Menu

SL Benfica – Sporting CP (Supertaça de Portugal)

O jogo dos jogos disputa-se num Estádio do Algarve que, para além de cheio, deixará de fora muita gente que gostaria de ver in loco a partida entre os dois grandes de Lisboa que ficaram umbilicalmente ligados este verão, quando os leões foram à Luz resgatar o treinador Jorge Jesus. Será assim um vencedor da Taça de Portugal de face bem diferente, quer no que toca ao sistema tático, quer nos jogadores disponíveis depois de um forte ataque ao mercado, perante um Campeão Nacional que manteve a maioria dos jogadores, mas deverá começar desde já a apresentar também algumas alterações na forma como os jogadores estão organizados em campo.

O SL Benfica entra em jogo de acordo com a ideia de que o campeão é sempre o favorito na Supertaça. Há um estatuto e um trabalho feito ao longo dos últimos anos que levou a equipa ao bicampeonato e cujos obreiros estão, maioritariamente, ainda equipados de encarnado. As saídas de Lima e de Maxi Pereira são as únicas alterações que Rui Vitória terá que resolver em relação ao onze mais utilizado da época passada, mas com uma equipa que, nesta pré-temporada, sentiu sempre algumas dificuldades para obter bons resultados, é possível que o técnico opte por povoar a zona central do meio-campo e, com isso, criar problemas a um adversário que vai jogar no habitual 4-4-2 de Jesus. É inevitável, também, dizer que há muita pressão sobre a equipa e o novo técnico. Existe a necessidade de ver Rui Vitória a reagir ao facto de ser agora um treinador de um grande, perante um adversário que sabe tudo sobre a forma do Benfica jogar nos últimos anos, e com alguma animosidade entre os adeptos para lidar com esta memória que agora é rival. Mas esperando que Jardel e Luisão recuperem fisicamente a tempo de ir a jogo, mesmo sabendo que não se trata de um tudo ou nada, sente-se na Luz como é importante manter do lado do campeão a ideia de vencedor.

Onze provável: Júlio César – André Almeida, Luisão, Jardel, Eliseu – Samaris, Pizzi – Talisca, Carcela, Gaitán – Jonas.

Supertaça PortugalNo dia em que o Sporting apresentou Jorge Jesus, já sabia que um dos grandes jogos da temporada seria, exatamente, a estreia oficial do técnico a defender o verde e branco. Não só porque a expetativa se elevou bastante ao ir contratar o técnico campeão da Liga NOS, mas também porque se sabia que na Supertaça ia ter pela frente o Benfica, grande rival dos leões e antiga equipa de JJ. O Sporting fez parte da sua pré-temporada na Academia, onde o técnico foi instruindo os seus jogadores nas novas dinâmicas que quer impor na equipa, deixando já sinal dessa evolução na África do Sul mas, sobretudo, no encontro frente ao AS Roma no Troféu Cinco Violinos. Parece também seguro que o Sporting se terá preparado, em primeira instância, para atacar a vitória na Supertaça, sendo que num segundo momento surgirá a eliminatória frente ao CSKA Moscovo para levar a equipa até à fase de grupos da Liga dos Campeões. Jorge Jesus também revelou esperar que do seu plantel não saia mais ninguém, mas o facto de haver, neste momento, tantas opções para o meio-campo (ao lesionado William Carvalho e aos titulares Adrien Silva e João Mário, juntam-se Aquilani, Bruno Paulista e André Martins entre as escolhas de Jesus), poderá significar que o Sporting conta ainda com uma entrada de dinheiro que possa ajudar as contas a reequilibrarem-se.

Onze provável: Rui Patrício – João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo, Jefferson – Adrien, João Mário – Carrillo, Teo Gutierrez, Bryan Ruiz – Slimani.

Se na temporada passada os confrontos entre as duas equipas terminaram ambos com empates, será de notar que o Sporting não vence o Benfica desde dezembro de 2012.

Sporting 1-1 Benfica Liga NOS 14/15
Benfica 1-1 Sporting Liga NOS 14/15
Benfica 2-0 Sporting Liga 2013/14
Benfica 4-3 (a.p.) Sporting Taça Portugal 13/14
Sporting 1-1 Benfica Liga 2013/14
Benfica 2-0 Sporting Liga ZON Sagres 12/13
Sporting 1-3 Benfica Liga ZON Sagres 12/13

Apesar do Sporting chegar com maior confiança e dinamismo a esta Supertaça, este é um jogo para se manter equilibrado durante boa parte da contenda, esperando-se que as duas equipas apresentem respeito para com o adversário e, a espaços, acabem até por encaixar uma na outra. Como tantas outras vezes em partidas entre grandes, um momento de génio de um dos melhores jogadores poderá acabar por decidir a partida. Neste momento, será o Sporting com mais jogadores capazes de decidir num momento de inspiração. Mas as hipóteses, à partida, são para dividir em 50-50.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Sporting 2.40 Dhoze
benfica
Benfica
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Luz
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2915
  • Média Odds usadas 2.15
  • Próg. certos 1367
  • Próg. errados 1507
comments powered by Disqus

Últimos jogos