Menu

Spartak de Moscovo – CSKA de Moscovo (Primeira Liga Russa)

Grande “derby” moscovita à 5ª jornada do campeonato russo. Spartak e CSKA, dois dos emblemas com maior expressão em contexto soviético, farão boa parte da capital russa parar na noite desta sexta-feira – 19:30h em Portugal continental – para assistir a mais um duelo entre si. Por esta altura, o CSKA é líder com os mesmos 12 pontos que o Zenit. O Spartak, que também iniciou o campeonato de forma positiva, contabiliza 10 pontos e é quarto classificado. Se vencer, ultrapassará o rival, fator que motiva as tropas às ordens de Alenitchev.

O Spartak de Moscovo, “o clube do povo”, não tem estado a um nivel satisfatório nas últimas temporada, tendo inclusive falhado o acesso às competições europeias na última época. Após Emery e Yakin terem passado pelo comando técnico sem sucesso, Alenitchev é o homem escolhido para orientar o emblema na nova época. O ex-atleta do FC Poto, que na última temporada treinou o Arsenal Tula, tem por objetivo devolver o Spartak aos lugares cimeiros da pauta classificativa. Para já, embora numa fase ainda bastante embrionária da prova, tem realizado um trajeto positivo: Soma 10 pontos em 12 possíveis, tendo cedido apenas na ronda inaugural diante do Ufa ao empatar  duas bolas. Chega a este jogo, portanto, na sequência de três vitórias consecutivas. Venceu no terreno do FK Krasnodar (0-1), recebeu e derrotou o Rubin Kazan (1-0) e foi ao reduto do Krylya Sovetov triunfar por 0-2. A equipa que conta com o ex-SC Braga Zé Luís – marcou na primeira jornada – segue invicta ao cabo de quatro jogos, estatuto que quererá prolongar frente ao rival.

Onze provável: Rebrov – Bocchetti, Tasci, Granat, Glushakov – Dmitri Kombarov, Shirokov, Popov, Kirill Kombarov – Promes, Movsisyan.

russiaO CSKA, adversário do Sporting no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, protagoniza um início de campeonato sem mácula. Quatro jogos, quatro vitórias. Rubin Kazan (1-0), Krylya Sovetov (0-2), FK Anzhi (1-0) e Amkar (2-0) foram as vítimas. Entre estes compromissos relativos ao campeonato, na Liga dos Campeões, o Spartak eliminou os checos do Sparta de Praga na terceira pré-eliminatória. Após um empate comprometedor a duas bolas em casa, na capital da República Checa, uma recuperação fantástica permitiu o acesso à ronda seguinte. Afinal, os russos encontravam-se a perder por 2-0 mas foram capazes de “remontar”, vencendo por 2-3. Demonstração de estofo por parte do campeão russo que mantém a base face à temporada transacta e conta ainda com um reforço importante: Seydou Doumbia, avançado que em Janeiro deixou o clube para rumar à Roma e agora regressa ao clube a título de empréstimo. Já inscrito na Liga dos Campeões para que possa participar no duplo compromisso com o Sporting, é expectável que se possa estrear no campeonato já diante do Spartak, ele que será um reforço importante.

O treinador Leonid Slutskyi foi recentemente escolhido para suceder a Fábio Capello à frente da seleção rusa, função que acumulará com a de técnico do CSKA.

Onze provável: Akinfeev – Mário Fernandes, Berezustki, Ignashevich, Nababkin – Natkho, Wernbloom, Eremenko – Dzagoev, Tosic, Musa.

O equilíbrio é nota dominante em termos de resultados recentes entre as duas equipas: Nos últimos quatro confrontos diretos, duas vitórias para cada lado. Porém, saliente-se o “score” da última temporada aquando da visita do CSKA ao terreno do Spartak: 0-4 favorável ao “conjunto do exército”.

Na última temporada, as diferenças entre as duas formações ficaram espelhadas através da classificação final do campeonato. Este ano, para já, as mesmas parecem menorizadas. Ambas as equipas arrancaram bem e é difícil atribuir favoritismo a qualquer das duas equipas. Nenhuma quer perder terreno nesta fase prematura e, como tal, prevê-se que ambas se apresentem de forma consistente e sólida a defender.

Prognóstico Odd Casa Erro
Empate 3.19 Dhoze
spartakmoscovo
Spartak de Moscovo
  • País: Rússia
  • Estádio: Otkrytie Arena
  • Cidade: Moscovo
  • Fundação: 1922

Ver ficha completa

cska moscovo
CSKA de Moscovo
  • País: Rússia
  • Estádio: Arena Khimki
  • Cidade: Moscovo
  • Fundação: 1911

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1571
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 815
  • Próg. errados 679
comments powered by Disqus

Últimos jogos