Menu
Premier League 2ª Jornada

Southampton – Everton (Premier League)

Encontro que junta duas equipas que empataram os respetivos jogos da ronda inaugural da Liga Inglesa, desejosas de se estrearem a vencer. Os homens de Ronald Koeman têm uma preocupação acrescida: meio da semana há play-off da Liga Europa. Mas convém lembrar que mais que um jogo da segunda semana do campeonato é um embate entre concorrentes diretos e que este resultado pode pesar na classificação final.

O Southampton dividiu os pontos no jogo de estreia da temporada 2015-16 da Liga Inglesa. Sem Koeman no banco, dado que teve que se sujeitar a uma intervenção cirúrgica para reparar o tendão de Aquiles, os Saints foram a St. James Park empatar a duas bolas. Graciano Pellè marcou primeiro, antes da meia hora de jogo, mas Papiss Cissé garantiu que o Newcastle ia para intervalo com o resultado nivelado. No regresso dos balneários, o reforço magpie, Giorginio Wijnaldum, estreou-se a marcar com a nova camisola e colocou os da casa à frente do marcador. Foi Shane Long, entretanto chamado do banco para substituir Jay Rodríguez, que assegurou, a onze minutos do fim, que o Southampton não regressava a casa de mãos a abanar.

premier leagueA participação na Liga Europa, ainda que seja uma motivação acrescida, é causa de preocupação para os Saints. Outros clubes de segunda linha – aqueles que se tentam colar ao máximo ao top-4 de Inglaterra – sofreram com essa participação. O Tottenham e Everton foram os casos mais evidentes em épocas recentes. São clubes que não têm um plantel tão alargado quanto isso. Para além dos titulares mais ou menos evidentes restam os jovens que vão sendo integrados na equipa. Por mais talentosos que sejam falta experiência, que é essencial para ser regular em competições tão exigentes como as provas inglesas, com o acréscimo da Liga Europa. Se o Southampton derrotar o Midtjyland e entrar na fase de grupos terá jogos ao fim de semana e à quinta-feira até ao virar do ano, o que é um acréscimo particularmente preocupante para uma equipa que joga muito na pressão alta, posse e iniciativa do jogo. Vamos ver como corre.

Onze provável: Stekelenburg – Cédric, José Fonte, Yoshida, Targett – Steven Davis, Wanyama – Jay Rodríguez, Dusan Tadic, Sadio Mané – Graciano Pellè.

A estreia do Everton na Liga Inglesa 2015-16 não foi nada animadora. Os Toffees receberam a vista do recém-promovido Watford e não conseguiu melhor do que um empate a duas bolas. Ainda por cima, a equipa caseira andou sempre a reboque do marcador. Foi Migule Layún a abrir as hostilidades, aos catorze minutos de jogo, e Ross Barkley precisou de uma hora para reequilibrar a partida. Contudo, a coisa não se ficou por aqui. O jogador mais badalado do momento no plantel do Everton, John Stones, deixou-se ultrapassar por Odion Ighalo e aos oitenta e três minutos os visitantes voltavam a estar por cima. A mexida operada pelo técnico espanhol dos Toffees, que a meia hora do fim fez entrar Arouna Koné, deu resultado. Foi o extremo a fazer o golo que salvou a honra do convento em Merseyside.

Na época anterior o Everton sofreu as consequências de competir na Liga Europa. Não foi só o cansaço das partidas acumuladas. De certa forma até houve jogadores que renderam e brilharam mais na competição europeia do que no campeonato inglês. Nesta temporada esse problema não se põe mas assim a equipa, e sobretudo Roberto Martínez, fica mais exposto. Já não se justifica essa desculpa. O problema é que os concorrentes diretos na Liga Inglesa reforçaram-se bastante neste defeso, coisa que o Everton não fez. Por enquanto, a única contratação de peso é a que traz de volta Gerard Deulofeu.

Onze provável: Tim Howard – Coleman, John Stones, Jagielka, Cleverly – McCarthy, Gareth Barry – Naismith, Ross Barkley, Koné – Lukaku.

Everton 1-0 Southampton Premier League 2014/15
Southampton 3-0 Everton Premier League 2014/15
Southampton 2-0 Everton Premier League 2013/14
Everton 2-1 Southampton Premier League 2013/14

Nos confrontos das duas últimas temporadas cada equipa venceu os respetivos jogos caseiros. Vantagem para o Southampton em St. Mary, por essa lógica.

Prognóstico Odd Casa Erro
Southampton a vencer por 1 golo de diferença 3.75 Dhoze
southampton
Southampton
  • País: Inglaterra
  • Estádio: St. Mary's Stadium
  • Cidade: Southampton
  • Fundação: 1885

Ver ficha completa

everton
Everton
  • País: Inglaterra
  • Estádio: Goodison Park
  • Cidade: Liverpool
  • Fundação: 1878

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1899
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 801
  • Próg. errados 1075
comments powered by Disqus

Últimos jogos