opções válidas. Com duas jornadas disputadas, o Spartak soma quatro pontos. Empatou na ronda inaugural diante do Ufa a dois, com golos de Tasci e Zé Luís. Na segunda jornada, numa exigente deslocação a casa do FK Krasnodar, venceu por 0-1 graças a um golo de Movsisyan logo aos 12 minutos. O Spartak de Moscovo é 5º classificado com os mesmos 4 pontos que FK Rostov.

Onze provável: Rebrov – Kombarov, Tasci, Bocchetti, Kombarov – Rômulo, Glushakov, Shirokov – Popov, Promes, Zé Luís.

russiaO Rubin Kazan jogou na passada quinta-feira na Áustria, diante do Sturm Graz, em jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Além da significância da vitória por si só, – deixa boas perspetivas para a segunda mão – este resultado constitui um excelente incentivo para os homens de Rinat Bilylaetdinov. As nuvens negras que pairavam sobre a equipa decerto dissiparam com este triunfo em solo austríaco, permitindo elevar os índices anímicos da mesma. As duas derrotas averbadas na Liga Russa 2015/16 frente a CSKA de Moscovo (1-0) e Amkar (0-2) não refletem, naturalmente, o potencial de uma equipa que tem legítimas aspirações em conseguir a qualificação para uma prova europeia. Mantém a “base” da última temporada e combina a experiência de pilares como Ryzhikov, Kuzmin ou Karadeniz com jovens de reconhecida valia como Nabiullin, Cotugno, Ozdoev, Kvirkevelia ou Portnyagin, isto sem descurar a influência do brasileiro Carlos Eduardo. É por isso uma equipa que aspira a fazer uma carreira interessante nesta edição do campeonato russo e poderá causar dificuldades ao Spartak embora parta enquanto “outsider” para este encontro. Nesta equação, devemos considerar o desgaste provocado pelo jogo de quinta-feira e pela própria viagem. A participação na fase de grupos da Liga Europa terá importância na atual temporada do Rubin até pela componente financeira, não sendo por isso de descurar uma possível gestão que o técnico realize neste jogo a pensar na segunda mão.

Onze provável: Ryzhikov – Kuzmin, Cotugno, Kvirkevelia, Nabiulin – Kambolov, Ozdoev, Batov – Carlos Eduardo, Kannunikov, Portnyagin.

Spartak de Moscovo 1-0 Rubin Kazan Liga Russa 2014/15
Rubin Kazan 0-4 Spartak de Moscovo Liga Russa 2014/15
Rubin Kazan 2-0 Spartak de Moscovo Taça Russa 2014/15
Rubin Kazan 2-1 Spartak de Moscovo Liga Russa 2013/14
Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Spartak de Moscovo 1.82 Dhoze
spartakmoscovo
Spartak de Moscovo
  • País: Rússia
  • Estádio: Otkrytie Arena
  • Cidade: Moscovo
  • Fundação: 1922

Ver ficha completa

rubin-kazan
Rubin Kazan
  • País: Rússia
  • Estádio: Kazan Arena
  • Cidade: Kazan
  • Fundação: 1958

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1501
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 776
  • Próg. errados 645
comments powered by Disqus

Últimos jogos