Menu
  • 12 janeiro
  • 16:00
  • Bet365

SL Benfica – FC Porto (Liga ZON Sagres)

Nos últimos anos, o futebol português tem sido totalmente dominado por Benfica e FC Porto, com o último campeonato a marcar de forma inesquecível esta luta, quando, na penúltima jornada, os encarnados foram derrotados, já em tempo de descontos, no Estádio do Dragão, perdendo assim o título. Os “deuses” do calendário não terão ficado satisfeitos, promovendo, para este ano, o encontro na última jornada. Águias e Dragões não desiludiram, por sua parte, chegando com os mesmos pontos à beira do final da primeira volta, ainda que com a companhia do Sporting. No que será, para além do mais, um regresso à magia do futebol nos domingos à tarde, o SL Benfica recebe o FC Porto, num jogo que terá, na mente de todos, a homenagem ao recém-falecido Eusébio. São muitos e variados os pontos de atração deste clássico, que de tão especial, merecerá um excelente espetáculo de futebol. Aos treinadores e os jogadores de tomarem a palavra, agora.

O SL Benfica vive uma temporada de contradições. O ano começou marcado pela possível saída de Óscar Cardozo, depois da cena protagonizada no Estádio do Jamor, mas entre promessas e expetativas, o internacional paraguaio acabou por ser reintegrado no plantel, tornando-se numa peça essencial do sucesso alcançado pelo conjunto de Jorge Jesus. A sua lesão, que o deixa de fora do clássico, poderia tornar os encarnados mais frágeis, mas a equipa conseguiu compensar, através das suas outras soluções ofensivas, a falta do ponta-de-lança principal. As lesões têm sido, aliás, um sub-tema em todo o percurso encarnado, com Salvio a posicionar-se como outro jogador essencial a falhar uma longa série de encontros. O elevado número de jogadores à disposição de Jorge Jesus foram ajudando o Benfica a ultrapassar essas questões, ainda que muitos dos reforços não tenham conseguido adaptar-se de imediato às necessidades da equipa. O Benfica vem de uma série de cinco jogos sempre a ganhar e, na antevisão do clássico, Jesus terá duas decisões a tomar. A primeira delas prende-se com a utilização de Artur ou Oblak na baliza. O brasileiro está recuperado, é o titular e terá a confiança do treinador. O esloveno substituiu Artur sem denotar qualquer problema e, mesmo sendo o favorito dos adeptos, deverá ter que assistir ao clássico sentado no banco. A outra questão prende-se com a utilização de Rodrigo neste clássico, quando o internacional espanhol parece estar de saída para o Zenit. O mais provável é que, não abdicando da sua presença nos convocados, até porque não haverá Cardozo, Jesus inicie a partida com o avançado no banco.

Onze provável: Artur – Maxi Pereira, Luisão, Garay, Siqueira – Matic, Enzo Pérez – Sulejmani, Gaitán, Markovic – Lima.

Liga ZON SagresO FC Porto não tem tido um ano de menor confusão mental do que o seu adversário. Sendo verdade que ambos estão a obter performances abaixo do que seria esperado para equipas deste nível, também conta o facto de, apesar de não conseguirem manter-se na Liga dos Campeões, estão ativas em todas as frentes competitivas e seguem na frente da Liga ZON Sagres. Se no caso do Benfica, Jorge Jesus lida com o esgotar do seu tempo, no caso do Porto, Paulo Fonseca luta para se adaptar à grandeza do seu novo clube. As questões táticas têm estado em cima da mesa, com a transformação do seu meio-campo num duplo-pivô, mas os problemas criativos dos portistas vão bem para lá disso mesmo. O único jogador no plantel com capacidade para desequilibrar é o colombiano Quintero, com a sua juventude a não garantir um fiabilidade para todas as partidas. Para além do mais, em ano de Mundial, cresce a pressão sobre os minutos de utilização de cada jogador, e todos estes pequenos problemas têm atrapalhado bastante a vida de Paulo Fonseca. O argelino Ghilas é o único jogador com problemas físicos, esta semana, parecendo, no entanto, que estará disponível para se sentar no banco do Estádio da Luz. As renovações de Hélton, Fernando e Lucho González prometem dar mais confiança à espinha dorsal dos Dragões, que chegam a este jogo depois de terem empatado em Alvalade com o Sporting, com uma exibição para lá de sofrível, e de terem esquecido as mágoas com uma goleada por 6 a 0 frente ao Atlético, na Taça de Portugal.

Onze provável: Hélton – Danilo, Mangala, Maicon, Alex Sandro – Fernando, Carlos Eduardo – Varela, Lucho Gonzalez, Josué – Jackson Martínez.

O clássico é, sempre, sinónimo de equilíbrio, mas será bom ter em conta que, em jogos a contar para o Campeonato Nacional, o FC Porto não perde no Estádio da Luz desde 2009!

FC Porto 2-1 Benfica  Liga ZON Sagres 12/13
Benfica 2-2 FC Porto  Liga ZON Sagres 12/13
Benfica 3-2 FC Porto  Taça da Liga 2011/12
Benfica 2-3 FC Porto  Liga ZON Sagres 11/12
FC Porto 2-2 Benfica  Liga ZON Sagres 11/12
Benfica 1-3 FC Porto  Taça Portugal 10/11
Benfica 1-2 FC Porto  Liga ZON Sagres 10/11
FC Porto 0-2 Benfica  Taça Portugal 10/11
FC Porto 5-0 Benfica  Liga ZON Sagres 10/11
FC Porto 2-0 Benfica  Supertaça 09/10
FC Porto 3-1 Benfica  Liga Sagres 09/10
FC Porto 0-3 Benfica  Carlsberg Cup 09/10
Benfica 1-0 FC Porto  Liga Sagres 09/10

Missão difícil, a de adiantar um prognóstico para este encontro. Faltando ainda muito campeonato e com um terceiro rival que poderá mexer com as contas do título, este será um encontro em que ambos quererão ganhar. Ainda assim, Paulo Fonseca deverá sentir uma maior pressão para não perder, pelo que um FC Porto de atitude mais defensiva não será de espantar. Mais bola e oportunidades para o Benfica, com os Dragões a explorar os espaços entre linhas e a tentarem a intromissão através das faixas. A divisão dos pontos poderá acabar por ser um bom final para um jogo de emoções em alta.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Benfica 2.30 Bet365
benfica
Benfica
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Luz
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2880
  • Média Odds usadas 2.15
  • Próg. certos 1352
  • Próg. errados 1487
comments powered by Disqus

Últimos jogos